• Nenhum resultado encontrado

2.9 .1 ARTICULAÇÃO DO PPC COM O PROJETO INSTITUCIONAL – PPI E PDI

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (páginas 32-42)

O UNISAL elaborou o seu PPI a partir da reflexão, discussão e colaboração de todos os segmentos envolvidos, assumindo seu cumprimento integral como um compromisso institucional, tendo presente em suas ações que ele “estabelece os princípios da identidade Institucional e expressa a missão, os objetivos, os valores, as práticas pedagógicas, as políticas de ensino, pesquisa e extensão e sua incidência social e regional. Teve como base os documentos de “Identidade das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS)” e “Políticas para a presença salesiana na educação superior”, aprovados em 2003, e, como tal, é de inspiração cristã, caráter católico e índole salesiana. O PPI orienta as decisões e

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

ações tanto da gestão acadêmica quanto da administrativa do UNISAL” (E-MEC PPI, 02). A IES incorpora a concepção educacional expressa no PDI, centrada na formação integral - consistente, uma formação teórica acompanhada do desenvolvimento de habilidades e competências, em estreita unidade entre teoria e prática, sólida formação ético-cristã, compromisso social e político dos estudantes, a viabilizar a transformação da sociedade brasileira (cf. E-MEC, PDI, 05).

Com critérios pedagógicos, a Política de Ensino do UNISAL privilegia a formação por competências e habilidades, permeadas de valores. Estrutura a concepção curricular para favorecer a flexibilidade e a interdisciplinaridade, investe em projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional, fortalece diversas modalidades pastorais, assim como fomenta a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica. Tais aspectos da política institucional são expressos no projeto pedagógico do curso na medida em que os componentes curriculares buscam promover o desenvolvimento integral do aluno, centrado em competências e habilidades próprias.

As Atividades Complementares favorecem a flexibilidade e a interdisciplinaridade do projeto. A direção da Unidade e o coordenador do Curso devem incentivar projetos de caráter extensionista assim como a prática da pesquisa, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - BIC-Sal - e a realização do Trabalho de Conclusão de Curso com seriedade e compromisso.

2.9.2 COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM OS OBJETIVOS DO CURSO

O Currículo Pleno do Curso transcende a Matriz Curricular para um patamar muito mais alto, o de formação integral e contínua, a envolver inúmeras ações e atividades acadêmicas, a atender os eixos preceituados nas Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia vinculadas aos objetivos propostos do curso, em especial, no que tange à definição das disciplinas que compõem a trajetória de oito períodos.

Os conteúdos programáticos, considerando teoria aliada à prática, por meio dos procedimentos didático-pedagógicos, privilegiam a criticidade, a interdisciplinaridade, a interpretação e aplicação das teorias pedagógicas, no sentido de gerar sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia específica aos estudos da educação, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos pedagógicos e sociais.

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

A práxis diária do ensino do Curso de Pedagogia, associada à pesquisa e extensão, busca corresponder às demandas educacionais contextualizadas à dinamicidade social, política e econômica, em constante mutação, propugnando pela ética e qualidade do ensino superior, a partir de uma visão pedagógica criteriosa e humanista, com o objetivo de formar educadores, não tecnicistas tampouco dogmáticos, mas efetivamente inseridos na realidade fática de sua região, país, e de mundo.

As atividades de estágio, bem como os serviços pedagógicos prestados à comunidade serão sediados no curso e serão orientados por professores orientadores com vistas a contribuir para o melhor desenvolvimento de crianças que se encontrem em situação de baixa aprendizagem, especialmente, crianças sem recursos financeiros. Dessa forma, além da aprendizagem, os alunos do curso de Pedagogia, terão a possibilidade de cumprirem seu papel de responsabilidade social.

2.9.3 COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO

O aluno, ao ingressar no curso de Pedagogia, ficará ciente de que a proposta pedagógica é formar o humano no profissional e, para tanto, passa a conhecer as razões pelas quais a organização curricular direciona-se a uma construção de saber pedagógico competente e, por isso mesmo, permeado dos valores e aspectos atitudinais preceituados na missão, visão e identidade institucional bem como nos objetivos do curso e no perfil do egresso.

Todas as disciplinas, ministradas com momentos teóricos e posteriormente aplicados à prática, exigem a interpretação e aplicação das teorias como instrumento de aquisição de conhecimento; as atividades de estágio prepararão efetivamente para o exercício profissional, inclusive com participação efetiva dos alunos como agentes nos atendimentos e observações; as atividades extensionistas sensibilizam o futuro licenciado a assumir as causas dos mais necessitados, crianças, idosos; as semanas de educação e fóruns de debates incentivarão a inserção nos temas polêmicos de cada contexto histórico-político-social e econômico; as pesquisas motivarão a autonomia intelectual, o raciocínio lógico-argumentativo, a criticidade e a cientificidade; as estratégias de nivelamento e o rigor no processo avaliativo propiciarão condições favoráveis ao ingresso no mercado de trabalho e a concursos públicos; enfim, todas as atividades que compõem o currículo do curso estruturam-se para estar em coerência com o que é proposto ao perfil do egresso.

A metodologia problematizadora e instigadora foi pensada e estruturada para possibilitar ao egresso, necessariamente, sólido saber pedagógico, capacidade crítica e postura ética,

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

visão lúcida de mundo, conhecimento das questões relacionadas ao meio ambiente e sua defesa; domínio das estratégias de busca e aquisição do conhecimento, sensibilidade às causas dos menos favorecidos, com incessante preocupação em superar paradigmas estagnados e anacrônicos

A coerência está consolidada no direcionamento de toda a construção do saber pedagógico no sentido de ter egressos, no desempenho profissional, conscientes de seu papel na sociedade tendo assimilado os valores preconizados no Curso em que se graduou.

2.9.4 COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM AS DCN

A estrutura do curso proposta pelo UNISAL está centrada no oferecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia, nos termos da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que contempla, em seu Projeto Pedagógico e em sua Organização Curricular, disciplinas, conteúdos e atividades que atendem aos seguintes núcleos interligados de formação:

2.9.4.1 NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS, EPSTEMOLÓGICOS, ÉTICOS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS.

É composto por conhecimentos fundamentais para a compreensão dos limites e alcance dos paradigmas educacionais, que referenciam o trabalho pedagógico na realidade educacional brasileira, considerando a sua diversidade e multiculturalidade. Concomitantemente dar-se-á o início da prática pedagógica e da pesquisa e, de modo a possibilitar aos estudantes o contato com a realidade, com o contexto social, econômico político em que se realizam experiências de ensino e de aprendizagem.

2.9.4.2 NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TEÓRICO-PRÁTICA REFERENTES À PEDAGOGIA

Serão oferecidas disciplinas que dizem respeito diretamente à prática pedagógica. Haverá a aquisição de conhecimentos; embasados pelos fundamentos filosóficos, psicológicos, epistemológicos, éticos, políticos, econômicos, históricos, sociológicos; que possibilitarão aos estudantes ter domínio dos conteúdos que deverão ser ministrados como professores da educação infantil e ensino fundamental I e das práticas pedagógicas que possibilitarão o

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

verdadeiro e eficaz ensino aprendizagem. Além de capacitá-los para a gestão e administração escolar.

2.9.4.3 NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS

Deverá oferecer conhecimentos para aprofundamento sobre o fenômeno educativo voltado para a atuação profissional, favorecendo o desenvolvimento das qualificações para o exercício da docência na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, bem como na organização e gestão de sistemas e instituições educativas e em outras áreas que requeiram a atuação do profissional da educação.

2.9.4.4 NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES

Em relação à prática de ensino, ela deverá ser operacionalizada de modo a articular a experiência vivenciada nas várias instâncias e modalidades de instituições educativas, de modo a refletir, a partir desta, sobre a importância, adequação e superação das teorias ou paradigmas evidenciados na realidade por meio dos conhecimentos (disciplinas) aprendidos no curso, auxiliados pela pesquisa. Portanto, enquanto componente curricular, esta disciplina deverá articular os conteúdos do curso da realidade (prática) para a teoria (disciplinas), inspirados principalmente pela atividade científica de pesquisa. Por meio dessa disciplina, poderão ser desenvolvidos com os alunos projetos de investigação sobre a realidade e intervenção a partir dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas e aprofundados nas Atividades Teórico-Práticas de Integração e no Trabalho de Conclusão de Curso.

Sempre que possível, a articulação da Atividade Teórico-Prática de Integração ao Estágio Supervisionado terá por objetivo permitir ao aluno uma visão mais aprofundada do fenômeno educativo, podendo ser concretizada, aprimorada no Trabalho de Conclusão de Curso.

Articulando reflexões e conhecimentos construídos nas disciplinas do Curso de Pedagogia, esta proposta de trabalho busca a concretização da reflexão pedagógica, por meio do enredamento entre teoria/prática. A prática entendida como aquela que impulsiona e orienta para a necessidade da teoria, ao mesmo tempo em que explicita os limites da teoria para compreender a complexidade da prática.

No Curso de Pedagogia procurar-se-á desenvolver práticas pedagógicas inovadoras que estimulem o futuro educador a construir suas próprias iniciativas, reconhecendo a variabilidade dos espaços de trabalho e tempo de cada aluno. Buscará propor o

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

desenvolvimento de investigações e práticas que envolvam o trabalho coletivo e incentivar que o discente construa experiências que possam integrar a educação à própria vida e ao mundo cultural. Estimulará a construção de novos saberes pedagógicos e didáticos. Proporá a diversificação de métodos de ensino, tais como: estudos de caso, dramatizações, mini-aula, debates, resenha crítica, simulações em laboratórios ou oficinas, criação em multimídia, elaboração coletiva de material didático pedagógico.

No interior deste núcleo, será proposta a criação de Laboratórios de Pesquisas e/ou grupos de estudos, por meio dos quais os discentes possam elaborar/efetivar projetos de estudo, incentivados tanto para a atuação docente quanto para a investigação científica.

Importante ressaltar que o Unisal criou 3 núcleos de estudos e trabalhos que subsidiam as atividades acadêmicas, pesquisa, extensão: Núcleo de Direitos Humanos; Núcleo Étnico-racial; Núcleo de Educação Ambiental.

2.9.5 ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO À CONCEPÇÃO DO CURSO

Compete ao Unisal a busca da Excelência Universitária na formação de profissionais comprometidos com a vida e a transformação social. Essa meta reflete o exposto nas políticas salesianas e orienta a organização curricular do PPC. Ao buscar a Excelência Universitária, existe o compromisso com a formação de profissionais aptos a reunir conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para resolver problemas buscando soluções ou orientações pedagógicas e de conciliação comprometidas com a preservação da vida e a transformação social baseada na ética.

Isto significa que não basta o aprender a fazer. A tomada de decisão para a solução de qualquer problema precisa ser um ato intencional apoiado em sólidos conhecimentos científicos. O profissional precisa saber o porquê de ter feito desta maneira e não de outra. Há que se ter a compreensão, cada vez maior, do processo no qual está envolvido, com crescente grau de autonomia intelectual.

Como materializar este discurso na escolha das metodologias de ensino?

O Ensino deve ser focado no aluno. A questão é verificar como o aluno aprende, como agrega na sua formação as diferentes formas de conteúdos que a instituição trabalha e orienta para a formação do profissional com o perfil pretendido.

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

Os conteúdos conceituais formam toda a base científica. Os conteúdos procedimentais serão trabalhados nos estágios supervisionados, nas práticas voltadas para a formação profissional, no atendimento à população carente da região, por meio das oficinas, onde cada procedimento deverá ser analisado, discutido e observado nos seus mais variados aspectos.

Os conteúdos atitudinais perpassam todo o processo de formação do aluno no UNISAL, em que a acolhida ao jovem educando, preconizada na filosofia de Dom Bosco, conduz na sua inspiração a construção ética pretendida para os egressos.

A metodologia de ensino desenvolvida no curso está profundamente baseada na interação entre reflexão teórica e vivência profissional, que visa levar o aluno a desenvolver as habilidades de compreensão, análise, comparação e síntese das informações, a gerar autonomia para propor soluções baseadas em análises críticas. Procurar-se-á o máximo aproveitamento da riqueza da experiência do grupo de alunos, além da proximidade Instituição-Comunidade. Esses aspectos estão em consonância com a concepção do Curso que se pauta na construção do conhecimento, a enfatizar o “aprender a aprender” – o discente deixará de ser um “consumidor” passivo de conhecimentos e informações transmitidas pelos docentes e passará a ser o construtor de seu conhecimento, de forma crítica e reflexiva, tendo o docente como mediador deste processo de ensino-aprendizagem. Segundo Paulo Freire (in Pedagogia da Autonomia, 1996), “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Por ser o aluno o foco primeiro do processo ensino-aprendizagem, o curso propiciará momentos de reforço mediante as Estratégias de Nivelamento.

Os professores utilizarão metodologias e técnicas de ensino nas diversas disciplinas didático-pedagógicas, levando em conta, durante todo o Curso, a relação teoria e prática; bem como a articulação dos dados fáticos da realidade com o conhecimento elaborado, na busca da produção do conhecimento novo ou na sua aplicação.

O curso propõe uma metodologia obedecendo a parâmetros bem delineados: A) Problematizadora - na medida em que apresenta as contradições básicas de uma situação existencial concreta com problemas que desafiam as pessoas nela envolvidas; B) Interdisciplinar – na medida em que várias disciplinas ou vários ramos do saber abordam

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

determinado tema sob prismas diversos; C) Integradora - na medida em que possibilita às pessoas captarem o desafio como um problema que tem conexões com outros problemas; D) Crítica - na medida em que oportuniza a busca das causas sociais, políticas, econômicas e históricas de sua situação existencial; E) Impulsionadora da ação - na medida em que, ao responderem os desafios, as pessoas se sintam comprometidas e cada vez mais engajadas no processo de transformação de sua realidade; F) Dialogante - na medida em que elas são chamadas a conhecer, a elaborar o seu conhecimento, quando se encontram em autêntica comunicação com outras pessoas; G) Criativa - na medida em que oferece a elas a possibilidade de construir seu saber, partilhando suas experiências, inventando e reinventando seu mundo, criando sua cultura e forjando seu destino como seres históricos; e H) Permanente - na medida em que, considerando os alunos como seres inacabados, numa realidade igualmente inacabada, lhe dá a chance de refazerem, na ação-reflexão, constantemente, sua realidade existencial, tendo em vista sua plena libertação.

As técnicas pedagógicas a serem utilizadas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem, em sintonia com a proposta metodológica, podem conter: A) Exposição pelo professor, na forma de aulas expositivas articuladas, participativas, dialogais e interativas, com recurso de lousa eletrônica; B) Estudos de textos, de casos reais e/ou simulados; C) Estudos dirigidos e/ou orientados; D) Mesa redonda; círculo de estudos; apresentação de seminários, painéis; e similares; E) Trabalho e apresentação em grupo ou em seminário; F) Utilização da informática como técnica de apoio didático pedagógico; G) Pesquisas pela Internet, ou na biblioteca, por meio de livros, periódicos, CD-ROMS; H) Pesquisas orientadas de campo; I) Atividades pedagógico-sociais extensionistas desenvolvidas em eventos públicos, fora da instituição; J) Visitas acompanhadas a instituições de ensino no Município e na Capital; K) Encenações teatrais e técnicas de oratória; L) Projetos interdisciplinares.

2.9.6 COERÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A CONCEPÇÃO DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Pedagogia foi pensado para atender as necessidades dos seus alunos e da sociedade onde esses alunos atuarão. Sendo assim, os procedimentos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem estão diretamente relacionados com a concepção do curso.

As disciplinas ministradas, voltadas aos objetivos do curso, possibilitam que as avaliações de ensino e aprendizagem sejam realizadas de forma dinâmica, contínua e de várias

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

formas. São aplicadas provas, exercícios, testes, seminários, autoavaliações, dinâmicas de grupo, observações individuais dos alunos.

2.9.7 INTER-RELAÇÃO DAS UNIDADES DE ESTUDO

O Curso de Pedagogia do UNISAL está estruturado em 3.260 horas, integralizadas em oito semestres, sendo 300 destinadas ao estágio curricular supervisionado, 300 para atividades complementares.

Em seu conjunto, a organização e a estruturação curricular propiciam efetiva inter-relação sequencial das unidades de estudo distribuídas na matriz curricular do curso, sem lacunas e superposições, possibilitando articulação, complementação e desenvolvimento das competências e habilidades para o exercício profissional em Educação, definido no projeto institucional, conforme o perfil desejado dos egressos.

Nos termos da Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, além da formação humanística, o currículo inclui disciplinas propedêuticas e de formação fundamental; formação profissionalizante e de formação prática com a contínua preocupação de articulá-las, justificando assim a hierarquização de conteúdos programáticos. As disciplinas, com abordagem teórica ou teórico-prática, são alocadas de modo a permitir sequência lógica, na busca pela instrumentalização crescente do aluno, a qual favorece a construção de novos conhecimentos.

A priorização sequencial considera a relação de cada disciplina com as disciplinas anteriores e posteriores da mesma área ou de outra para evitar superposições.

Assim, o Curso de Pedagogia apresenta disciplinas reflexivas de formação geral (como Antropologia, Sociologia), disciplinas reflexivas de formação específica (Psicologia da Educação, História da Educação), disciplinas técnicas de formação didático-pedagógica (como as séries de disciplinas de Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Didática, Currículo, Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos), e as disciplinas técnico-profissionalizantes (os Estágios Curriculares e as Clínicas de apoio pedagógico).

A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica está alocada no primeiro semestre pelo fato não estar apenas vinculada ao TCC, mas o curso entende que o conhecimento de métodos de pesquisa, da coleta e análise de dados, da elaboração de projetos, trabalhos temáticos, dos critérios de cientificidade e domínio das normas da ABNT devem subsidiar todas as disciplinas da Matriz Curricular nas pesquisas e trabalhos solicitados pelos professores, com

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

as devidas e corretas citações, referências bibliográficas e tudo o mais que se faz necessário para embasamento científico em qualquer campo investigativo.

O Programa BIC-SAL deixa explícita a necessidade de o graduando conhecer Metodologia da Pesquisa Científica, sem o que não poderia habilitar-se ao referido programa institucional.

Os Estágios, a iniciar-se a partir do quinto semestre, pressupõem como exigência imprescindível a articulação com as disciplinas pertinentes, tanto no aspecto teórico-doutrinal como no estudo processual pertinente.

A parte flexível do currículo é composta de 300 horas de Atividades Complementares distribuídas em seis semestres e articuladas com as atividades de ensino, extensão e pesquisa, em sintonia com a autonomia do graduando em elaborar o seu currículo subjetivo e com o regramento institucional.

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

2.9.8 ESTRUTURA CURRICULAR

CURSO DE PEDAGOGIA – UNIDADE CAMPINAS/CAMPUS LICEU

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (páginas 32-42)