• Nenhum resultado encontrado

bandada dada pela alternância das faixas de hornblenda e plagioclásio, amostra CC-214, nicóis cruzados, objetivo 2,5X.

Diopsídio-hedenbergita: Grãos xenoblásticos, prismáticos, fraturados e fragmentados. Textura

poiquiloblástica e aspecto reliquiar em alguns cristais. Inclusões de plagioclásio e epidoto, em outros locais (relictos inclusos nos plagioclásios). Variedade incolor a verde claro, com geminação

110μm

120μm

Estudo Geológico, Geoquímico e Isotópico da Região Compreendida entre Fagundes e Itatuba (PB)... Carmona, L.C.M. 2006. PPG/UFPE polissintética. As proporções nas lâminas variam de 10-20%. Os tamanhos variam de 0,125 a 2,0mm. Contato intergranular reto, subretilíneo a suturado.

Epidoto: Cristais xenoblásticos a subidioblásticos, alongados. Ocorrem preenchendo as fraturas no

plagioclásio, observado principalmente nas bordas do plagioclásio e hornblenda. É observado textura tipo coroa, associado à hornblenda. Produto da alteração do anfibólio (hornblenda). Observando-se às vezes na forma de cristais mais desenvolvidos e em outros como grãos finos (intersticiais), os cristais mais desenvolvidos chegam até 0,875mm e grãos intersticiais < 0,25mm. Incolor, relevo positivo. As proporções nas lâminas variam de <5 a 10%. Os tamanhos variam de <0,875mm. Contato intergranular suturado a subretilíneo.

Minerais Opacos: Cristais xenoblásticos, ocorrendo na forma de agregados de grãos. As proporções

nas lâminas variam de <5%. Os tamanhos variam de <0,75mm. Contato intergranular suturado a subretilíneo.

Microclina: Cristais xenoblásticos, compondo as faixas félsicas. As proporções nas lâminas variam

de <5 a 10%. Os tamanhos variam de <2,25mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

Titanita: Cristais subidioblásticos a xenoblásticos, seções rômbicas. Geminação polissintética. Às

vezes formando alinhamentos retilíneos. Bordas arredondadas, corroídas. Variedade cor marrom a marrom-rosado. As proporções nas lâminas variam de <5%. Os tamanhos variam de <1,25mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

Apatita: Cristais xenoblásticos, subarredondados a cilíndricos e/ou aciculares. Inclusos no

plagioclásio. As proporções nas lâminas variam de <5%. Os tamanhos variam de 0,05 a 0,50mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

Alanita: Cristais xenoblásticos a subidioblásticos, bordas arredondadas. Fraturas irregulares,

alinhados com as faixas máficas. Variedade cor marrom. As proporções nas lâminas variam de <5%. Os tamanhos variam de 0,075 a 1,30mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

Esta subunidade faz contato com ortognaisses granodioríticos das encaixantes, e foi estudada uma lâmina deste contato, a lâmina CC-71, descrita a seguir: Amostra CC-71: Contato de ortognaisse milonitizado, cisalhado, de composição granodiorítica-tonalítica com rochas máfica- ultramáfica de composição hornblenda gabros. Porção hornblenda gabróica (70% da lâmina): Hornblenda 70-75%, plagioclásio 15-20% e quartzo 10-15%. Porção ortognaisse (30% da lâmina): Quartzo 40-45%, K-feldspato 20-25%, plagioclásio 15-20% e hornblenda 15-20%.

A rocha apresenta-se muito deformada, com foliação C-S e cortada por diversos cisalhamentos transversais, silicificados. Ocorrem faixas intercaladas, alteradas de félsicas e máficas, predominando uma porção mais máfica, e outra porção mais félsica.

Hornblenda: Cristais xenoblásticos, intersticiais granulares, cristais prismáticos alongados,

preenchendo os espaços fraturados deixados no ortognaisse milonitizado, cortado por veios que preenchem fraturas (cisalhamentos transcorrentes e transversais), foliação C e S. Variedade verde claro e verde escuro. As proporções nas lâminas variam de 45-50%. Os tamanhos variam de 0,075 a

2,0mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, suturado.

Quartzo: Grãos xenoblásticos, cristais alongados, textura granular alongada (ribbons de quartzo)

Estudo Geológico, Geoquímico e Isotópico da Região Compreendida entre Fagundes e Itatuba (PB)... Carmona, L.C.M. 2006. PPG/UFPE fina, formando quartzo intersticial recristalizado preenchendo as fraturas, na forma de veios. As proporções nas lâminas variam de 25-30%. Os tamanhos variam de <2,0mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

Feldspato alcalino: Cristais xenoblásticos, fragmentados, angulosos a subarredondados. As

proporções nas lâminas variam de 15-20%. Os tamanhos variam de <1,75mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

Plagioclásio: Cristais xenoblásticos, variando de fragmentos angulosos a subarredondados, alguns

fraturados e fragmentados. As proporções nas lâminas variam de 10-15%. Os tamanhos variam de

<1,50mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, sinuoso.

Apatita: Cristais subidioblásticos, aciculares, cilíndricos. Observam-se como inclusões na

hornblenda. As proporções nas lâminas variam de <5%. Os tamanhos variam de <0,325mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio.

3.2.2.3 PETROGRAFIA DE ROCHAS PIROXÊNIO GABROS

As rochas Piroxênio Gabros ocorrem de forma maciça a fracamente bandadas, de tonalidades verde escura a amarronzadas (Fotografia 3.12), são constituídas predominantemente de cristais de diopsídio-hedenbergita, granada, plagioclásio, e como acessórios actinolita, titanita e apatita.

3.2.2.3.1 Petrografia Microscópica

Foram estudadas as seguintes amostras representativas desta subunidade: CC-134, CC- 298H, CC-275A, CC-308D (as duas últimas amostras ocorrem transformando-se em skarn).

Diopsídio-hedenbergita: Grãos subidioblásticos a xenoblásticos (Fotomicrografia 03), prismáticos,

granulares, formas poligonais até formas subarredondadas. Cristais incolores, fratura irregular. É observado contato reto a subretilíneo entre grãos, formando tríplices de junção indicando cristalização simultânea. As proporções nas lâminas variam de 85-95%. Os tamanhos variam de 0,25 a 4,0mm (predominando os de tamanho de 1 a 3mm).

Plagioclásio: Grãos xenoblásticos, neoformados, intersticiais. Este mineral ocorre como acessório

(minoritário) nesta rocha, tendo sido encontrado como pequenos grãos preenchendo interstícios deixados pelos minerais essenciais. Geminação polissintética. As proporções nas lâminas variam de

5-10%. Os tamanhos variam de <1,0mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em equilíbrio. Actinolita: Cristais xenoblásticos a subidioblásticos, prismáticos. Mineral acessório em menor

proporção, produto de alteração de piroxênio (principalmente nas bordas, como grãos aciculares), alguns fragmentados, textura nematoblástica, hábito fibroso. As proporções nas lâminas variam de

<5%. Os tamanhos variam de <0,75 a <1,30mm. Contato intergranular reto a subretilíneo, em

equilíbrio.

Apatita: Cristais xenoblásticos cilíndricos. As proporções nas lâminas variam de <5%. Os tamanhos

Estudo Geológico, Geoquímico e Isotópico da Região Compreendida entre Fagundes e Itatuba (PB)... Carmona, L.C.M. 2006. PPG/UFPE Fotografia 3.12 Aspecto geral da rocha Piroxênio Gabro.