• Nenhum resultado encontrado

Arranjo dos rolamentos

No documento Manual n 3AAM PT (páginas 100-103)

o pi ar, us ar ou di v ul gar a ter c ei ros s em a u toriz a ç ão e x pres s a.

Arranjo dos rolamentos

Rolamentos de esferas, lado do acoplamento de motores de 4-n polos Rolamentos de esferas, lado do acoplamento de motores de 2 polos

Motores síncronos à prova de explosão, tipo AMDR com

refrigeração em nervuras.

Rev. A

Página 3 de 4 02.2019

Ex db - Grupo IIB/IIC

Eixo horizontal

Tipo AMDR 355-400-450-500gM(H,S)

Rolamentos de rolete lubrificados com graxa

s informa ç õe s nele c ont idas . ei ros s em a u toriz a ç ão e x pres s a. Importante.

Somente pessoal treinado e certificado pode prestar manutenção a motores à prova de explosão, conforme as instruções apropriadas e de preferência sob supervisão de uma organização de Manutenção da . As operações de manutenção devem estar em conformidade com as Normas IEC 60079-17 e 60079-19

Desmonte da máquina

A sequência de operações abaixo se aplica às tarefas normais de manutenção que podem ser necessárias durante as revisões gerais.

 Desconecte todos os cabos de força e conexões da linha de alimentação, auxiliares, instrumentos de controle e conexões de aterramento. Remova ou desconecte os tubos de lubrificação.

 Pelo lado oposto ao acoplamento, tire a tampa do ventilador e o ventilador externo, bem como todos os sensores de temperatura e dispositivos auxiliares externos.

 Remova os dispositivos que fixam o motor à chapa de base e eventuais pinos de posicionamento, e desacople a extremidade do eixo da máquina acionada.

 Desmonte o acoplamento da extremidade do eixo (veja na Folha DMPB 6173 E). Se a máquina tiver acoplamentos nas duas extremidades do eixo, tire os dois acoplamentos.  Use pinças para tirar as arruelas de pressão que fixam as

vedações dos rolamentos (10).

 Remova as vedações rotativas de labirinto com a válvula de lubrificação (14), extraindo com tirantes roscados apropriados; esses componentes são acoplados ao eixo com alguma ajustagem, por isso, para remover, aqueça a aproximadamente 80°C com uma chama ou ar quente (algumas máquinas têm vedações de labirinto separadas das válvulas rotativas reguladoras de lubrificação).

Remoção das vedações com pinça

Remova os parafusos (4) e a tampa fixa do rolamento (5). A figura mostra a operação de remoção das vedações com pinça.

Nota: algumas soluções de projeto exigem a incorporação de vedação externa e válvula de lubrificação em um só componente.

 Usando uma grua ou macaco, levante levemente uma ponta do eixo (preferivelmente começando no lado do acoplamento) para tirar o peso do rotor de sobre o rolamento, e pouse a extremidade içada sobre um suporte sólido.

 Remova os parafusos (16) que unem a blindagem (15) ao estojo. Fixe o topo da blindagem a um dispositivo de içamento usando um anel roscado apropriado.

 Remova a blindagem de sobre o estojo (no lado correspondente à extremidade do eixo descarregado) usando dois parafusos adequados inseridos nos furos roscados das blindagens. Isso permite extrair a blindagem (15) com os cuidados necessários e pousá-la sobre o eixo. Nesse momento o rolamento (1) ainda está acoplado ao eixo, bem como o supressor de chamas (5) continua em posição.

 Repita as mesmas operações para desmontar a blindagem oposta.

 Proteja as áreas expostas dos rolamentos envolvendo em papel oleado ou com trapos limpos.

 Insira uma camada de proteção (papel presspan ou papelão) no furo do pacote do estator entre o rotor e o pacote magnético do estator.

 Com uma grua ou macacos, levante levemente o rotor completo permitindo a remoção dos suportes onde a extremidade do eixo estava pousada e, então, pouse o rotor completo sobre o estator com o auxílio das proteções inseridas.

 Remova as blindagens do rotor.

 Passe um tubo de papelão ou de outro material adequado em volta de uma das extremidades do eixo. Insira um tubo de aço de diâmetro adequado nessa proteção para obter uma extensão do eixo e, com um equipamento de içamento e transferência adequado (preferivelmente uma grua), extraia o rotor do furo do estator. Para extrair o rotor, é preciso que haja um espaço livre de comprimento igual ao da máquina.

Importante: durante as operações acima, tome o máximo cuidado para evitar impactos que possam danificar a superfície interna do pacote magnético do estator, as conexões elétricas e os acoplamentos corta-fogo.

Motores síncronos à prova de explosão, tipo AMDR com

refrigeração em nervuras.

Rev. A

Página 4 de 4 02.2019

Ex db - Grupo IIB/IIC

Eixo horizontal

Tipo AMDR 355-400-450-500gM(H,S)

Rolamentos de rolete lubrificados com graxa

ad os s obr e este doc um ento e a s informa ç õe s nele c ont idas . o pi ar, us ar ou divul gar a ter c ei ros s em a u toriz a ç ão e x pres s a.

 Tome cuidado especial ao remover os rolamentos do eixo. Use as ferramentas específicas para remover os rolamentos, aplicando pressão só no anel interno do rolamento. Mantenha em mente que a pega entre eixo e anel interno tem alguma ajustagem, para evitar o giro do rolamento sobre o eixo durante a operação. O isolamento do rolamento (quando previsto) se obtém com o auxílio de uma camada de material especial inserida pelo furo da carcaça da blindagem e duas arruelas isolantes.

 Inspecione as superfícies dos supressores de chama para garantir que não há incisões nem sinais de contato com o eixo durante o giro.

Atenção: para reutilizar rolamentos, proteja contra pó e umidade enrolando em papel de proteção encerado ou oleado.

Não recomendamos reusar rolamentos após o desmonte.

Montagem da máquina

O motor pode ser montado de volta seguindo as operações de desmonte na ordem inversa.

 Certifique-se de que todos os componentes internos fixados com parafusos são bem apertados e equipados com os dispositivos de bloqueio pertinentes.

 Inspecione os supressores de chamas antes de montar. As superfícies internas devem ser livres de arranhões e sinais de atrito com o eixo. Confira a circularidade e a geometria cilíndrica corretas antes de montar.

Alerta: as dimensões originais do diâmetro interno do supressor

de chamas não podem mudar sob hipótese alguma.

 Para montar rolamentos novos, o tipo deve ser o mesmo indicado na plaqueta do motor. Antes de montar os rolamentos, certifique-se de que a superfície de grampeamento no eixo, o rolamento e a carcaça da blindagem estão perfeitamente limpos e sem rebarbas. Para montar os rolamentos, aconselhamos aquecer (com aquecedor de indução ou banho de óleo) a uma temperatura entre 100°C e 120°C. Não aqueça os rolamentos com uma chama aberta. Para um rolamento isolado, confira se a camada isolante no furo da carcaça da blindagem e as arruelas de isolamento estão intactas. Monte primeiro o rolamento isolado, para poder testar sua resistência de isolamento antes de montar o segundo rolamento.

 Todas as superfícies dos acoplamentos planos e embutidos, usinados com rugosidade reduzida (conexões corta-fogo), devem ser examinados para garantia de que não há arranhões ou danos e receber uma fina camada de graxa de silicone apropriada (confira as informações detalhadas nos diagramas pertinentes) antes da montagem para prevenir a formação de ferrugem. A conexão com espigão entre estojo e blindagens têm uma folga muito pequena, para garantir a centralização do rotor ao estator, motivo pelo qual é necessário usar uma graxa de dissulfeto de molibdênio nessa região (tipo anti corrosão) para a montagem, evitando os engripamentos. Restaure as vedações corta fogo às dimensões, geometria e rugosidade originais informadas nos diagramas originais, antes de montar.

 Para montar de volta as caixas de conexão (à rede e auxiliar), inspecione atentamente as superfícies de conexão entre as caixas e suas tampas para garantir que não há danos ou arranhões. Antes de fechar e apertar os parafusos, aplique um filme fino de graxa de silicone nas superfícies acopladas.

Importante:

Para trocar parafusos ou pinos, use obrigatoriamente parafusos e pinos com a mesma qualidade e a mesma resistência mecânica dos originais, como indicado na plaqueta do motor.

Motores assíncronos à prova de explosão, tipo AMDR com

No documento Manual n 3AAM PT (páginas 100-103)