• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE 6 – ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA

Em muitos projetos visando a melhoria das escolas, tem-se proposto a introdução de inovações pedagógicas específicas, tais como novos currículos ou manuais escolares diferentes, procurando aumentar a capacidade de cada escola em lidar com a mudança. Reconhece-se, contudo, que essas iniciativas não conduzem necessariamente a modificações das práticas de sala de aula.

Uma das razões apontadas em inúmeras escolas como sendo de capital importância para o sucesso das tentativas de aperfeiço- amento das práticas pedagógicas tem a ver com a possibilidade de os professores poderem ver os colegas em ação. É mediante a partilha de experiências que os professores se podem ajudar uns aos outros, a exprimir dúvidas e aprendizagens, a articular estratégias e intervenções.

Para melhorar a prática, é importante, pois, observar o modo como os colegas dão as suas aulas. Essa observação terá de focalizar-se nos detalhes das suas práticas.

Por exemplo:

- Os materiais que utilizam.

- O modo como, inicialmente, se apresenta o que vai ser trabalhado na aula. - Se fazem frequentemente perguntas, e de que modo as fazem.

- Se encorajam as trocas de sugestões e de apoio entre os alunos. - Se recorrem ao trabalho em pequenos grupos.

- Como felicitam os alunos pelo seu esforço e pelos seus resultados. - De que modo ajudam os alunos a registar e a rever o que aprenderam.

- O ambiente da aula, particularmente o modo como os alunos se relacionam entre si. - O apoio que dão aos alunos com alguma dificuldade.

Esta atividade ajudá-lo-á também a desenvolver a suas capacidades de observação e de debate do seu trabalho com os cole- gas.

Reservar duas sessões, espaçadas entre si, para desenvolver esta atividade. Ela poderá constituir, ainda, o início de uma ofici- na para análise das práticas através da observação mútua de aulas.

1ª Sessão

Passo 1. Trabalhando sozinho, faça uma lista daquilo que esperaria ver numa boa aula. Depois de alguns minutos, contacte um colega e partilhem as vossas ideias sobre o assunto. Cada um de vós deve escutar atentamente o que o outro diz, para poder expô-lo a outros.

Passo 2. Conjuntamente com o seu parceiro, formem um grupo de trabalho com dois outros pares de colegas. Cada um dos elementos apresentará um curto resumo das ideias expressas pelo seu parceiro. O grupo de trabalho passará então a elaborar um pequeno número (cinco ou seis) de ‘indicadores’. Estes serão descrições do que se espera ver durante uma boa aula. Por exemplo:

- Fazem-se perguntas para ajudar os alunos a relacionar o tópico da aula com a sua experiência. - O professor felicita os alunos pelos seus esforços e resultados.

- Encorajam-se os alunos a falar uns com os outros sobre o seu trabalho. - Recorre-se a uma grande variedade de métodos pedagógicos.

Note-se que cada indicador se refere apenas a uma característica, e está expresso no presente do indicativo. E exprime clara- mente o que desejamos ver acontecer.

Passo 3. Pratiquem a observação em conjunto com a gravação vídeo de uma aula, apoiando-vos no “Guião para a observação de aulas com recurso ao vídeo”, em anexo.

Passo 4. Ainda no vosso grupo de trabalho, planeiem de que modos podem observar uma aula para recolher informações sobre cada um dos indicadores. Que tipo de informações detalhadas é possível recolher? Como nos podemos organizar para realizar as observações?

Passo 5. Trabalhando aos pares, cada professor tem a oportunidade de observar a(s) aula(s) do seu parceiro, orientando-se pelos indicadores. Selecionem apenas um ou dois indicadores como focos de observação (poderão apoiar-se na “grelha de ob- servação de sala de aula”, aqui proposta). Recordem-se que esta operação não é uma forma de avaliação. É uma maneira de se ajudarem mutuamente a refletir sobre a prática de ensino de cada um e sobre o modo como poderia ser melhorada.

Passo 6. Depois de terem observado as aulas, devem reunir-se em privado para falarem sobre elas. O observador é quem deve iniciar a conversa, com algum comentário positivo e construtivo, tal como:

- Obrigado por me ter deixado observar a sua aula. Gostei dela! - Gostei do modo como...

- Reparei que o colega... - Por que é que o colega... - Já pensou em...

- Alguns professores acham que é útil...

No fim do debate, acordem em alguns objetivos de desenvolvimento a atingir: um ou mais focos de aperfeiçoamento que dese- jam melhorar nas práticas pedagógicas de cada um de vós, os quais poderão ou não ser comuns.

2ª Sessão

Passo 7. Reúnam, agora, de novo, com o vosso grupo de trabalho inicial, bem como com todos os colegas da oficina de forma- ção. Partilhem e debatam os resultados das experiências realizadas e os objetivos acordados no trabalho em parcerias. Passo 8. Leiam o texto em anexo “Um quadro de referência para a melhoria do ensino”. Em pequeno ou grande grupo, deba- tam as linhas de força que mais vos chamaram a atenção, procurando, também, ter em conta as questões que se encontram no final do texto. Estabeleçam um calendário para a reflexão conjunta regular sobre as práticas.

Reflexão pessoal / questões para avaliação:

- Em que medida esta experiência ajudou a analisar os detalhes das práticas e a melhorar a partilha de ideias sobre o ensino e a aprendizagem?

- De que modo poderei prosseguir com este trabalho em parceria, para análise e desenvolvimento das práticas, numa base regular?

Material de apoio 1