• Nenhum resultado encontrado

PROJETOS E PROGRAMAS EXTENSIONISTAS

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 75-79)

Na intenção de aderir a uma linha padrão, adotamos como norteadora a conceituação de Extensão Universitária, definida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas (1987).

Esse conceito foi básico para o desenvolvimento do Plano Nacional de Extensão que explicita sua praxis nos princípios da indissociabilidade e ação transformadora, com interação social e interdisciplinaridade.

A Extensão é parte indispensável do pensar e do fazer universitários. Nesse sentido, a Extensão Universitária deve se constituir como prática acadêmica que objetiva articular a Universidade, em suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade.

De acordo com a realidade do Centro Universitário Newton Paiva e com o objetivo de propor uma gestão coerente com sua conceituação, foram definidas as ações que fazem parte do pilar Extensão Universitária, seguindo a classificação constante no Plano Nacional de Extensão e adotada pelo Censo de Educação Superior INEP/MEC. São elas:

• Programas;

• Projetos vinculados ou não aos programas; • Cursos de Extensão;

• Eventos;

• Prestação de Serviço; • Produções e Publicações.

Procuramos estabelecer parcerias comprometidas com a missão de formar cidadãos críticos, capazes de pensar, entender os problemas do cotidiano e buscar soluções para os mesmos. Capazes de situar-se diante de suas necessidades e ofertas, de construir o seu conhecimento com qualidade e de transformar as realidades negativas em oportunidades empreendedoras e de sucesso.

Por meio dessas parcerias os alunos realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios, tendo como base a lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que esclarece conceitos importantes:

• Estágio: é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

• Estágio obrigatório: é o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma.

• Estágio não obrigatório: é uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Extensão no curso de Odontologia

Nesse contexto, no curso de Odontologia, a extensão é concebida como prática indissociável do ensino, articulada por meio dos programas e projetos. São eles: • Grupo de Estudos em odontologia – é uma atividade interdisciplinar de interlocução

de conhecimentos entre alunos de graduação e o corpo docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva envolvendo disciplinas básicas, estruturantes e de aplicação.

• Atenção Odontológica à Comunidade Acadêmica - realizar atendimento clínico odontológico da comunidade acadêmica ( funcionários, docentes, discentes e parceiros do curso de Odontologia) do Centro Universitário Newton Paiva. Esse projeto engloba quatro atividades: atenção básica; endodontia, clínica de bebês e atendimento à pacientes com câncer referendados do Instituto Mário Penna.

• Projeto de parceira com IPSEMG – Estágio observacional em várias áreas de atuação da odontologia no Centro Odontológico do Instituto da Previdência Social do Estado de Minas Gerais.

• Projeto “Posso Ajudar” – Integrar os alunos dos primeiros períodos com as atividades de atendimento odontológico da odontopediatria.

• Projeto “Sala de espera” – Aproveitar o momento da sala de espera para fazer educação em saúde com os pacientes, melhorando a qualidade do atendimetno odontológico.

Diante das várias e constantes mudanças no mercado de trabalho, das inovações na área e da complexa tecnologia disponível, torna-se necessária e relevante a prática laboratorial. Laboratórios bem equipados, com instrumental de ponta são hoje essenciais para o ensino dos conteúdos do Curso de Odontologia.

No cotidiano acadêmico, os laboratórios instrumentalizam e dinamizam a prática docente e a aprendizagem de um aluno cada vez mais exigente e consciente de suas possibilidades.

A seguir será realizada uma descrição sumária das clínicas e laboratórios do Centro Universitário Newton Paiva e Hospital conveniado.

4º ANDAR

1- SALA DOS COMPRESSORES 2- ALMOXARIFADO 3º ANDAR 1 - SALA DE ESPERA 2 - ESCOVÓDROMO 3 - LABORATÓRIO DE APOIO 4 - VESTIÁRIO DOCENTE 5 - CLÍNICA ODONTOLOGIA Nº 1

5.1 - ESPAÇO PARA ATENDIMENTO AOS ALUNOS 5.2 - SALA DE HIGIENIZAÇÃO DE INSTRUMENTAL 5.3 - SALA DE SECAGEM

5.4 - SALA DE PROCESSAMENTO RADIOLÓGICO 5.5 - SALAS DE RAIOS – X

5.6 - ALMOXARIFADO DA CLÍNICA

5.7 - SETOR DE ATENDIMENTO CLÍNICO (26 CONSULTÓRIOS) 6 - CLÍNICA ODONTOLÓGICA Nº 2

6.1 - ESPAÇO PARA ATENDIMENTO AOS ALUNOS DAS CLÍNICAS Nº2 E Nº3 6.2 - SETOR DE SECAGEM DE INSTRUMENTAL

6.3 - SETOR DE LAVAGEM E EXPURGO

6.5 - DUAS SALAS DE RAIOS – X

6.6 - ALMOXARIFADO DAS CLÍNICAS Nº2 E Nº3

6.7- SETOR DE ATENDIMENTO CLÍNICO (26 CONSULTÓRIOS) 7 - CLÍNICA ODONTOLÓGICA Nº 3

7.1 - SALA DE SECAGEM DE INSTRUMENTAIS 7.2 - SALA DE LAVAGEM E EXPURGO

7.3 - SALA DE PROCESSAMENTO RADIOLÓGICO 7.4 - DUAS SALAS DE RAIOS – X

7.5 - SETOR DE ATENDIMENTO CLÍNICO (26 CONSULTÓRIOS) 8 – BLOCO CIRÚRGICO

8.1 - SALA DE SECAGEM DE INSTRUMENTAIS 8.2 - SALA DE LAVAGEM E EXPURGO

8.3 - DUAS SALAS DE RAIOS – X

8.4 - SETOR DE ATENDIMENTO CLÍNICO (3 CONSULTÓRIOS)

2º ANDAR

1 - CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

1.1- SALA DE ENTREGA DO MATERIAL PARA SER ESTERILIZADO 1.2 - SALA DE ENTREGA DO MATERIAL ESTERILIZADO

1.3 - SALA DE LAVAGEM, EXPURGO E SECAGEM 2 - SALA DE ESPERA 01

3 - COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E SETOR DE TRIAGEM 3.1 - ALMOXARIFADO

4 - RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA E IMAGINOLOGIA 4.1 - UMA SALA DE RECEPÇÃO

4.2 - UMA SALA PARA LAUDOS COM COMPUTADORES 4.3 – UMA SALA DE ESTUDOS

4.4 - DUAS SALAS DE RAIOS – X DIGITAL 4.5 - UMA SALA DE RAIOS - X DIGITAL 5 - LABORATÓRIO DE INTERPRETAÇÃO 6 - LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR 1 7 - LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR 2 8 - LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR 3

PERIFÉRICOS (OUTROS PRÉDIOS) 1 – LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA HUMANA 2 - LABORATÓRIOS DE MICROSCOPIA 3 - LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA 4 – LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 5 – LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

HOSPITAL

1 – HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 75-79)

Documentos relacionados