• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DO CURSO – AUTO-AVALIAÇÃO

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 67-70)

Introdução

O Centro Universitário Newton Paiva entende que o melhor medidor do seu compromisso social é a qualidade com que desenvolve os serviços educacionais. Uma qualidade que diz respeito ao desempenho da tríplice função da academia: ensino, pesquisa e extensão.

Em função deste compromisso, o Centro Universitário Newton Paiva deu início ao seu processo de auto-avaliação institucional, seguindo os parâmetros do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB em novembro de 1998, com a implementação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional – COMPAI. Atualmente, o órgão que desenvolve a auto-avaliação institucional é a Coordenadoria de Avaliação Institucional – COORDENAVI.

A COORDENAVI, a partir do novo Sistema Nacional de Avaliação Institucional – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 passou a contar com a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem como funções principais aprovar as políticas e as diretrizes para a auto-avaliação da Instituição, sistematizar e coordenar os processos de avaliação interna, prestar informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES.

Composição da Comissão Própria de Avaliação - CPA

A institucionalização da Comissão Própria de Avaliação – CPA teve como referência os princípios norteadores e a missão do Centro Universitário Newton Paiva e foi

constituída observando o disposto no artigo 11 da Lei nº 10.861/2004 e no inciso I, § 2º do artigo 7º da Portaria 2.051 de 9 de julho de 2004, de modo a garantir a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada.

A designação dos novos membros consta da Portaria da Reitoria nº 34/2010 de 22 de outubro de 2010.

Auto-avaliação Institucional e de cursos e Avaliação Acadêmica

A COORDENAVI, com a participação ativa da CPA, realiza dois processos de auto- avaliação; Avaliação da Instituição e dos Cursos, e a Avaliação Acadêmica que envolve o desempenho dos docentes, discentes e coordenadores de cursos.

A Avaliação da Instituição e dos Cursos ocorre a cada quatro semestres. A partir do resultado da pesquisa, a CPA elabora um Plano de Ações Corretivas para aprimorar as fragilidades apontadas pelo resultado.

A Avaliação Acadêmica envolve o desempenho dos docentes, discentes e dos coordenadores de cursos. A partir das reflexões advindas do SINAES, este processo de avaliação passou a ser um instrumento institucionalizado pela Pró-Reitoria Acadêmica, como uma ferramenta oficial de gestão dos cursos.

Com base nesses objetivos e para fundamentar e orientar o processo de avaliação, o colegiado de curso determinou diretrizes para incentivar alunos, professores e coordenadores a participarem do processo de avaliação, visto que melhorias podem ser feitas através de um processo sério e com a participação de todos. Após a realização da avaliação institucional, há uma reflexão dos resultados com os professores e a coordenação, e são discutidos em turmas os aspectos positivos e negativos de cada item como foi avaliado. Esta discussão é feita pelos docentes com todos os alunos. Há também discussão do Centro de Excelência para o Ensino e a Coordenação com representantes de todas as turmas.

A cultura da auto-avaliação vem sendo fortalecida por um amplo processo de conhecimento e interpretação, atribuição de juízo de valores, organização e instauração de ações e metas para melhorar o cumprimento das finalidades da Instituição, de forma participativa, transparente e contínua.

O Centro de Excelência para o Ensino é constituído por profissionais da pedagogia, que promovem, por meio de ações focadas nos processos didático-pedagógicos, a melhoria da aprendizagem. Orienta-se pelas seguintes premissas:

• Assessoria à Pró-Reitoria Acadêmica, aos coordenadores nas suas especificidades, apoio didático-pedagógico aos professores por meio de atendimentos diários bem como oficinas, seminários temáticos e fórum de discussão concernente à prática pedagógica;

• Orientação aos alunos ao longo da graduação, quanto à organização de sua trajetória acadêmica por meio de projetos que agreguem valor para a sua formação e os integrem à vida universitária;

• Espaço pedagógico, onde os docentes podem aprofundar seus conhecimentos didáticos, sistematizar práticas, refletir e buscar possibilidades de atuação como educador;

• Busca constante da melhoria da qualidade do ensino para os discentes e docentes do Centro Universitário Newton Paiva, com foco no estudo, no questionamento, no intercâmbio de experiências, no crescimento profissional, na pesquisa e no diálogo interdisciplinar.

O Centro de Excelência para o Ensino elabora seu planejamento de atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre, alinhado aos procedimentos de avaliação e metas institucionais, contribuindo para a qualidade do ensino, a indissociabilidade da teoria - prática e a empregabilidade.

O trabalho realizado pelas pedagogas do Centro de Excelência para o Ensino vai desde o monitoramento do Projeto Pedagógico, dos cronogramas, dos planos de ensino, dos manuais dos cursos, das equivalências, da Avaliação Institucional e Acadêmica, da Reforma Curricular; incluindo a participação nas reuniões de professores, legitimando as normas institucionais, nas reuniões de Líderes de Turma e Colegiado de Curso, nas Bancas de Seleção Docente e Bancas de Apresentação de Monografia e TCC, até o trabalho de formação continuada, desenvolvido com os docentes por meio dos Diálogos Pedagógicos, de caráter reflexivo e prático e a capacitação discente, por meio das oficinas e palestras de cunho formativo.

Nessa premissa, a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos consiste numa construção coletiva, com a participação efetiva do coordenador do curso, das pedagogas, dos professores das áreas de conhecimentos específicos e consequente aprovação pelo colegiado do curso.

Concluída esta etapa, os projetos são submetidos à avaliação das pedagogas, que analisam a adequação deste documento às portarias normativas do MEC, às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao Plano de Desenvolvimento Institucional.

Sendo assim, as pedagogas encaminham todos os projetos pedagógicos para a avaliação final da Pró-Reitoria Acadêmica, que, posteriormente, os envia para a convalidação do Conselho Superior – CONSUP, para, então, serem postados no e- MEC.

O monitoramento do desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos é realizado pela equipe pedagógica, juntamente com o coordenador do curso.

Para este monitoramento, são realizadas reuniões semestrais com a Pró-Reitoria Acadêmica, Coordenação do Processo Seletivo, equipe pedagógica, coordenações, corpo docente, discente, colegiados, além de intervenções pedagógicas específicas e pontuais, quando necessário.

Com este monitoramento, objetiva-se verificar se há coerência entre a missão institucional e as metas curriculares; com o perfil do curso, do egresso, das habilidades e competências preconizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, além da adequação para o atendimento às demandas profissionais e mercadológicas no contexto em que o curso está inserido.

Este trabalho é realizado pela coordenação e pedagogas, junto ao corpo docente e discente, no decorrer do semestre letivo.

Dentre as ações desenvolvidas para este monitoramento, destacamos reuniões individuas com os docentes, lideres de turmas e análise das provas formais e especiais, que é feita por amostragem pelas pedagogas que acompanham os cursos.

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 67-70)

Documentos relacionados