• Nenhum resultado encontrado

ATENDIMENTO DISCENTE E DOCENTE

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 70-75)

9.1) Centro de Excelência para o Ensino

O Centro de Excelência para o Ensino - CEE, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica, é constituído por uma equipe de pedagogas que tem como principal objetivo o apoio e assessoramento pedagógicos aos segmentos docente, discente e coordenações de curso no processo de ensino e aprendizagem com vistas à garantia e permanência da excelência na qualidade do ensino do Centro Universitário Newton Paiva.

Nesta perspectiva, os professores têm no Centro Excelência para o Ensino o espaço para aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e didáticos, sistematizar suas práticas, construir novos caminhos metodológicos e processos educativos. Os acadêmicos encontram orientações para minimizar suas dificuldades quanto à organização dos estudos, adequação às normas institucionais e relacionamento professor/aluno. As coordenações de cursos encontram assessoria pedagógica nos processos de elaboração, implantação e monitoramento dos projetos pedagógicos e das diretrizes curriculares que os sustentam.

O Centro Excelência para o Ensino é, portanto, um lócus institucional com foco na aprendizagem significativa do aluno, cuja metodologia de trabalho baseia-se no estudo, no questionamento, no intercâmbio de experiências e no diálogo interdisciplinar. Daí o reconhecimento do profissional da Pedagogia como importante ator educativo na efetivação da missão e da visão institucionais.

Tem como objetivo geral apoiar e assessorar pedagogicamente os segmentos docente, discente e coordenações de curso no processo de ensino e aprendizagem com vistas à garantia e permanência da excelência na qualidade do ensino do Centro Universitário Newton Paiva em conformidade com as prerrogativas legais que regulamentam o ensino superior e com as normas e valores Institucionais.

CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O ENSINO

Nome Titulação

Fernanda Amaral Ferreira Pedagoga, Terapeuta Ocupacional e Especialista da Educação

9.2) Central de Atendimento ao Aluno

As Centrais de Atendimento ao Aluno estão destinadas a prestar informações institucionais e estão presentes nos campi para auxiliar acadêmicos e visitantes em suas dúvidas referentes à instituição, tornando-se um canal de relacionamento entre instituição e alunos. Foi criado especialmente para proporcionar ao aluno um atendimento mais eficiente e eficaz em suas necessidades. Possui as informações do campus e presta serviços de protocolo, encaminhando à Secretaria as solicitações feitas pelos alunos. Engloba os serviços do Setor de Atendimento Financeiro, como emissão de boletos, negociação e registros de benefícios sob a supervisão da Pró- Reitoria de Planejamento e Gestão. Alguns dos serviços à disposição dos alunos e visitantes nas Centrais de Atendimento ao Aluno:

•• Orientações sobre atividades realizadas no campus; •• Alteração de dados pessoais do cadastro do aluno; •• Emissão de Declaração de escolaridade e outros; •• Emissão de Histórico escolar;

•• Fornecimento de Conteúdo programático; •• Solicitação de registro de diplomas; •• Assinatura de contrato de estágio; •• Cancelamento de matrícula;

•• Colação de Grau Especial ou Interna; •• Reabertura de Matrículas;

•• Trancamentos de Matrículas; •• Reopção de curso e/ou turno;

•• Transferência e Aproveitamento de Curso •• Revisão de Notas e/ou Freqüência;

E outros serviços.

Vinculado às Centrais de Atendimento ao Aluno encontra-se, também, o Núcleo de Controle e Registro Acadêmico - NUCRA, setor responsável por registrar e manter confiáveis todos os dados institucionais e de seus acadêmicos, coordenar a execução das matrículas e renovação destas, bem como acompanhar os lançamentos de notas e freqüência feitos pelos professores no ambiente virtual.

As Centrais de Atendimento ao Aluno estão instaladas nos campi com atendimento ininterrupto das 7h30 às 21h. São subordinadas à Secretaria Geral que é o órgão de registro, controle acadêmico e de apoio administrativo, diretamente subordinada à Pró- Reitoria Acadêmica.

9.3) Biblioteca

O Núcleo de Bibliotecas do Centro Universitário Newton Paiva é formado por quatro bibliotecas distribuídas nos Campi e pelo Processamento Técnico de Livros.

O Núcleo é vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica e tem como finalidade primordial, assessorar alunos, professores e funcionários com informações técnicas, administrativas e mercadológicas, capazes de subsidiar suas decisões e atividades de ensino e pesquisa. Numa extensão da sala de aula, as Bibliotecas oferecem aos seus usuários um ambiente de reflexão, estudo, consulta e pesquisa.

Missão

A missão do Núcleo de Bibliotecas é organizar, recuperar e disseminar a informação, visando o desenvolvimento cultural dos usuários, através da utilização de tecnologias avançadas, da criação de novos espaços e formas de atuação e do atendimento rápido e eficiente, facilitando a educação formal e informal e estimulando o crescimento profissional dos seus colaboradores.

As instalações das bibliotecas são amplas e arejadas, abrigando um acervo de livros, periódicos, jornais, anuários, teses, dissertações, CDs, fitas de vídeo, DVDs, obras em braile, normas técnicas, trabalhos de Conclusão de Curso, etc.

Acervo

O desenvolvimento do acervo é realizado através de compra, permuta, doação, assinatura e descarte. As doações encaminhadas ao Núcleo de Bibliotecas serão analisadas, avaliadas e selecionadas de acordo com os objetivos essenciais de cada Biblioteca. Aquelas consideradas fora do interesse serão descartadas ou doadas a outras Instituições.

Acesso ao acervo

O acervo do Núcleo de Bibliotecas do Centro Universitário Newton Paiva está disponível a toda comunidade, porém o empréstimo domiciliar é concedido somente a usuários vinculados à instituição. No caso de usuários externos, poderão utilizar o acervo somente para consulta local, ou seja, sem que os materiais saiam da biblioteca.

São considerados usuários das bibliotecas, alunos de graduação, pós-graduação, tecnológicos, EAD, alunos do programa de educação profissional – PEP, funcionários e professores, ex-alunos que pagaram taxa de adesão semestral na biblioteca.

Todos os usuários com direito a empréstimo serão cadastrados automaticamente, seus dados serão fornecidos pelo Sistema Acadêmico do Centro Universitário Newton Paiva.

O empréstimo domiciliar é facultado a toda a comunidade acadêmica e permite a retirada de material bibliográfico por período predeterminado. Todo material retirado da biblioteca é registrado no Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas – Pergamum. Cada tipo de material tem sua modalidade de empréstimo.

O limite de volumes emprestado e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e tipo de material:

Categoria usuário Quantidade Prazo de empréstimo

Alunos de Graduação 05 07 dias

Alunos de Pós-Graduação 05 15 dias

Alunos do PEP 05 07 dias

Professores 05 15 dias

Funcionários 05 07 dias

Ex-alunos 03 07 dias

Outras modalidades de empréstimos: Empréstimo especial, Empréstimo entre as Bibliotecas dos Campi, Empréstimos entre Bibliotecas de outras Instituições, Empréstimos para ex-alunos

Outros serviços prestados: Devoluções Multicampi, Visita Orientada, Normalizações de Trabalhos Acadêmicos, Exposição de Novas Aquisições, Catalogação na Fonte, Comutação bibliográfica, Orientações no uso de Base de Dados, Serviços on-line, ICAP (serviço de indexação compartilhada).

9.4) Laboratório de Informática

Espaço destinado aos docentes/discentes para utilização de softwares necessários para aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com melhor visualização do conteúdo ministrado e construção prática de temas ligados às mais diversas disciplinas. Ao ministrar aulas o professor conta com softwares específicos para cada curso.

9.5) Portal Universitário

A partir de 2007.1 foi implantando no Centro Universitário Newton Paiva, inicialmente no prédio 220 e atualmente em todo o Centro Universitário, o Portal Universitário que representa um diferencial para a formação adequada, atendendo às exigências do mercado de trabalho. O Portal permite que o aluno, independente de sua localização, possa acompanhar o assunto das aulas e/ou resgatar aulas que porventura tenha perdido. Em cada sala de aula, o professor tem à sua disposição um computador e um projetor para utilização durante suas aulas. Essa é uma ferramenta que visa proporcionar ao professor apoio pedagógico e condições para que a relação

professor/aluno e o processo ensino/aprendizagem sejam mais efetivos, atualizados e com a qualidade Newton Paiva de ensino.

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 70-75)

Documentos relacionados