• Nenhum resultado encontrado

Até que ponto você mesmo se sabota?

No documento As 1000 Perguntas - Alyss Thomas (páginas 43-48)

Leia as perguntas seguintes e escolha as q u e m ais se parecem com você: A, B, C ou D.

1 Você d ecide econ o m iza r para fazer um cu rso de ca pa citaçã o q u e lhe perm itiria gan h ar bem m ais do que ganha no m om ento. Seu te m p o ficaria sobrecarregado, e haveria um exam e no final. Qual seria sua a titu de m ais provável?

a. Você separa o dinheiro em uma conta à parte e trata de ajeitar as coisas antecipadamente, de modo a ter tempo disponível. Você completa o curso. b. Você poupa o dinheiro e reserva tempo para o curso, mas acha as aulas

muito tediosas, então começa a faltar a algumas. Não faz todos os trabalhos de casa e passa com dificuldade nos exames.

c. Tenta arranjar tempo para o curso, mas há muito mais coisas para fazer, então deixa o curso para outra ocasião.

d. Seus amigos o convidam para participar de uma viagem maravilhosa, e você não quer perder a ocasião, então gasta na viagem o dinheiro que havia economizado para o curso.

2 Sua casa ou a p a rta m en to parece um ch iq u e iro , sua m ãe está ch egando para

passar uns dias, e você precisa fazer um a faxina. Com o você provavelm ente resolveria a situação?

a. Você reserva duas noites e o dia todo de sábado, faz compras, liga o som e dá uma geral na casa.

b. Deixa tudo para a última hora, mas acaba dando conta muito bem, embora, quando sua mãe chegar, talvez ela o encontre ainda com o espanador na mão e a roupa para passar empilhada no sofá. Quando ela chega, você a recebe alegremente, faz um café para ela e mostra que trabalhou bastante. c. Quando ela chega, a casa não parece muito melhor do que estava antes de

As 1000 perguntas mais im portantes que você deveria fazer a si mesmo 45

e e ncon tro u um m onte de coisas q u e nem lem brava q ue tin h a . Você pede d esculp as pela bagunça.

d. Você nem liga para o fato de sua m ãe ser um a fan ática por a rru m a çã o. Dá um a passada de aspirador, e m p ilh a os jorna is e pronto.

3 Você gostaria m uito de dar um a g rande festa para co m e m o ra r seu aniversário,

q ue deve a con te cer em breve. A doraria co m e m o ra r em g rande estilo com os am igos, alguns dos quais m oram a uma distân cia de um dia de viagem . O q ue você faria com m aior probabilidade?

a. Reserva o local e m anda os convites com uns dois m eses de a ntece dê ncia, para q ue todos possam reservar a data na agenda.

b. C om unica a todos q u e vai d a r a festa e só reserva o local q u a n d o a m aioria dos q u e podem vir tive r re spo nd ido ; então avisa por telefone a hora e o local. c. Você dá a festa, m as não convida m uita gente porq u e acha q u e nem todos

viriam de tão longe só para um a festa de aniversário.

d. Você sonha em d a r a festa, m as ela nun ca chega a se realizar porq u e daria m u ito tra b a lh o para organizar. Acaba sain do com a lg u ns am igos para to m a r uns d rinq ue s.

4 Você está se saindo m uito bem no trabalho, e o gerente dá a e n te n d e r que

você está em prim e iro lugar na fila para prom oção q u a n d o um colega se d e sp e dir den tro de poucos m eses. O q ue você faria?

a. Trabalha m ais ainda para provar que te m valor e q ue é indispensável. b. C ontinua agin do da m esm a form a, m as esforça-se para d a r um a boa

im pressão às pessoas certas.

c. C ontinua agin do da m esm a fo r m a - e espera que suas q ua lid a d e s excepcionais sejam recon he cid a s.

d. Relaxa e com e m o ra a n te c ip a d a m e n te com a tu rm a do e scritó rio do a n d a r de baixo.

5 Você tem um desejo ou um a a m b içã o secretos. É algo q u e você sem pre

quis. Ao planejar outra vez suas prioridades para o ano, nota q ue há algum te m p o já não se esforça para co nse gu ir o q ue quer. O q ue você faz?

a. A rranja te m p o e trata de faze r o que é preciso.

b. Com eça a co n ta r às pessoas qual é o seu projeto e, aos poucos, ele vai se to rn a n d o m ais real.

c. Planeja cuidar do assunto, mas não se sente seguro quanto à melhor forma de começar e se distrai com muitas outras coisas que também precisa fazer. d. Fala muito no assunto, mas neste momento há coisas mais importantes

ocupando seu tempo.

6 Você recebeu o fo rm u lá rio para a declaração de renda, m as havia se e squ e ­ cido to ta lm e n te do assunto, e agora tem poucas sem anas para entregá-la, ou pagará um a m ulta. O q ue você faz?

a. Começa o mais cedo possível.

b. Preocupa-se em saber onde vai arranjar o dinheiro, e faz tudo no último instante. c. Coloca sobre sua mesa, na pilha de coisas a fazer, e torce para que tudo dê certo. d. Nem quer pensar em um assunto tão deprimente. Melhor pagar a multa do

que se aborrecer com isso.

7 Um dia você nota q ue a c a ix a -d ’água da sua casa está vazando. Qual destas

atitu de s você adotaria?

a. Telefona para todo mundo até conseguir um encanador que possa vir imediatamente.

b. Pede a seu irmão ou a um amigo que venha dar uma olhada.

c. Tenta fazer sozinho um conserto provisório, mas não confia muito em suas habilidades de encanador e se preocupa com o que deve fazer.

d. Coloca um balde sob o vazamento e torce para que o problema se resolva.

8 Você tem um prazo para fazer algo im portante. Qual desses roteiros se pare­ ce m ais com você?

a. Você está trabalhando nisso há tempos e acredita que deve terminar alguns dias antes do prazo.

b. Entra num frenesi na última hora - fica duas noites seguidas sem dormir para terminar a tarefa e caí duro de exaustão.

c. Fica morrendo de medo de não conseguir terminar a tempo e fica muito preocupado.

d. Perde o prazo porque não gosta de se estressar. Inventa uma desculpa criativa e entrega tudo com uma ou duas semanas de atraso.

9 Um prim o m ais m oço vem e stu da r na sua cida de e você diz

à

sua fam ília que vai se e n c o n tra r com eie, co nvidá-lo para ja n ta r e se to rn a r am igo dele. No

As 1000 perguntas mais im portantes que você deveria fazer a si mesmo 47

entanto, você está m uito ocup a do com um tra b a lh o extra e sem em pregada em casa. O q ue provavelm ente faria?

a. Telefona para o p rim o im e dia ta m e nte e c o m b in a e n co n trá -lo daí a 15 dias. b. Liga assim q ue pode e explica que está m u ito ocu pa do , m as gostaria de

e n co n trá -lo em breve.

c. Você acaba ligando fin a lm e n te , porque a essa altura está se se n tin d o culp ad o; prom ete con vid á -lo para sair um dia desses, e a prom essa se torna um a fonte de estresse.

d. Sua inte nçã o é te le fo n a r para ele, m as esse dia nun ca chega.

10 Com o você reage q u a n d o surge um a nova oportunidade?

a. C onsegue a b rir um espaço para ela.

b. A proveita a o p o rtu n id a d e , m as isso o deixa estressado porque já é ocu pa do dem ais.

c. A cha q u e deveria to m a r algum a a titu d e - m as deixa a o p o rtu n id a d e passar. d. Você não acha que é um a o po rtu n id a d e .

11 U m projeto im p o rta nte no qual você trabalha está cheg a nd o ao final. O que você faz?

a. C ontinua p a rtic ip a n d o do projeto, para vê-lo te rm in a d o .

b. R eclam a do estresse, sente-se cansado, m as consegue levá-lo até o fim . c. Começa a pensar em seu próxim o projeto, que lhe parece mais interessante. d. Sente-se e nted iad o e não co n tin u a no projeto - os outros têm q ue se

e ncarre ga r dos detalhes finais.

12 Você delineou m etas para si m esm o, q ue deveriam ser atingidas no final da próxim a sem ana. Mas, inesperadam ente, alguns parentes ou am igos requisitam seu te m po . Eles nem parecem p erce be r q ue você está ocupado e sob pressão. O q ue você acha q ue faria?

a. E xplica-lhes q ue está o cu p a d o e que estará à disp osição deles no fina l da próxim a sem ana.

b. Tenta conjugar suas necessidades e as deles, e procura não perder o equilíbrio. c. Dá p rim e iro atenção à fam ília ou aos am igos e só depois cuid a da sua

obrigação - se sob ra r te m p o . Fica exausto e um pouco m agoado porque nin g ué m se deu ao tra b a lh o de p e rg u n ta r se está tu d o bem com você. d. Deixa o telefone desligado e não faz nada.

13 Seu nam orado/sua nam orada é c ium e nto/a e faz questão de saber todos os dias onde você está e o que está fazendo. Ele/ela não gosta q ue você tenha um te m p o só seu, e sem pre insiste em ca nce la r todos os seus encontros com am igos ou exige ir ju n to . Com o você resolveria isso?

a. Deixa claro que seu te m p o lhe pertence e que não vai to le ra r que ele/ela aja c om o se não confiasse em você.

b. Tenta c o m p re e n d e r e cede em a lg u ns pontos, m as sente um a insatisfação cada vez m aior se, apesar da sua boa vontade, ele/ela insiste nesse co m p o r­ tam e nto .

c. Você se ressente, m as acaba c e d e n d o e a ce itan do levar um a vida mais reclusa.

d. C oncorda e, aos poucos, p erm ite q u e seu par decida com q ue m você pode se encontrar. A cha natural que, agora que fo rm a m um casal, a outra parte não queira q u e te n h a m vida social ind e pe nd en te .

14 Que atenção você dá à sua saúde a longo prazo?

a. Você se exercita, tem um a dieta saudável, descansa a d e q u a d a m e n te e pro­ cura tra ta m e n to assim que nota alg u m problem a de saúde ou odontológico. b. Você se cuida e m antém um a a titu d e d e spreo cup ad a. Às vezes com e te um

excesso, m as m a ntém -se d en tro de um lim ite razoável.

c. Você se exercita oca sio n alm e nte , segue um a dieta saudável q u a n d o é possível e se c uid a q u a n d o tem te m p o para isso. Sabe q u e deveria se c u id a r m elhor, mas, no m o m en to, há coisas m ais im p orta nte s em sua vida.

d. Você fu m a , bebe, com e tu d o o que quer, não sente necessidade de fazer exercícios re gu larm e nte e ra ra m e nte dá atenção a sinto m as físicos, m esm o q u a n d o eles lhe causam m al-estar.

15 Você costum a deixar coisas por fazer, tais com o não a b rira co rrespondência ou não responder e não pagar as contas em dia, de m odo q ue isso acaba c ria n d o um problem a m uito m ais dem o rad o para resolver?

a. R aram ente, isto é, quase nunca, b. O casionalm ente.

c. Às vezes. d. Com fre q u ê n c ia .

As 1000 perguntas mais im portantes que você deveria fazer a si mesmo 49

No documento As 1000 Perguntas - Alyss Thomas (páginas 43-48)