• Nenhum resultado encontrado

4. Resultados e Análise dos Dados

4.5 As Funções de mentoria

Esta seção tem o objetivo de identificar quais funções de mentoria foram exercidas e a importância a elas atribuída pelos respondentes. As funções de mentoria são aqueles aspectos da relação de desenvolvimento que aumentam o crescimento individual e o avanço profissional. Essas funções são as características essenciais que diferenciam a relação de desenvolvimento de outras relações de trabalho (KRAM, 1988). As funções podem ser sumarizadas em duas amplas categorias: funções de carreira e funções psicossociais.

resultados aqui apresentados seguem a mesma seqüência em que os dados foram coletados: primeiro a função de mentoria que “mais lembra o relacionamento” com o principal mentor; segundo a função que “menos lembra” essa relação; em seguida, na opinião do respondente, a função de mentoria que “considera relevante” e, por último, a função que “considera ter faltado” dentre as apresentadas.

4.5.1. Função de mentoria que lembra a relação

O quadro abaixo apresenta as escolhas dos respondentes, dentre as nove funções apresentadas, sobre a função de carreira e a função psicossocial que mais lembra seu relacionamento com o principal mentor. Juntou-se às escolhas dos respondentes as suas explicações e justificativas sobre essa escolha. As evocações de núcleo central (freqüência >=4,56 e OME<1,60) estão destacadas (QUADRO 6) e foram estas: tarefas desafiadoras; ser modelo e amizade.

As funções evocadas com maior freqüência e mais prontamente, integrantes do núcleo central, foram tanto as funções de carreira como as funções psicossociais.

Um diagrama de quatro quadrantes mostra a visualização e a distribuição das freqüências e das ordens médias das evocações centrais, intermediárias e periféricas sobre as funções de mentoria mais lembradas, conforme apresentado no APÊNDICE F.

Quadro 6 (4) – Função de mentoria que “mais lembra a experiência”

Funções de mentoria: Elementos centrais Somatório das Freqüências Ordem média Tarefas desafiadoras (c) 15 1,40 Ser modelo (p) 7 1,43 Amizade (p) 6 1,50 Aconselhamento (p) 4 1,75 Aceitação e confirmação (p) 3 1,33 Treinamento específico (c) 2 2,00 Patrocínio (c) 2 2,00 Exposição e visibilidade (c) 1 2,00 Proteção (c) 1 1,00 Total Geral 41 14,41

Com relação às funções associadas à experiência de mentoria os resultados mostram que os dirigentes possuem mentores que promovem tarefas desafiadoras e são referenciais no papel de modelo para os mentorados. Além disso, propicia ram um ambiente favorável à amizade.

4.5.2 Função de mentoria que menos lembra a relação

O QUADRO 7 apresenta as escolhas dos respondentes, dentre as nove funções apresentadas sobre a função de carreira e psicossocial que pouco lembra, ou aconteceu em menor intensidade, no relacionamento com o principal mentor. Aqui também, juntaram-se às escolhas dos respondentes as suas justificativas sobre essa escolha. As evocações de núcleo central (freqüência >=3,89 e OME<1,35) estão destacadas no quadro e foram as funções proteção e exposição-visibilidade. As funções evocadas com maior freqüência e mais prontamente foram apenas funções de carreira.

Quadro 7 (4) – Função de mentoria que “menos lembra a experiência”

Funções de mentoria: Elementos centrais Somatório das Freqüências Ordem média Treinamento específico (c) 7 1,71 Proteção (c) 6 1,00 Aconselhamento (p) 5 1,80 Aceitação e confirmação (p) 4 1,50 Ser modelo (p) 4 1,50 Exposição e visibilidade (c) 4 1,00 Patrocínio (c) 3 1,67 Amizade (p) 2 2,00 Tarefas desafiadoras (c) 0 0,00 Total Geral 35 12,18

Fonte: dados coletados. (c) carreira e (p) psicossocia is.

Os resultados com relação às funções que menos lembram a experiência de mentoria mostram que os mentores pouco protege ram ou propiciaram exposição e visibilidade quanto à carreira profissional dos respondentes. Ao que parece, para os dirigentes, essas funções de carreira quase não foram oferecidas.

Esse QUADRO 7, apresenta certa coerência com os achados do QUADRO 6, uma vez que não destaca as funções mais associadas às experiências de mentoria.

Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas funções carreira e psicossocial, descritas na teoria, foram oferecidas pelos mentores, mas diferentes níveis de importância lhes foram atribuídos pelos professores-dirigentes.

A seguir são mostrados os resultados sobre as funções de mentoria consideradas relevantes pelos respondentes.

4.5.3 Função de mentoria relevante

O QUADRO 8 apresenta a opinião dos respondentes sobre a função de carreira e a função psicossocial considerada relevante no relacionamento de mentoria. Aqui, novamente, juntaram-se às escolhas dos respondentes as suas justificativas sobre essa escolha. As evocações de núcleo central (freqüência >=6,89 e OME<2,29) estão destacadas no quadro e foram as seguintes: tarefas desafiadoras, ser modelo e treinamento específico.

As funções evocadas com maior freqüência e mais prontamente integrantes do núcleo central foram duas de carreira e uma psicossocial.

Quadro 8 (4) – Função de mentoria “considera da relevante"

Função de mentoria: Elementos centrais Somatório das Freqüências Ordem média Tarefas desafiadoras (c) 15 2,27 Aconselhamento (p) 11 2,36 Ser modelo (p) 9 1,89 Treinamento específico (c) 8 2,13 Amizade (p) 8 2,50 Aceitação e confirmação (p) 6 2,17 Exposição e visibilidade (c) 3 2,33 Proteção (c) 1 3,00 Patrocínio (c) 1 2,00 Total Geral 62 20,64

Fonte: dados coletados. (c) carreira e (p) psicossocia is.

O resultado com relação às funções relevantes mostra que os professores-dirigentes valorizam as mesmas funções que foram mais associadas (lembradas) à experiência de mentoria, conforme o QUADRO 6, ou seja, tarefas desafiadoras e ser modelo. Contudo, diferentemente da função psicossocial, amizade, que apareceu no QUADRO 6, uma outra

função é indicada, o treinamento específico. Isto pode denotar o desejo de que o mentor ensine o “caminho das pedras”. Os dirigentes da faculdade de ensino superior, neste estudo, sinalizam a carência de um suporte (apoio) mais focado no desenvolvimento profissional, ou seja, na atividade de administrador acadêmico e nos desafios advindos dela.

A seguir, apresentam-se os resultados das funções de mentoria sugeridas pelos participantes do estudo.

4.5.4. Funções de mentoria sugeridas

Esta subseção apresenta as sugestões do respondente sobre a função de mentoria que considera ter faltado e que, portanto, poderia ser acrescentada ao grupo das nove funções que lhes foram apresentadas conforme Kram (1988). Aqui, juntou-se às escolhas dos respondentes as justificativas para essas escolhas.

As evocações de freqüência maior ou igual a dois foram: “confiança”, três citações (25%); “atenção e disponibilidade”, duas citações (17%) e “feedback na relação”, duas citações (17%). Juntas estas evocações somam 59% das respostas. As evocações de freqüência unitária não foram consideradas no processo de categorização das respostas.

Esta seção do estudo abordou os resultados das funções de mentoria baseadas nas experiências de mentoria dos dirigentes (mentorados). Também foram apresentadas as funções de mentoria consideradas relevantes (como deveria ser) e algumas funções sugeridas pelos respondentes.

Para finalizar, esta seção, apresenta uma figura-síntese(FIGURA 7)cujo propósito é propiciar uma visualização gráfica dos achados da pesquisa sobre as funções de mentoria e quinta questão deste estudo.

Figura 7 (4) - Síntese das funções de mentoria Fonte: Elaborado pela autora