• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

ITENS LEXICAIS GRUPO 1 T1 T1R T2 T2R T3 T3R

3.3 AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA OFICINA DE REDAÇÃO E O CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

3.3.1 As atividades para as práticas de letramento

A primeira aula da Oficina de Redação foi dedicada à apresentação do planejamento do curso, disponível no Capítulo II, seção 2.4.1, Quadro 6, página 59, e à escrita de uma avaliação diagnóstica que, em conjunto com exemplos de redação nota 1000 presentes na Cartilha do Participante ENEM 2017, compuseram a seleção de textos utilizados para a identificação da estrutura do gênero redação ENEM e que serviram como modelo para a produção escrita na semana 2.

O objetivo principal das atividades desenvolvidas nessa semana era identificar, a partir da correção dos textos da escrita diagnóstica, as principais dificuldades dos alunos participantes da Oficina, a fim de que elas pudessem ser trabalhadas e sanadas ao longo do curso.

Ao longo da semana pós primeira aula, os sessenta textos produzidos pelos alunos das duas turmas foram corrigidos pela professora-pesquisadora e selecionados para a composição do conjunto de textos que seriam utilizados no momento de desconstrução e análise da estrutura textual, isto é, da identificação das etapas e fases que constituem o gênero redação ENEM.

Visto que o objetivo da Oficina de Redação, além de gerar os dados para esta pesquisa, era preparar os alunos para prestarem o ENEM, durante cada uma das aulas, a partir da segunda, foram apresentadas as cinco competências avaliadas na prova de redação, além das situações que podem levar os textos à anulação, ou seja, à nota zero, presentes na página 9 da Cartilha do Participante ENEM 2017. Vale ressaltar que os textos produzidos pelos alunos não apresentaram exemplos que levassem à anulação, por isso a explicação a respeito dessas situações foi bastante objetiva. Após essa primeira etapa da aula, a professora-pesquisadora devolveu aos alunos os textos produzidos na semana 1 e iniciou o trabalho com os níveis do CEA, que serão analisados na seção seguinte.

A terceira aula da Oficina de Redação teve como objetivo principal auxiliar os alunos na leitura e compreensão da proposta de redação e, além disso, no estabelecimento de relações entre aquilo que era solicitado na proposta, os argumentos selecionados e os conhecimentos construídos nas diversas áreas de estudo do currículo escolar.

No início desta terceira aula, foi apresentada a Competência II avaliada pela prova de redação do ENEM, a saber “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa” (BRASIL, 2017, p. 17). Os “conceitos das várias áreas de conhecimento” são uma exigência do exame para que os candidatos alcancem os níveis mais altos de nota (160 e 200 pontos) nessa competência, sendo assim, ao longo dessa aula, os alunos entraram em contato com exemplos de textos que sustentavam sua argumentação a partir de áreas do conhecimento indicadas, tais como a Literatura, a Filosofia, a Economia, dentre outras.

Seguindo o planejamento apresentado no Quadro 6, página 59, na quarta aula da Oficina de Redação foi apresentada aos alunos a Competência III avaliada na prova de redação do ENEM, “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista” (BRASIL, 2017, p. 22). Como aconteceu nas aulas anteriores, o objetivo das atividades desenvolvidas na quarta semana recaiu na leitura e na compreensão da proposta de redação, na tentativa de estabelecer relações entre o que foi solicitado por essa proposta, os argumentos selecionados e os conhecimentos construídos pelos alunos ao longo de sua vida escolar e também fora da escola.

Novamente, como aconteceu na aula anterior, a ênfase da aula 5 recaiu na leitura e na compreensão da proposta de redação do Tema II. O aspecto novo incluído nessa quinta semana foi a discussão mais aprofundada a respeito das escolhas lexicais realizadas no momento da produção e os efeitos de sentido construídos a partir delas. Também nessa quinta aula foi apresentada aos alunos a Competência IV avaliada na prova de redação do ENEM, “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários” (BRASIL, 2017, p. 22).

O objetivo principal da sexta aula da Oficina de Redação foi auxiliar os alunos na construção da proposta de intervenção social solicitada na Competência V do exame “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos” (BRASIL, 2017, p. 24), revelando tanto os elementos necessários para que a proposta apresentada seja considerada completa, quanto a estrutura gramatical necessária para que essa apresentação seja bem avaliada.

Ao final das discussões a respeito da Competência V, foi entregue aos alunos a última proposta de redação, Tema III “As complexidades do combate à homofobia no Brasil”, cuja produção deveria ser entregue à professora no dia seguinte, a fim de que ela tivesse tempo hábil para a correção dos textos antes da aula 7.

Por fim, a última aula da Oficina de Redação teve uma dinâmica diferente das anteriores, posto que, por ser a derradeira, ao longo dela priorizou-se a revisão dos conteúdos desenvolvidos no curso, além da devolução das produções textuais do Tema III e da solicitação da reescrita dessa proposta.

Por entender ser mais produtivo para cada aluno, a professora-pesquisadora disponibilizou um tempo durante a aula, para que eles pudessem, individualmente, tirar suas

dúvidas tanto a respeito de seus textos quanto de algum conteúdo que não estivesse, para ele, bem esclarecido.

Como é possível perceber a partir do exposto, a organização dessas aulas levou em consideração as competências exigidas pelo ENEM, abordadas uma a cada semana, e, a partir delas, a intenção de oferecer aos alunos a oportunidade de relacionar o aprendizado adquirido na escola a outros domínios de sua vida, permitindo que esses alunos pudessem se envolver mais criticamente com as questões apresentadas por cada proposta de redação, as quais permeiam seu cotidiano.

A seguir, são apresentados os três níveis do CEA, de acordo com a Figura 8, iniciando com o primeiro nível, o externo.