• Nenhum resultado encontrado

31

CAPÍTULO III – ASPETOS METODOLÓGICOS

A investigação é uma ferramenta indispensável para o conhecimento do mundo que nos rodeia. Sem ela, não é possível falarmos de pesquisa ou de construção de conhecimento. A pesquisa científica constitui um processo dinâmico, transformador e contínuo, a partir de um processo lógico que radica no campo do raciocínio. O caráter científico de qualquer pesquisa implica o recurso a um método, sendo este um procedimento rigoroso, formulado logicamente para a produção de conhecimentos, tanto na sua dimensão teórica como empírica ou experimental.

Nesta dissertação, privilegiou-se a recolha e análise de informação bibliográfica ou pesquisa bibliográfica, nomeadamente a consulta da legislação em vigor que regula o recadastramento de reformados e pensionistas no Brasil.

Na opinião de Eco (1986), uma tese analisa um objeto, valendo-se, para isso, de certos instrumentos que são os livros e, não raras vezes, o próprio objeto pode ser, também, um livro. Neste sentido, Eco (1986) permite-nos concluir que o uso de instrumentos bibliográficos no decorrer de um processo de desenvolvimento de uma pesquisa é imprescindível.

Os métodos de pesquisa bibliográfica são os fios que permitem localizar e selecionar a informação precisa de todo o material documental existente. Nesta dissertação, foram tidos em consideração dois aspetos fundamentais:

1) a pesquisa bibliográfica constitui o primeiro e o último passo de todo o processo de investigação e não se limita a uma etapa ou período específico, pois ocorre durante todo o tempo de duração do processo;

2) o processo de investigação, aqui realizado, produz, ele mesmo, uma bibliografia própria, ainda que não constitua a meta principal desta pesquisa.

Um dos pressupostos que fundamentam a realização da pesquisa bibliográfica efetuada diz respeito à análise documental levada a cabo com o intuito de obter informação quanto à viabilidade de uma investigação mais completa sobre o objeto em questão - inserido no contexto específico da vida real. Este tipo de abordagem foi escolhido, também, porque permite estabelecer prioridades relativamente a investigações posteriores ou, mesmo, sugerir hipóteses e pistas para investigação futura.

32 Com efeito, um dos objetivos que se pretende alcançar com esta dissertação é, efetivamente, abrir a porta a investigações futuras, isto é, apontar as tendências, identificar relações potenciais entre variáveis complexas e estabelecer o prumo para investigações posteriores mais rigorosas, o que, de resto, é característico dos estudos exploratórios.

Como foi dito anteriormente, a investigação desempenha um papel fundamental no conhecimento do mundo à nossa volta. Esta reflexão é verdadeiramente pertinente no âmbito desta dissertação, na medida em que existe o reconhecimento de que, sem a prática da investigação, a área de estudos da gestão e da administração pública redunda numa ação meramente técnica que abre caminho, mais do que a uma profissão, a um ofício cuja função não traz contribuição à práxis científica por operar meramente como uma tecnologia limitada à aplicação do conhecimento científico. É essencial não perder de vista que, tão importante como a aquisição de informação, é a aprendizagem e a produção de conhecimento através da prática da investigação de maneira a favorecer o processo de formação científica profissional e possibilitar a resolução dos problemas inscritos no interior da gestão e da administração públicas.

Por conseguinte, importa sublinhar que a pesquisa bibliográfica não deve ser compreendida apenas no sentido estrito e literal daquilo que sugere o termo “bibliográfico”, isto é, informação obtida por meio do emprego de fontes exclusivamente escritas. Atribui-se à pesquisa bibliográfica um sentido mais amplo, como acontece com o termo “documento”, que se refere a tudo o que possa conter informação, possibilitando o recurso a outras fontes informativas, e não está limitado às fontes escritas.

A escolha e procura de uma bibliografia pertinente para o objeto de investigação constituem a primeira etapa do processo de pesquisa científica. A velocidade vertiginosa a que a informação é, hoje, produzida e está disponível obriga a que o processo de procura e recolha seja o mais eficaz no menor tempo possível. Para os pesquisadores científicos, a busca de novas produções bibliográficas contribui para melhorar a interpretação dos seus próprios resultados, de modo a enriquecer as suas publicações.

Já para os que estão em formação e iniciam os primeiros trabalhos investigativos, a pesquisa bibliográfica é a chave para gerar ideias, comprovar o estado da arte dos conhecimentos sobre os seus temas de interesse, historicizar/contextualizar o problema a ser investigado num marco teórico contemporâneo e comparar as diferentes abordagens metodológicas para a sua resolução.

33 A informação científica multiplica-se em menos de 5 anos e a sua produção é de tal magnitude que cresce mensalmente de forma exponencial. Neste universo informacional, os pesquisadores precisam de enfrentar dois desafios; em primeiro lugar, encontrar no mínimo tempo possível a literatura atualizada sobre o tema do seu interesse; em segundo lugar, perante a informação selecionada, adotar uma leitura crítica que permita discriminar, entre todas as publicações, aquelas que resultam válidas para a tomada de decisões e aquelas que, por não serem pertinentes para o estudo, podem ser descartadas.

A alternativa a que, provavelmente, mais se recorre em primeira instância, nos nossos dias, para a busca de informações é o espaço virtual, com a inserção de motores de busca e a consulta de sítios especializados, a fim de obter melhores resultados no menor tempo possível.

Para realizar o presente trabalho, foram elencados alguns sítios da internet de mérito reconhecido, constituindo, alguns deles, a base de dados de publicações. Acedeu-se, igualmente, a algumas bibliotecas virtuais, tendo sido consultados artigos de texto completo. No entanto, a opção mais frequente e sistematizada foi a do Projeto SciELO, sediado em www. scielo.org.

O projeto SciELO foi iniciado, no Brasil, em março de 1997 com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e de uma biblioteca eletrónica on line (Scientic Electronic Library on Line). Constitui um modelo cooperativo para a publicação eletrónica de revistas científicas, na internet, com a finalidade de ampliar a visibilidade, o acesso e a credibilidade nacional e internacional da publicação científica na América Latina e nas Caraíbas, oferecendo publicações eletrónicas de acesso livre e sem custos.

Esse sitio permite o acesso a resumos de publicações em português, espanhol e inglês, bem como, aos textos completo em português. Os motores de busca permitem recuperar as publicações por país, por tema e por ordem alfabética.

O projeto SciELO constitui uma opção enriquecedora para a pesquisa bibliográfica e permite complementar a informação de bases internacionais com a produção científica da América Latina, muitas vezes não disponível, porém, necessária para contextualizar o problema a ser investigado dentro de marco teórico amplo que inclua aspetos da realidade local, como é o caso específico do objeto de análise em questão.

A otimização do fascinante processo de busca da informação requer tempo, dedicação, continuidade e, acima de tudo, uma grande margem de curiosidade para a exploração das

34 complexas possibilidades de acesso às publicações científicas circunscritas ao espaço virtual e nas tradicionais bibliotecas especializadas.

Estabelecendo uma espécie de roteiro da pesquisa efetuada no âmbito da presente dissertação, os passos dados foram os seguintes:

1) procura no sítio do projeto SciELO com as palavras “administração pública”, “gestão pública”, “políticas públicas”, “direito previdenciário” e “recadastramento de aposentados e pensionistas”;

2) seleção das 25 publicações mais recentes produzidas no Brasil e encontradas, a partir da busca feita com os termos acima referidos (a ênfase foi colocada nos trabalhos produzidos a partir de dissertações de mestrado e teses de doutoramento);

3) identificação e destaque das bibliografias inseridas nessas publicações cuja pertinência apontava para a análise no estudo em questão;

4) leitura das publicações selecionadas e das principais indicações bibliográficas nelas contidas;

5) segunda leitura mais detalhada com o objetivo de destacar e sublinhar as ideias e dados considerados pertinentes para a pesquisa, a partir dos seguintes procedimentos: reprodução das citações, resumos e paráfrases;

6) redação do trabalho de dissertação.

Ao seguir esses passos, optou-se pela utilização das bibliografias indicadas pelas publicações, principalmente porque se tratavam de produções no campo jurídico e no âmbito da Previdência, que reuniam as condições teóricas que permitiam dar resposta às questões colocadas neste estudo. Em todas estas etapas houve a preocupação de obedecer a critérios válidos de seleção das fontes, nomeadamente: o critério da pertinência, da exaustividade e da atualidade.

O critério da pertinência permitiu verificar até que ponto as fontes consultadas estavam em consonância com o objeto investigado e os objetivos formulados.

O critério de exaustividade assegurou que todas as fontes consultadas se referiam a materiais aos quais era possível aceder e que eram necessários e suficientes para a fundamentação da investigação a realizar.

Finalmente, o critério da atualidade permitiu estabelecer que as fontes consultadas resultavam de materiais atualizados, que refletiam os avanços mais recentes no campo de estudo em questão.

35 O processo de pesquisa bibliográfica obedeceu, assim, a um conjunto de operações lógicas como a classificação, avaliação e a análise de conteúdos que serviram de fonte teórica, conceptual e metodológica. Neste sentido, a pesquisa bibliográfica foi realizada como uma estratégia operacional, relativamente à qual se deu a leitura e a reflexão sistemática sobre o tema do recadastramento de aposentados e pensionistas, a partir do uso das técnicas de identificação e fixação de dados e conteúdos.

O capítulo seguinte aborda a figura do recadastramento como um importante objeto de análise na dinâmica criada pelo Estado brasileiro, no cumprimento da sua função de Estado- providência, que recorre a uma legislação, na qual ganha visibilidade a desconfortável obrigatoriedade do recadastramento, e que, consequentemente, tem, cada vez mais, um caráter de controlo e de fiscalização da vida das pessoas.

36

Documentos relacionados