• Nenhum resultado encontrado

Araguari (MG): Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes

Autora: ARAÚJO, F. A. V. (2009)

Em reportagem do Jornal Botija Parda (24/03/1974, n. 230, p. 1), que traz alguns apanhados da história do Colégio Regina Pacis, nota-se a importância que os internatos tinham no contexto educacional da época: “Meio século atrás, um bom internato de padres ou de freiras era o que de mais perfeito havia para uma formação integral. Internatos eram indispensáveis por falta de escolas na roça e de ginásios nas cidades do interior [...]”. De

acordo com a reportagem, no ano de 1933 o colégio contava com alunos provenientes não apenas de cidades do Triângulo Mineiro, mas também do sul de Goiás.

Um fator interessante e que merece ser destacado é que a publicidade do Colégio nos jornais de Araguari estava vinculada à divulgação da localização da cidade em relação ao sistema de transportes ferroviário e aéreo. O destaque era de que o “melhor Colégio do Brasil Central” estava localizado na cidade que era “ponto final da Estrada de Ferro Mogiana”, “ponto inicial da Estrada de Ferro Goiás” e “servida pelas linhas aéreas Vasp, Aerovias e Nacional” (JORNAL GAZETA DO TRIÂNGULO, 25/12/1954, n. 1060, p. 5).

Indubitavelmente, a importância que o Colégio Regina Pacis mantinha no contexto regional estava ligada, dentre outros fatores, à presença da ferrovia. Esse meio de transporte possibilitava o deslocamento de alunos provenientes de cidades mineiras e goianas que se dirigiam para Araguari e que desfrutavam dos serviços educacionais oferecidos por esse colégio.

Na perspectiva de analisar a relevância do Colégio Regina Pacis na cidade de Araguari, consideramos que ela poderia ser compreendida a partir da análise do local de origem dos alunos que estudavam nesse colégio à época, ou seja, dos municípios em que residiam. Analisando a procedência dos alunos internos do Curso Primário do Ginásio, junto aos cadernos de matrículas dos anos de 1930 a 1937, foi possível entender quais eram os municípios em que esse colégio exercia influência. Esses cadernos trazem o endereço residencial de cada um dos alunos e os dados compilados foram organizados na tabela 4.

A tabela 4 possibilita verificar que entre os anos de 1930 e 1937, os alunos internos do curso primário do Colégio Regina Pacis eram provenientes de municípios dos estados de Minas Gerais e Goiás. Os alunos de municípios mineiros que estudavam nesse colégio representavam 82,48% do total (353 alunos), enquanto que os municípios goianos eram responsáveis por 17,52% (75 alunos) desse total.

Analisando os dados mais representativos, é possível observar que entre o total de matrículas realizadas nesse período, a maior representatividade era de alunos do município de Araguari, que possuía 70,56% (302 alunos) desse total. O município de Goiandira, localizado no estado de Goiás, era representado por 2,57% (11 alunos) do total, seguido por Pires do Rio, que possuía 10 alunos, o que equivale a 2,33% do total.

Tabela 4 - Araguari (MG): procedência e número de alunos internos do Curso Primário do Ginásio do Colégio Regina Pacis (1930-1937)

Municípios de origem dos alunos Estado Número de alunos

Abadia dos Dourados MG 03

Anhanguera GO 03

Araguari MG 302

Boa Vista do Quilombo1 GO 02

Bonfim de Goiás2 GO 04 Buriti Alegre GO 03 Campo Formoso3 GO 02 Cascalho Rico4 MG 02 Catalão GO 05 Corumbá de Goiás GO 02 Corumbaíba GO 02 Cristalina GO 02 Cumari GO 03 Douradoquara5 MG 05 Estrela do Sul MG 06 Goiandira GO 11 Goiás GO 01 Grupiara6 MG 02 Ipameri GO 03 Iraí MG 02 Ituiutaba MG 01 Januária MG 04 Jataí GO 02 Leopoldo de Bulhões GO 01 Monte Alegre MG 01 Monte Carmelo MG 07 Nova Ponte MG 01 Pires do Rio GO 10 Pouso Alto MG 01 Prata MG 07

Santa Cruz de Goiás GO 02

Santa Rita do Paranaíba7 GO 02

Tupaciguara MG 01

Uberlândia MG 08

Urutaí GO 09

Vianópolis GO 05

Total 428

Notas da tabela: (1) Boa Vista do Quilombo era um povoado de Nova Aurora que, à época, era distrito de Goiandira, GO. Atualmente, corresponde ao município de Nova Aurora, GO

(2) Atual município de Silvânia, GO (3) Atual município de Orizona, GO

(4) À época, Cascalho Rico era distrito do município de Estrela do Sul, MG (5) À época, Douradoquara era distrito do município de Monte Carmelo, MG (6) À época, Grupiara era distrito do município de Estrela do Sul, MG (7) Atual município de Itumbiara, GO

Fonte: Arquivo Colégio Regina Pacis (1930-1937) Org.: ARAÚJO, F. A. V. (2009)

O número de alunos provenientes do município goiano de Urutaí representava 2,10% do total, ou seja, 09 alunos. O município de Uberlândia possuía 08 alunos matriculados, o que representa 1,86% do total. Os municípios de Prata e Monte Carmelo possuíam 07 alunos, o que corresponde a 1,63% do total. Os demais municípios possuíam representatividades menos expressivas, quais sejam: Estrela do Sul, com 6 alunos ou 1,40% do total; Catalão, Douradoquara e Vianópolis, com 5 alunos cada ou 1,16% do total; Bonfim de Goiás e Januária, com 4 alunos cada ou 0,93% do total; Abadia dos Dourados, Anhanguera, Buriti Alegre, Cumari, Ipameri e Santa Rita do Paranaíba, com 3 alunos cada ou 0,70% do total; Boa Vista, Campo Formoso, Cascalho Rico, Corumbá de Goiás, Corumbaíba, Cristalina, Grupiara, Iraí, Jataí e Santa Cruz de Goiás, com 2 alunos cada ou 0,46% do total; e Goiás, Ituiutaba, Leopoldo de Bulhões, Monte Alegre, Nova Ponte, Pouso Alto e Tupaciguara, com 1 aluno cada ou 0,23% do total.

A importância do colégio no contexto local e regional e a influência que Araguari exercia, não apenas em função do comércio, mas também dos serviços de educação e saúde que eram oferecidos, foram destacadas na fala de um entrevistado38:

[...] além do comércio, aqui se tornou um centro de medicina e de ensino. O Regina Pacis, dos padres, com o Colégio Sagrado Coração, das freiras, eles foram pontos importantes no aculturamento de toda a região de Goiás, porque exatamente aqui, na sede da ferrovia, para cá vieram os colégios, se instalaram aqui, dos Sagrados Corações, dos padres e das feiras, isso possibilitou o aculturamento e a cultura de todo o estado de Goiás aqui, de Minas também. Grandes autoridades de Goiás, quase todas, estudaram em Araguari. Além do ensino, a medicina também veio pra cá, criou-se Casas de Saúde, a Santa Casa, Santa Marta, São Sebastião, passou a ser um centro médico de irradiação de saúde, Goiás ainda não tinha isso. Então, tudo era em Araguari. Depois o progresso foi chegando a Goiás, lá foram construindo os hospitais, foram construindo os colégios e a cidade, como todas as outras, foi perdendo uma parte dessa influência.

Há que se ressaltar que, como disse o entrevistado, a ausência de colégios no estado de Goiás era um fator que impulsionava algumas pessoas a se dirigirem a Araguari para estudar. A presença desses educandários, como também eram denominados os internatos, possibilitava a expansão da influência de Araguari em centros urbanos dos estados de Minas Gerais e Goiás. Os estudantes do Colégio Regina Pacis, tanto de municípios mineiros quanto goianos (conforme mostra a tabela 4), podiam participar da vida social e econômica (incluindo os setores comercial e industrial) araguarina. Ainda na fala desse entrevistado39, foram elencados alguns municípios goianos e ressaltada a importância de tal influência:

      

38 Miguel Domingues de Oliveira. 39 Miguel Domingues de Oliveira.

A influência ia até Campo Formoso, Goiás Velho tinha colégios bons. Eu tinha colegas no Colégio Regina Pacis que eram de Inhumas, de Campo Formoso, de Piracanjuba, de Caldas Novas, de Cristalina, Ipameri, Anhanguera, Catalão, Cumari, tudo, praticamente, todo o estado de Goiás ele vinha desembocar em Araguari, todo ele. Então, esse pessoal, essas comunidades participavam da nossa vida religiosa, política, social, política nem tanto, mas participavam do comércio, da indústria, eram pessoas que tinham um vínculo muito grande com Araguari.

Outro entrevistado40 também ressaltou a importância desses estabelecimentos, pois ao ser questionado acerca da consideração de que a cidade exercia uma importante influência na região e por qual motivo, ele respondeu:

Ah, isso é verdade, exercia sim. Primeiro foi as duas ferrovias, uma iniciante e a outra chegante, né, a Goiás e Mogiana, e pelos educandários. Então, nessas alturas, o Colégio dos Padres já havia sido fundado [...] tinha internato, semi-internato e externato. Então tinha os alunos de todas as possibilidades. Então, isso trouxe muito progresso pra cidade [...].

Os equipamentos urbanos presentes em Araguari, ligados tanto à educação quanto à saúde, aliados à presença das casas atacadistas, de oficinas de reparo ligadas à ferrovia, entre outros, alavancaram o crescimento urbano.

Dentre a implantação de alguns equipamentos importantes à época, pode-se citar a inauguração de cinemas - Cine Central e Cine Rex - ; a modernização do serviço telegráfico local; a fundação do Aereo Club de Araguary e a instalação de uma filial das indústrias Matarazzo e de uma agência do Banco do Brasil. A foto 36 permite observar o prédio do Cine Rex, que contava não apenas com o público de Araguari, mas também de cidades vizinhas, como Uberlândia. Atualmente, esse prédio exerce a função de restaurante, tendo a denominação de “Restaurante Napolitano”.