• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3. VINCULAÇÃO DE RECEITAS E CONTROLE JUDICIAL

3.2. O Sistema Tributário Nacional e as exações cobradas pelo Estado Brasileiro

3.2.2. As contribuições e as receitas vinculadas a direitos sociais

Quanto às contribuições, cuja vinculação é característica marcante, as destinações específicas são mais variadas, voltando-se principalmente, mas não exclusivamente, ao que diz respeito à seguridade social.

Assim, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, ambas dispostas no art. 195, I, “b” e “c”107, respectivamente, da Constituição, tem 100% de sua arrecadação vinculada à seguridade social. Note-se que a seguridade social no Brasil engloba a saúde, a assistência social e a previdência, o que significa que as contribuições citadas podem ser distribuídas para estas três esferas, e não necessariamente de maneira equânime.

As contribuições dos empregadores e trabalhadores para a seguridade social, previstas no artigo 195, I, “a”, e II, respectivamente, vão para o Fundo de Previdência e Assistência Social, financiando, assim, os benefícios previdenciários.

repassada ao Fundo, preservado o seu valor real, em títulos públicos federais, progressivamente resgatáveis após 18 de junho de 2002, na forma da lei.” (negrito não original)

“Art. 82. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem instituir Fundos de Combate á Pobreza, com os recursos de que trata este artigo e outros que vierem a destinar, devendo os referidos Fundos ser geridos por entidades que contem com a participação da sociedade civil.

§ 1º Para o financiamento dos Fundos Estaduais e Distrital, poderá ser criado adicional de até dois pontos percentuais na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS, sobre os produtos e serviços supérfluos e nas condições definidas na lei complementar de que trata o art. 155, § 2º, XII, da Constituição, não se aplicando, sobre este percentual, o disposto no art. 158, IV, da Constituição.

§ 2º Para o financiamento dos Fundos Municipais, poderá ser criado adicional de até meio ponto percentual na alíquota do Imposto sobre serviços ou do imposto que vier a substituí-lo, sobre serviços supérfluos.” (negrito não original)

107

“Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;

b) a receita ou o faturamento; c) o lucro;

II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201;

III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.” (negrito não original)

No que tange à Contribuição para o Programa de Integração Social e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP, o artigo 239, §§1º e 3º108, destina 60% de sua arrecadação ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, que paga um salário mínimo anual para aqueles empregados que recebam até dois salários mínimos de remuneração mensal, além do seguro-desemprego, entre outros programas sociais; e 40% para financiamento de programas de desenvolvimento econômico, com participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, cuja função institucional é a realização de investimentos em todos os segmentos da economia109.

O art. 177, §4º, do Texto Magno, destina 100% da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE a subsídios de preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e seus derivados e derivados de petróleo, ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás, e ao financiamento de programas de infra-estrutura de transportes110.

108 “Art. 239. A arrecadação decorrente das contribuições para o Programa de Integração Social, criado

pela Lei Complementar nº 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar nº 8, de 3 de dezembro de 1970, passa, a partir da promulgação desta Constituição, a financiar, nos termos que a lei dispuser, o programa do seguro- desemprego e o abono de que trata o § 3º deste artigo. (Regulamento)

§ 1º - Dos recursos mencionados no "caput" deste artigo, pelo menos quarenta por cento serão destinados a financiar programas de desenvolvimento econômico, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com critérios de remuneração que lhes preservem o valor.

§ 2º - Os patrimônios acumulados do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público são preservados, mantendo-se os critérios de saque nas situações previstas nas leis específicas, com exceção da retirada por motivo de casamento, ficando vedada a distribuição da arrecadação de que trata o "caput" deste artigo, para depósito nas contas individuais dos participantes.

§ 3º - Aos empregados que percebam de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, até dois salários mínimos de remuneração mensal, é assegurado o pagamento de um salário mínimo anual, computado neste valor o rendimento das contas individuais, no caso daqueles que já participavam dos referidos programas, até a data da promulgação desta Constituição.

§ 4º - O financiamento do seguro-desemprego receberá uma contribuição adicional da empresa cujo índice de rotatividade da força de trabalho superar o índice médio da rotatividade do setor, na forma estabelecida por lei.” (negrito não original)

109 No sítio da instituição na rede mundial de computadores, Internet, a saber:

<http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/O_BNDES/A_Empresa/>, é possível extrair os seguintes esclarecimentos acerca de seus objetivos: “O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano”.

110

Art. 177. Constituem monopólio da União: Omissis

68

A Contribuição Social do Salário-educação, prevista no artigo 212, § 5º, da CF111, destinada integralmente ao ensino fundamental, tem 1/3 da arrecadação reservada ao Fundo Nacional de Educação; e 2/3, para as Secretarias Estaduais de Educação.

Todas estas destinações, no entanto, sofrem temperamentos do próprio legislador constituinte, através de desvinculações, cujos contornos serão analisados a seguir.