• Nenhum resultado encontrado

3 CORPO DOCENTE E PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO 3.1 POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (páginas 110-114)

A contratação de docentes para o UNISAL é feita observando-se os seguintes aspectos: I) Formação acadêmica adequada aos objetivos definidos no PPC do curso; II) Experiência Profissional compatível que, aliada à formação acadêmica, possa contribuir para a formação do egresso com o perfil específico definido no PPC, nas DCN e no Projeto Político Institucional do Unisal.

Nesse sentido, foi aprovado pelo CONSU de 28 de março de 2009 e pela Mantenedora em 5 de maio de 2009, o Plano de Carreira Docente, devidamente homologado pelo Ministério do Trabalho em 8 de abril de 2010, que apresenta regras objetivas para a contratação e promoção na carreira docente.

Tanto os integrantes do corpo docente como os integrantes da equipe técnico-administrativa são contratados após necessária e rigorosa seleção.

No caso do corpo docente, a Instituição inicia o processo de seleção com a publicação de edital em seu site, com a descrição das competências exigidas. Os candidatos preenchem um formulário com diversas informações e, ato contínuo, após uma triagem prévia pelo Departamento de Recursos Humanos, os currículos previamente selecionados são encaminhados para o Coordenador do Curso que, após uma nova triagem objetiva, realiza uma entrevista pessoal com os candidatos; por fim, os melhores candidatos passam por uma “aula teste”, momento em que são novamente avaliados pelo Coordenador, agora apoiado por alguns membros do NDE do Curso. Somente após todas essas fases, a Instituição efetiva a contratação de um professor que, por sua vez, somente inicia suas atividades docentes após um treinamento específico, em que será apresentado o perfil com as competências comportamentais e didáticas do professor de uma instituição salesiana de ensino superior.

Por sua vez, os profissionais da equipe técnica-administrativa também são contratados após rigoroso processo de seleção, organizado e gerenciado pelo Departamento de Recursos Humanos.

3.2 PLANO DE CARREIRA DOCENTE E DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Como já afirmado, o Plano de Carreira Docente foi aprovado pelo CONSU de 28 de março de 2009, pela Mantenedora em 5 de maio de 2009 e, finalmente, devidamente homologado pelo Ministério do Trabalho em 8 de abril de 2010.

Segundo o Plano de Carreira, a carreira acadêmica do Corpo Docente é assim organizada, segundo o regime de trabalho: I) Regime de Tempo Integral: Docentes contratados com 40

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

horas semanais, sendo que 50% reservadas para atividades de estudo, investigativas, pesquisa, extensão, gestão, planejamento, orientação e avaliação; II) Regime de Tempo Parcial: Docentes contratados com pelo menos 12 ou mais horas semanais, sendo que 25% reservadas para atividades de estudo, investigativas, pesquisa, extensão, gestão, planejamento, orientação e avaliação; III) Regime Horista: Docentes contratados exclusivamente para ministrar aulas, independentemente da carga horária, e ainda aqueles que não se enquadrem nas alíneas anteriores.

O Plano de Carreira ainda contempla os Professores em Regime Transitório, que não fazem parte do Plano de Carreira Acadêmica do UNISAL, entre eles: I) Convidados: Professores de notório saber que, em caráter excepcional, são convidados para realizar atividades específicas no Unisal; II) Temporários: Professores contratados por tempo determinado para substituir docentes em licença por doença, licença-maternidade e afastamento temporário, previsto em Convenção Coletiva.

A carreira do Corpo Docente constitui um grupo ocupacional, compreendendo o seguinte grupo de classes: I) Professor I: Docentes com título mínimo de Graduação; II) Professor II: Docentes com título mínimo de Especialista; III) Professor III: Docentes com título mínimo de Mestre; IV) Professor IV: Docentes com título mínimo de Doutor.

Cada classe compreende três categorias (A, B e C). As classes e categorias compreendem oportunidades de promoções verticais e horizontais para valorização do Corpo Docente, mediante critérios estabelecidos pelo Unisal. Segundo o Plano de Carreira, a Mantenedora do Unisal fixará o Quadro Docente com cotas para cada grupo de classes e categorias, ouvida a Reitoria.

3.3 PLANO DE EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE DOCENTES E PESSOAL TÉCNICO ADMINISTRATIVO

O Curso de Pedagogia, buscando a excelência docente, incentiva os docentes a buscarem titulação Lato e Stricto Sensu. No que tange à produção de trabalhos científicos, os professores, sistematicamente, participam de congressos locais, regionais, nacionais e internacionais, e, em razão de apresentações de trabalho, conferências ou comunicações não há qualquer ônus quanto à remuneração.

Além disso, segundo o Plano de Carreira, o UNISAL proporciona qualificação profissional aos seus docentes por meio de: I) Cursos, Seminários, Jornadas e Congressos, voltados

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

para a capacitação do Docente; II) Aperfeiçoamento constante sobre a Proposta Educativa Salesiana, reforçando a Missão Institucional e a valorização do ser humano; III) Cursos de Pós-graduação Lato e Stricto sensu para a formação continuada; IV) Cursos de Educação a Distância promovidos pelo Núcleo de Educação a Distância do UNISAL; V) Intercâmbio nacional e internacional com outras Instituições de Ensino Superior e, de modo especial, com as IUS (Instituições de Ensino Superior, de inspiração cristã, caráter católico e índole Salesiana); VI) Treinamentos de Gestores, realizados por consultorias especializadas. Atualmente (2016), o Corpo Docente é formado por 13 professores, sendo 04 bacharéis em Pedagogia. No que concerne à dedicação ao Curso, atualmente 02 professores dedicam-se integralmente ao Curso; outros 07 são contratados em regime de dedicação parcial e 04 são professores horistas. Hoje, o Corpo Docente é formado por 09 mestres (68%) e 04 Doutores (32%). Totalizando, o Curso de Pedagogia possui 100% de professores com mestrado e/ou doutorado.

O UNISAL também se preocupa e investe da formação de sua equipe técnica-administrativa. Além da possibilidade de cursarem gratuitamente qualquer dos cursos de graduação, extensão ou pós-graduação oferecidos pela Mantenedora, obedecendo às regras da Convenção Coletiva de Trabalho, o Departamento de Recursos Humanos organiza um cronograma anual de treinamentos variados, visando o aperfeiçoamento das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores.

A Unidade Liceu Campinas conta hoje com 71 colaboradores, sendo 52 professores (incluindo os Coordenadores dos Cursos) e 19 Profissionais Administrativos.

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

PARTE IV

INFRAESTRUTURA

Campus Liceu Salesiano Fone: (19) 3744-6800

Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara | CEP: 13075-270 Campinas – SP CNPJ: 60.463.072/0010-98

4 INFRAESTRUTURA FÍSICA

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA (páginas 110-114)