• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE 5 OUVIR AS DIFERENTES VOZES*

Um dos aspetos mais importantes das escolas que conseguem encontrar respostas adequadas para todos os seus alunos é a qualidade das relações humanas. De facto, cada comunidade educativa não é mais do que um conjunto de pessoas, as quais constituem como que um mosaico muito complexo de diferentes perspetivas e visões sobre as próprias finalidades da educa- ção.

Para olhar a Escola como um Todo é necessário conhecer todas essas perspetivas e incorporá-las, como condição essencial para construir sentidos e propósitos comuns. Conseguir que todas as pessoas sintam a escola como sua e, assim, se sintam dispostas a contribuir para a sua melhoria, implica dar voz às diferentes vozes e, particularmente às denominadas ‘vozes escondidas’, nomeadamente daqueles alunos que enfrentam barreiras à sua participação e aprendizagem.

Usar estas vozes e analisá-las em conjunto, esforçando-se por encontrar formas de ultrapassar estas barreiras, constitui uma força propulsora para o desenvolvimento das escolas. Para tal, é necessário desenvolver estratégias que permitam que todas as pessoas da escola se possam expressar e que assegurem que todas sejam efetivamente ouvidas. Algumas das melhores formas de consegui-lo passam por:

- recolher as opiniões dos alunos sobre as aulas/atividades de aprendizagem e usá-las para melhorar o processo de planeamento das práticas;

- constituir grupos de alunos que atuem como investigadores, recolhendo dados úteis junto dos seus colegas e em toda a escola, desenvolvendo um trabalho de equipa, apoiado e assumido pela gestão da escola, e cujos resultados sejam utilizados pelos professores e direção nos planos de melhoria e desenvolvimento da escola.

Esta atividade dar-lhe-á, a si e aos seus colegas, uma oportunidade para se ‘pôr na pele’ de diversos intervenientes da comuni- dade educativa, defendendo diferentes pontos de vista e pondo em confronto as múltiplas perspetivas existentes. Possibilita, ainda, a construção colaborativa de novas ideias a sugerir à escola, no sentido da adoção de estratégias diversificadas para ouvir as ‘vozes escondidas’, bem como todas as outras, de uma forma sistemática e apontada para a melhoria das práticas. Poderá, ainda, proporcionar um espaço de planeamento da transposição da estratégia vivenciada para o contexto real da co- munidade educativa.

Passo 1. Organize, com os seus colegas um ‘jogo de papéis’ destinado a dar visibilidade e a trazer ao de cima as diferentes perspetivas existentes na comunidade educativa. Peçam a um aluno, a um professor ou formador ou a um elemento externo à escola que assume o papel de facilitador do debate.

Passo 2. Formem quatro grupos, entregando a cada pessoa um cartão com o papel que irá representar (aluno/a (A); professor/a ou educador/a ou outro agente educativo (P); pai/mãe ou encarregado de educação (EE); elemento da Direção ou outra lide- rança formal da comunidade educativa (D) ou, simplesmente, pedindo aos participantes que se distribuam, em igual número, por esses quatro grupos.

Passo 3. Em cada um dos pequenos grupos, preparem três perguntas que gostassem que os três restantes grupos respondes- sem. Formulem uma pergunta para cada um deles.

Passo 4. Disponham as cadeiras em quadrado, voltadas para o centro. Cada grupo deverá sentar-se nas cadeiras corresponden- tes a um dos lados do quadrado. Antes de iniciar o debate, o facilitador explica as regras do mesmo, pede a cada participante que assuma o seu papel, em função do grupo que representa e indica que, apesar disso, é aceitável que surjam diferentes pontos de vista no interior de cada grupo.

Passo 5. Desenvolvam um debate, a partir das perguntas formuladas, do seguinte modo: o facilitador pede que um dos grupos comece, questionando um dos outros grupos (por exemplo, A pergunta a P). O grupo inquirido, deve responder, através de um ou mais dos seus elementos. A partir da resposta dada os dois grupos poderão, então, debater o ponto focado, se considerarem necessário. Depois de ambos os grupos se terem podido pronunciar, o facilitador poderá ou não achar pertinente alargar esse debate, aceitando pequenas intervenções dos restantes dois grupos. Sempre que o debate estiver sem resolução e após perspe- tivas divergentes ou convergentes terem sido apresentadas, o facilitador diz ‘Congela’ e todos se calam para que ele faça uma síntese clarificadora sobre as diferentes perspetivas que foram expressas.

Passo 6. O facilitador passa a palavra ao grupo que foi anteriormente inquirido e pede que este questione um dos outros dois grupos (exemplo, P pergunta a EE) e o debate continua, procedendo-se da mesma forma que no Passo 5. O facilitador deve passar, sucessiva e alternadamente, a palavra a todos os grupos, de modo a que apresentem as suas perguntas aos restantes

três grupos. De cada vez, cada grupo apenas questiona um dos outros grupos, até que as quatro questões de todos os grupos se tenham esgotado.

Passo 7. Sintetizem e registem, em conjunto, as ideias expressas ao longo do debate, fazendo a distinção dos diferentes pontos de vista expressos. Listem, agora, os principais pontos críticos emergentes, que se possam constituir como focos de pesquisa para a continuação do debate ao nível deste grupo e da escola.

Passo 8. Ocupe alguns minutos a refletir, individualmente, sobre o que aconteceu no ‘jogo de papéis’: - Como assumi o papel que me foi atribuído? Com que efeitos?

- O que senti ao longo do debate? O que aprendi?

- Qual a utilidade desta atividade para a minha prática/escola?

Passo 9. Partilhem as vossas reflexões individuais, em pequeno grupo. Elaborem duas recomendações à vossa escola sobre procedimentos práticos para ouvir as ‘vozes escondidas’, de modo a dar visibilidade e boa utilização aos diferentes pontos de vista e preocupações dos alunos em relação à sua presença, participação e sucesso. Em seguida, façam o mesmo relativamente ao modo como se podem ouvir as diferentes vozes existentes na comunidade educativa, nomeadamente como trazer as vozes dos pais, ou de outros elementos da comunidade educativa, para o debate.

Passo 10. Apresentem as vossas recomendações ao grande grupo e combinem uma maneira de fazê-las chegar a toda a es- cola.

Reflexão pessoal / questões para avaliação:

- Que estratégias posso desenvolver para ouvir de forma mais sistemática as vozes dos alunos, usando-as para aperfeiçoar a minha prática e o trabalho com cada turma?

- Como dar nova voz aos pais/encarregados de educação, como colaboradores na tarefa educativa?

*Atividade inspirada numa estratégia desenvolvida por Susana Gonçalves no âmbito da ação de formação b-learning coordenada pelo ACIDI.IP Aprender e Cooperar na Diversidade.