• Nenhum resultado encontrado

ESTÍMULO A ATIVIDADES ACADÊMICAS

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 79-83)

11.1) Iniciação Científica

As sociedades e suas diferentes culturas têm contribuído para a elaboração de vários inventos e procedimentos técnicos frutos das pesquisas que são desenvolvidas por meio dos diversos tipos de métodos ao longo da história. Nessa longa jornada que deve ter começado nos primórdios da organização dos seres humanos nas comunidades primitivas, com a transformação de pedras lascadas em pedras polidas e, depois, dos metais em ferramentas e armas, os experimentos ganharam poder e chegaram ao século XXI com status de ciência.

A Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva, originada em 1999 (Resolução no. 2/CONSEPE/99, de 15 de abril), vem produzindo desde então uma série de pesquisas reconhecidamente importantes nas diversas áreas do conhecimento e nos diversos campos do saber. As pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos são geralmente apresentadas em eventos científicos, alguns deles de âmbito nacional e internacional.

Como princípios norteadores das pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica existem três critérios fundamentais para a realização da pesquisa:

•• Critério de Relevância Social – priorizar as demandas da sociedade no presente. •• Critério de Relevância Científica – procurar alcançar rigor teórico e metodológico, evitando “modismos” ou posições nostálgicas.

•• Critério de viabilidade – adequar a pesquisa ao tempo e recursos disponíveis. O curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva desenvolve atividades de pesquisa científica no programa de iniciação científica. Cinco projetos de pesquisa já foram ou estão sendo desenvolvidos:

• “Investigação de tumores em maxila e mandíbula de camundongos “knouck-out” para p53 e ptc” coordenado pela Profa. Dra. Diele Carine Barreto Arantes

• “Adição de agentes antimicrobianos a um cimento odontológico” coordenado pelo Prof. Emílio Akaki

• “Influência da microestrutura e da composição química na densidade óptica de resinas compostas em restaurações odontológicas” coordenado pelo Prof. José Flávio Gabrich Giovannini.

• “Efeito das técnicas de microabrasão no esmalte dentário: estudo em infrared e microscopia eletrônica de varredura” coordenado pelo Prof. Geraldo Magela Pereira. • “Ambiente virtual para interpretação de estruturas anatômicas em técnicas radiográficas intrabucais para qualificação do atendimento a pacientes” coordenado pela Profa. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães e com a participação da Profa. Claudia Borges Brasileiro.

• “Fluorose dentária: prevalência e impacto social da lesão” coordenado pela Profa. Keli Bahia Felicíssimo Zocratto.

• “O uso de glóbulos homeopáticos em crianças e o risco de cárie dental“ Coordenado pela Profa. Santuza Maria Souza de Mendonça.

11.2) Atividades/Eventos do curso

O Curso de Odontologia proporciona a efetividade de vários eventos pedagógicos que visam inserir o aluno em atividades práticas colocando-o em contato com o mercado de trabalho e a comunidade sócio-acadêmica.

Projeto Interdisciplinar

O Centro Universitário Newton Paiva tem definido seu processo educacional centrado no aluno, sujeito de seu processo de aprender, ator principal na aquisição e domínio do saber historicamente acumulado, capaz de analisar, recriar, criar e elaborar.

Neste enfoque, o professor é visto como um organizador do processo educacional e dispõem de estratégias, métodos e técnicas que possibilitem a socialização do

conhecimento tornando-se um facilitador das condições de aprendizagem de forma crítica, criativa, participativa e coletiva.

Os projetos pedagógicos dos cursos presenciais de graduação da Newton Paiva têm como princípios pedagógicos a contextualização, integração a flexibilidade e a interdisciplinaridade e estão organizadas em blocos de disciplinas semestrais. O sistema de bloco de disciplinas de forma organizada em uma seqüência pedagógica recomendada contribui para garantir a interdisciplinaridade tendo em vista a possibilidade de articulação de um bloco de disciplinas com o outro e entre cursos da mesma área de conhecimento.

A interdisciplinaridade no contexto dos Cursos de Graduação é entendida como ato de troca, de apreensão global da informação, processo de transformação, compreensão da complexidade do saber e da sua multidimensionalidade.

Assim, como uma Instituição madura, consolidada naquilo que faz apresenta uma proposta para os seus projetos interdisciplinares que levem em conta:

I. Maior participação e envolvimento de seu corpo discente;

II. Ensino participativo, que efetivamente permita a pesquisa em grupo, orientada, estimule a competição pela excelência e qualidade e conectado com o mundo externo e do trabalho;

III. Que possibilite a disseminação do conhecimento entre a turma, curso e demais cursos da mesma área de conhecimento;

IV. Que valorize os trabalhos e estudos, premiando o melhor aluno de cada uma das turmas e curso;

Desta forma, torna-se necessário um evento que reúna condições para o cumprimento da audaciosa proposta para um CENTRO UNIVERSITÁRIO que almeja galgar um ensino de qualidade firmemente posicionado em bases da pesquisa inicial de seus alunos ampliando o conhecimento para a sua comunidade.

Um evento deverá reunir a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, profissionais e convidados das várias áreas de conhecimento constituindo- se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica de cada área de atuação do CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Prova de Proficiência Profissional – Formação Geral e Conteúdo Específico

Semestralmente os alunos do Centro Universitário Newton Paiva realizam a PROVA DE PROFICIÊNCIA PROFISSIONAL – Formação Geral que aborda os temas

transversais para a formação geral do ENADE, Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância e inclusão; exclusão e minorias; Biodiversidade; ecologia; mapas sócio e geopolítico; globalização; Arte cultura e filosofia; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa e desenvolvimento sustentável; Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; Relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); vida urbana e rural; Relações de gênero; Inclusão / exclusão digital; democracia e cidadania; violência; terrorismo; Avanços tecnológicos, inclusão/exclusão digital; diferentes mídias e tratamento da informação; Vida urbana e rural; Relações de trabalho; Tecnociência e Propriedade intelectual, conforme Portaria INEP nº 125 de 24 de junho de 2009.

A PROVA DE PROFICIÊNCIA PROFISSIONAL - Conteúdo Específico, contempla o conteúdo de formação específica profissional de cada curso, de acordo com as Diretrizes Curriculares do curso de Odontologia e também considerando a Legislação que norteia o Exame Nacional dos estudantes.

Aula Inaugural

No início de cada semestre letivo, a coordenação do curso de Odontologia apresenta a Estrutura Curricular do Centro Universitário Newton, perspectivas da profissão, áreas de atuação e o papel da Odontologia no contexto empresarial.

Eventos específicos do curso

O curso de Odontologia desenvolve eventos técnico e científicos tais como:

- Simpósio Integrado do Curso de Odontologia iniciativa dos alunos nos últimos períodos do curso. O Evento tem como objetivo promover a atualização nas diversas áreas do conhecimento em Odontologia, sendo estendido aos alunos de graduação, pós-graduação e profissionais atuantes no mercado de trabalho, de forma a promover a troca de experiências, com base em conhecimento clínicos e científicos.

- Jornada Odontológica, iniciou-se em 2011 sendo realizada no mês de outubro. Tal atividade tem como objetivo a criação de uma cultura científica no curso de Odontologia integrando docentes e alunos e estimulando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

- Avaliação diagnóstica do curso de Odontologia. Tal atividade tem como objetivo diagnosticar, através de uma ferramenta de avaliação discente, as falhas e qualidades do processo ensino-aprendizagem do curso de odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

11.3) Eventos Institucionais

Aula Magna

Evento semestral com o objetivo de recepcionar os alunos ingressantes no Centro Universitário Newton Paiva com abertura realizada pelo reitor, presença de palestrante renomado e momento cultural. Durante o evento premia-se o aluno que obteve o melhor desempenho no 1° semestre do curso. O prêmio consiste na entrega de “Certificado de Honra ao Mérito” na solenidade semestral, denominada Aula Magna, com a presença dos familiares dos alunos premiados.

Trote Solidário

O projeto Trote Solidário consiste no primeiro momento na realização do Trote Solidário para todos os alunos iniciantes de cada semestre letivo que são recebidos pelos alunos do 2º período. A atividade acontece geralmente em sala de aula, onde é desenvolvida uma ação orientada com dinâmica de integração, junto aos coordenadores de cursos e do Centro de Excelência para o Ensino, finalizando com a doação de alimentos não perecíveis. Os demais alunos e funcionários também serão convidados a participar das doações.

Conexão, Conhecimento e Mercado

O Conexão, Conhecimento & Mercado, promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva é um programa de palestras que traz - com exclusividade para os alunos, professores e parceiros da Newton - profissionais de sucesso e renome internacional de diversas áreas. O objetivo do projeto é proporcionar aos participantes uma interface direta com o mercado e com o que há de mais atual e importante em cada profissão. Esta é mais uma iniciativa do Centro Universitário que forma o acadêmico para o mercado.

No documento Projeto Pedagógico do Curso Odontologia (páginas 79-83)

Documentos relacionados