• Nenhum resultado encontrado

ELEMENTOS COMPLEMENTARES

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 83-96)

12.1) COLEGIADO

O Centro Universitário Newton Paiva possui na sua organização, em diversos níveis, Órgãos Colegiados de deliberação coletiva, cujas atribuições diversas são de importância fundamental para o desempenho acadêmico e administrativo da instituição.

No que tange à instância de cada curso, o Órgão Colegiado é presidido pelo Coordenador do respectivo curso, participando das discussões e das votações tendo, no caso de empate, direito a voto de qualidade e é constituído pelos representantes das diversas áreas de conhecimento que compõem o curso, todos primando pela formação profissional proposta no Projeto Pedagógico, considerando o envolvimento, a interação e a coerência junto ao mesmo. Neste processo, o Coordenador do Curso indica os membros para composição do Órgão Colegiado, sendo a deliberação final de competência das Diretorias das Faculdades, Pró-Reitoria Acadêmica e Reitoria.

Além do Corpo docente, o Órgão Colegiado contempla a representatividade do corpo discente, através da participação de um aluno escolhido entre os membros do Diretório Acadêmico. Caso não exista Diretório Acadêmico de determinado curso, o representante do corpo discente é escolhido pelos representantes de turma.

Ao Órgão Colegiado compete planejar e orientar todas as ações que contribuam para o andamento satisfatório do Curso. Com caráter deliberativo, todas as decisões são formalizadas através de resoluções, reuniões ordinárias, segundo datas previstas no Calendário Institucional e, extraordinariamente, quando se fizer necessário e devidamente convocado.

Toda a regulamentação concernente ao funcionamento dos Órgãos Colegiados consta de regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Superior’ (Regimento Geral do Centro Universitário Newton Paiva, p. 3 – parágrafo único).

COLEGIADO

Nome Segmento

Adriana Maria Vieira Silveira Docente

Diele Carine Barreto Arantes Docente

Geraldo Magela Pereira Docente

José Flávio Batista Gabrich Giovannini Docente

Júnia Noronha Carvalhais Amorim Docente

Keli Bahia Felicíssimo Zocratto Docente

Maria Luiza da Matta Felisberto Fernandes Docente Patrícia Vieira dos Santos Mazzucca Drabovicz Docente

Santuza Maria Souza de Mendonça Docente

Fernanda Amaral Pedagoga

12.2) COORDENAÇÃO DO CURSO

De acordo com o Estatuto do Centro Universitário Newton Paiva, o Coordenador deve ser integrante da carreira do magistério, fato que gera a necessidade de que apresente um conhecimento efetivo na área do curso que coordena, com condições para o exercício de sua liderança nessa área, entre seus pares e na comunidade acadêmica.

Para o pleno reconhecimento de sua liderança, a Coordenação deverá mostrar-se atualizada quanto às exigências apresentadas ao seu campo de conhecimento, seja pela ampliação e renovação de seus fundamentos teóricos, através da investigação científica, seja pelas exigências do mercado de trabalho, o que poderá ser apreciado nas publicações de sua autoria na comunidade acadêmica ou por sua participação em congressos, seminários ou, ainda, pela sua participação junto aos órgãos de classe da área em que atua.

Espera-se que, com tal perfil, a Coordenação seja capaz de proporcionar ao seu curso e, consequentemente, à instituição, o máximo de visibilidade na região em que se encontra.

A figura da Coordenação do Curso interpõe-se entre os vários segmentos que sustentam a instituição de ensino: corpo docente, corpo discente, corpo técnico administrativo e a comunidade em geral. É o trabalho do Coordenador que direciona a atuação de cada um desses segmentos no sentido da realização dos objetivos do curso que coordena, em estreita sintonia com a Pró-Reitoria Acadêmica, responsável pela proposta acadêmica da instituição, da qual emanam as diretrizes para sua atuação.

O curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva conta com a coordenação atualmente exercida pelo professor Diele Carine Barreto Arantes.

COORDENAÇÃO

Nome Titulação

Diele Carine Barreto Arantes Doutora

Conforme RESOLUÇÃO Nº 01, de 17 de junho de 2010, a qual normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências, descreve detalhadamente sobre a formação do núcleo e os quesitos necessários para sua composição.

O núcleo deverá constituir-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso.

O Núcleo Docente Estruturante deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Dentre as atribuições, disponíveis na resolução, em seu art. 2º, temos: I - contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;

II - zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

III - indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

IV - zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;

V - elaborar o Projeto Pedagógico do curso definindo sua concepção e fundamentos; VI - estabelecer o perfil profissional do egresso do curso;

VII - atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso;

VIII - conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário;

IX - supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelo Colegiado;

X - analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares; XI - promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico;

XII - acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando ao Colegiado de Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário.

O Núcleo Docente Estruturante será constituído de pelo Coordenador do Curso, como seu presidente, e professores com em nível de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente doutores, mestres, contratados em regime de horário parcial e ou integral.

O Núcelo Docente Estruturante do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva está assim constituído:

Presidente: Profa. Dra. Diele Carine Barreto Arantes

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1996), Mestre e Doutora em Patologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia da UFMG (1999-2002). Professora titular, em regime integral e coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva. Experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: semiologia, estomatologia e patologia bucal.

Profa. Dra. Adriana Maria Vieira Silveira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade José do Rosário Velano – UNIFENAS-Alfenas (1992), especialização em Endodontia pela ABO-Alfenas/MG (1995), especialização em educação e gestão escolar pela UNIFENAS-Alfenas (1998), mestrado em Educação pela UNIFENAS-Alfenas (1999) e doutorado em Clínica Odontológica (área de concentração em Endodontia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2002). Atualmente é avaliadora de cursos do MEC/INEP, professora titular em regime integral e coordenadora das clínicas e laboratórios específicos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, tendo experiência na área de Odontologia com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, tratamento endodôntico, canais radiculares, fratura e traumatismos dentais.

Profa. Dra. Cinthia Mara da Fonseca Pacheco

Cinthia Mara da Fonseca Pacheco graduou-se em Odontologia no ano de 1996 pela Universidade Federal de Minas Gerais, concluiu o mestrado e doutorado em Farmacologia em 1999 e 2007, respectivamente, pela mesma universidade. Foi pesquisadora visitante da escola de Odontologia da Universidade da Pensilvânia (USA) de 2001 a 2003. Atualmente é professora titular, em regime integral do Centro Universitário Newton Paiva, onde exerce atividades de administração acadêmica, coordenando o Programa de Iniciação Científica da Instituição e a disciplina de Estágio Supervisionado IV do curso de odontologia. Também desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Periodontia, Inflamação e Dor e Terapêutica aplicada.

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, antiga EFOA (1988), especialista em Prótese pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, antiga EFOA (1991), mestre em Dentística Restauradora pela USP- Bauru (1996) e Doutor em Dentística restauradora pela UNESP-Araraquara (2001), Experiência na área de Odontologia com ênfase em Prótese e Dentística Restauradora. Atualmente é Avaliador Institucional e avaliador de Curso do MEC/INEP. Professor titular, em regime integral do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva.

Profa. Dra. Keli Bahia Felicíssimo Zocratto

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG (1998). Especialista em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO (2002). Mestre em Saúde Pública, área de concentração Políticas de Saúde e Planejamento pela Faculdade de Medicina de Universidade Federal de Minas Gerais - FM-UFMG (2002). Doutora em Saúde Pública, área de concentração Epidemiologia pela FM-UFMG (2007). Professora titular, em regime integral do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva. Experiência na área de saúde pública, epidemiologia e biossegurança.

Prof.(a) Dr.(a) Veridiana Salles Furtado de Oliveira

Graduada em Odontologia pela Universidade de Marília – UNIMAR (1992), Residência Odontológica no setor de Odontopediatria do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru – CENTRINHO, Mestre e Doutora em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (1995-2002). Professora titular, em regime integral do curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva. Experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Odontopediatria, Ética, Bioética e Odontologia Legal.

Compete ao presidente do NDE convidar e presidir as reuniões, com direito a voto, inclusive o de qualidade; representar o NDE junto aos órgãos da instituição; coordenar a integração com os demais colegiados e setores da instituição; e submeter ao Colegiado do curso os processos de concepção e atualização do Projeto Pedagógico. Para efetiva atuação dos membros do NDE nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, eles lideram as seguintes comissões: científica, biossegurança, extensão e avaliação.

12.3.1) COMISSÃO CIENTÍFICA

COORDENADOR: Veridiana Salles Furtado de Oliveira PROFESSORES INTEGRANTES:

Cinthia Mara da Fonseca Pacheco Diele Carine Barreto Arantes

Suzana Coulaud da Costa Cruz Miranda José Flávio Batista Gabrich Giovannini MISSÃO:

Estimular a prática da Odontologia baseada em evidências científicas, utilizando tal filosofia como uma das norteadoras do processo ensino / aprendizagem durante a graduação. Praticar a inter e a multidisciplinaridade estimulando o intercâmbio entre as diversas áreas da Odontologia e entre as demais áreas da Saúde na construção do trabalho científico.

OBJETIVOS:

• Avaliar e propor projetos de pesquisa baseados nos princípios norteadores do projeto pedagógico do Curso de Odontologia.

• Avaliar periodicamente o andamento das pesquisas desenvolvidas pelo Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva.

• Estimular as ações de pesquisa articuladas às atividades acadêmicas de ensino e extensão, norteadas por princípios éticos e bioéticos.

• Estimular a participação dos acadêmicos do curso de Odontologia no Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva.

• Promover e facilitar a execução de estudos experimentais durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso.

• Estimular a participação dos acadêmicos do curso de Odontologia, com apresentação de trabalhos científicos, em eventos, congressos e jornadas. • Orientar e estimular os acadêmicos para a publicação de trabalhos científicos

em periódicos relacionados.

• Orientar os acadêmicos do Curso de Odontologia quanto às questões relacionadas ao envio de projetos de pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Newton Paiva.

METAS:

• Trabalhar em parceria com a Coordenação da Iniciação Científica visando aumentar o número de projetos de pesquisa do curso de Odontologia no Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva;

• Promover um encontro informativo para os alunos que cursam o TCC , objetivando esclarecer dúvidas quanto ao envio de trabalhos ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Newton Paiva;

12.3.2) COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA COORDENADOR: Adriana Maria Vieira Silveira PROFESSORES INTEGRANTES:

Diele Carine Barreto Arantes Keli Bahia Felicíssimo Zocratto

Ana Cristina Rodrigues Antunes de Souza Jomar Becher dos Passos

Patrícia Vieira dos santos Mazzucca Drabovicz MISSÃO:

Implementar ações voltadas para a prevenção, a minimização ou a eliminação de “riscos” inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

OBJETIVOS:

• Avaliar os riscos à segurança do trabalho, no que se refere a manipulação dos seres vivos, contaminação por material biológico, químicos, cirúrgicos e destinação de resíduos;

• Avaliar os riscos ergonômicos, riscos físicos e riscos de acidentes da comunidade acadêmica;

• Orientar o corpo docente e discente nas questões relacionadas à biossegurança;

• Coibir atos ou procedimentos dentro do Campus que exponha à riscos a integridade física dos alunos, professores, funcionários, prestadores de serviços e visitantes.

METAS:

• Criar mecanismos para o controle e/ou eliminação dos riscos nos diversos ambientes da instituição;

• Promover treinamento para os funcionários envolvidos nas atividades de risco; • Promover seminários sobre biossegurança;

• Implementar procedimentos para a coleta e descarte dos resíduos biológicos, químicos e cirúrgicos.

12.3.3) COMISSÃO DE AVALIAÇÃO COORDENADOR: Geraldo Magela Pereira PROFESSORES INTEGRANTES:

Diele Carine Barreto Arantes

José Flávio Batista Gabrich Giovannini Júnia Noronha Carvalhais Amorim Santuza Maria Souza de Mendonça MISSÃO:

O processo avaliativo, como ação processual comprometida com o contexto atual, busca gerar resultados referentes ao desenvolvimento acadêmico do aluno.

OBJETIVO:

• Criar, analisar, orientar e diversificar os instrumentos avaliativos, permitindo o desenvolvimento de uma avaliação na perspectiva formativa objetivando a formação do indivíduo profissional, responsável e ético, consciente dos seus direitos e deveres, capaz de intervir, acrescentar e transformar o espaço de trabalho a que aspira e/ou em que atua.

METAS:

• Definir e terminar a criação do sistema de avaliação das clínicas integradas, informatizado;

• Elaborar propostas de atuação para a melhoria da avaliação teórica-prática de todo o processo ensino-aprendizado;

12.3.4) COMISSÃO DE EXTENSÃO

COORDENADOR: José Flávio Batista Gabrich Giovannini PROFESSORES INTEGRANTES:

Adriana Maria Vieira Silveira Diele Carine Barreto Arantes Geraldo Magela Pereira

Júnia Noronha CarvalhaisAmorim Marcelo Antunes Carneiro

Santuza Maria Souza de Mendonça Veridiana Salles

MISSÃO:

Estímulo às ações extensionistas articuladas às atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, norteadas por princípios éticos e envoltos pela responsabilidade social da prática odontológica.

OBJETIVOS:

• Avaliar periodicamente os projetos extensionistas desenvolvidos pelo curso de odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, fazendo os ajustes necessários às necessidades acadêmicas e sociais.

• Avaliar e propor projetos extensionistas baseados nos princípios norteadores do projeto político-pedagógico do Curso de Odontologia

• Estimular a participação responsiva da comunidade acadêmica nos projetos extensionistas.

METAS:

• Execução de todos os projetos extensionistas selecionados para serem realizados no período;

• Atualizar os meios de divulgação dos projetos extensionistas do Curso de Odontologia.

12.4) CORPO DOCENTE

O corpo docente do curso de Odontologia é composto por professores qualificados, os quais além das atividades docentes exercem atividades profissionais diversas.

CORPO DOCENTE

Nome Titulação Disciplina(s)

Adriana Maria Vieira Silveira Doutora

3ª Ciências Odontológicas Articuladas 4ª Ciências Odontológicas Articuladas Odontologia Laboratorial IV

Ana Carolina Dupim Souza Mestre 2ª Ciências Odontológicas Articuladas

Ana Cristina Rodrigues

Antunes Doutora

6ª Ciências Odontológicas Articuladas Anatomia de cabeça e pescoço

Odontopediatria e Ortodontia I e II Cinthia Mara da Fonseca

Pacheco Doutora

1ª Ciências Odontológicas Articuladas Estágio Supervisionado IV

Daniela Cotta Ribeiro Doutoranda Patologia Humana (virtual)

6ª Ciências Odontológicas Articuladas

Daniela Goursand de oliveira Doutora

Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado IV

Tópicos de Estudos em Odontologia I

Diele Carine Barreto Arantes Doutora 1ª Ciências Odontológicas Articuladas Trabalho de Conclusão do Curso

Edênia Santos Garcia Oliveira Especialista 6ª Ciências Odontológicas Articuladas

Edson Antônio ferreira Doutor

Anatomia Humana

6ª Ciências Odontológicas Articuladas 7ª Ciências Odontológicas Articuladas Elias Borges N. Júnior Doutor Farmacologia Aplicada à Odontologia

Fisiologia Humana

Emmerson Moisés Reis Doutor

Odontologia Laboratorial VI

5ª Ciências Odontológicas Articuladas Trabalho de Conclusão do Curso

Geraldo Magela Pereira Doutor

Odontologia Laboratorial I

3ª Ciências Odontológicas Articuladas 4ª Ciências Odontológicas Articuladas 7ª Ciências Odontológicas Articuladas Trabalho de Conclusão do Curso

Graziella Trindade Clemente Doutora

Embriologia e Histologia Dental

Citologia Histologia e Embriologia Humana

Gustavo Assis de Paula Doutorando 4ª Ciências Odontológicas Articuladas 5ª Ciências Odontológicas Articuladas Jomar Becher dos Passos Doutor Microbiologia Oral

José Flávio Batista Gabrich

Giovannini Mestre

2ª Ciências Odontológicas Articuladas 4ª Ciências Odontológicas Articuladas 5ª Ciências Odontológicas Articuladas Odontologia Laboratorial III

Trabalho de Conclusão do Curso

Juliana de Souza Silva Mestre

2ª Ciências Odontológicas Articuladas 3ª Ciências Odontológicas Articuladas Odontologia Laboratorial V

Júlio César Tanos de Lacerda Mestre 3ª Ciências Odontológicas Articuladas 6ª Ciências Odontológicas Articuladas

Júnia Noronha Carvalhais

Amorim Doutora

1ª Ciências Odontológicas Articuladas 2ª Ciências Odontológicas Articuladas Trabalho de Conclusão do Curso

Keli Bahia Felicíssimo Zocratto Doutora

Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado III Estágio Supervisionado IV

Tópicos de Estudos em Odontologia II Tópicos de Estudos em Odontologia III Trabalho de Conclusão de Curso

Marcelo Antunes Carneiro Mestre

1ª Ciências Odontológicas Articuladas 2ª Ciências Odontológicas Articuladas Trabalho de Conclusão de Curso Maria das Graças Cruz Najar Doutora 5ª Ciências Odontológicas Articuladas

Maria Luiza da Matta Felisberto

Fernandes Doutoranda

Tópicos de Estudos em Odontologia I Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado IV

Odontopediatria e Ortodontia I e II Maria Regina Velásquez

Santos Mestre

Tópicos de estudos em odontologia IV (virtual)

Michelyne Sidney Castro Faria Doutora Genética Humana (Virtual)

Nívea Aparecida Reis Mestre

1ª Ciências Odontológicas Articuladas 2ª Ciências Odontológicas Articuladas Odontologia Laboratorial III

Patrícia Vieira dos Santos

Mazzucca Drabovicz Mestre

4ª Ciências Odontológicas Articuladas 5ª Ciências Odontológicas Articuladas Odontologia Laboratorial IV

Renato Sathler Avelar Doutor Fisiologia Humana Roberta Dias Rodrigues Rocha Doutora Imunologia

Roberto Brígido de Nazareth

Pedras Mestrando

7ª Ciências Odontológicas Articuladas Odontologia Laboratorial II

Trabalho de Conclusão de Curso

Rodrigo Rodrigues Amaral Mestre

1ª Ciências Odontológicas Articuladas 3ª Ciências Odontológicas Articuladas 4ª Ciências Odontológicas Articuladas

Santuza Maria Souza de

Mendonça Mestre

Estágio Supervisionado IV

1ª Ciências Odontológicas Articuladas Trabalho de Conclusão de Curso Sonaly Cristine Leal Doutora Química das Macromoléculas

Bioquímica e Metabolismo (virtual) Suzana Coulaud da Costa Cruz Doutoranda Odontopediatria e Ortodontia I e II

7ª Ciências Odontológicas Articuladas Takeshi Kato Segundo Doutor 4ª Ciências Odontológicas Articuladas

Veridiana Salles Doutora

Metodologia Científica

Legislação e Ética Profissional Odontopediatria e Ortodontia I e II Estágio Supervisionado IV

Trabalho de Conclusão de Curso Vladimir Reinar Augusto de

Souza Noronha Doutorando 2ª Ciências Odontológicas Articuladas

COORDENAÇÃO

Nome Titulação

Diele Carine Barreto Arantes Doutora

COORDENAÇÃO DE CLÍNICAS E LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS

Nome Titulação

CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA O ENSINO

Nome Titulação

Fernanda Amaral Ferreira Pedagoga, Terapeuta Ocupacional e Especialista da Educação

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 83-96)

Documentos relacionados