• Nenhum resultado encontrado

2.3. Construção e Desenvolvimento do Projeto de Estágio

2.3.1. Componente de Apoio à Família

2.3.1.2. Atividades desenvolvidas

A Componente de Apoio à Família realiza-se todos os dias da semana, das 17:30-18h. Através de algumas reuniões e conversas informais com a diretora técnica, deu para entender os moldes em que estas atividades já funcionavam anteriormente.

(…) A estagiária foi informada das idades das crianças que estão nas quatro salas de Jardim

Heterogénea.C-2,3,4,5 anos e a Heterogénea.D-2,3,4 anos) para ser mais fácil adequar os jogos e dinâmicas. (…)

[Nota de Campo, 28-09-2016]

Existem temas que são trabalhados todos os meses e que vão variando, consoante as necessidades dos grupos em que vão ser inseridos.

(…) A estagiária teve uma conversa com a diretora técnica Marta onde lhe mostrou a sua planificação das atividades de novembro (…) Foram apresentados alguns jogos como por

exemplo, um bicho; qualidades e manias; concurso de talentos; receita de autoestima; escolhas positivas; descoberta de si mesmo; puzzle dos sentimentos entre outros. (…)

[Nota de Campo, 19-10-2016]

É dada relevância à parte social das crianças, para fornecer ferramentas que as ajudem a integrar-se melhor na sociedade e perceberem as regras sociais.

(…) Foi importante conviver com as crianças e deixa-las conheceram a estagiária, criando ligações para ser mais fácil realizar as atividades. (…)

[Nota de Campo, 17-10-2016]

Nalgumas situações a estagiária também teve dificuldade em interagir com as crianças, por exemplo na seguinte situação:

(…) Como estava vento e frio no recreio todos tinham de vestir os casacos. Um dos meninos

fez uma birra, gritando e agitando-se. Este menino recusava-se a vestir o casaco mesmo com a ajuda da auxiliar. Esta não o deixou ir para o recreio. A estagiária ficou a conversar com o menino na sala para entender o porquê da situação. (…)

Nestes casos foi importante perceber o ponto de vista da criança e estabelecer laços afetivos com ela ouvindo-a e dando-lhe a possibilidade de explicar o porquê do seu comportamento. Este episódio foi um dos muitos que possibilitou a estagiária estabelecer laços relacionais com as crianças.

Nas atividades da Componente de Apoio à Família os temas que ficaram delineados em reunião foram:

(…) Conhecimento de si e dos outros: Eu sou assim...por fora-características, valorização e autoestima; eu sou assim...por dentro-sentimentos, valores; de onde vim-família e pessoas importantes; escola/casa; diferenças culturais (…)

[Nota de Campo, 28-09-2016]

Estes mesmos temas vão ao encontro do Projeto Educativo da instituição e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (DGE,2016):

 Construção da identidade e da autoestima

 Independência e autonomia

 Consciência de si como aprendente

 Convivência democrática e cidadania (p.38)

Depois da definição dos temas para as CAF, houve reuniões com as auxiliares para se partilhar ideias e fornecer os materiais necessários.

(…) A estagiária teve uma conversa com a diretora técnica Marta para marcar a

planificação da componente de apoio à família e acertar todos os pormenores para quinta- feira haver reunião com as auxiliares para se explicar a planificação do mês e tirar algumas

dúvidas. (…)

(…) Houve reunião com a diretora técnica Marta, as auxiliares de Jardim de Infância e

a estagiária na sala de reuniões para explicar a planificação do mês de outubro das atividades socioeducativas. No decorrer, duas auxiliares demonstraram alguma resistência, não participando, possivelmente por ainda não terem contacto com este Projeto nos anos anteriores (…) Para além disso, uma das auxiliares sugeriu atividades do corpo humano para fazerem com as crianças mais velhas, tendo em conta a altura do dia, os participantes e toda a logística necessária para o bom desempenho. (…)

[Nota de Campo, 13-10-2016]

A ideia é cada sala ter as suas dinâmicas e jogos e a estagiária estar presente e apoiar. Quer isto dizer, as planificações de cada semana vão sendo adaptadas consoante as idades, o tipo de grupo e o próprio feedback das auxiliares e das educadoras. Nos dias em que acontecem as dinâmicas de grupo (atividades de grupo mais estruturadas), para além da auxiliar na sala, também se encontra a estagiária para ajudar com as crianças.

Portanto, para se planificar estas atividades tinha que se ter em conta diferentes livros para as histórias serem contadas e no final haver uma pequena reflexão; jogos relacionados com as temáticas para o mês que eram destinadas; dinâmicas de grupo para estimular o pensamento e motivar as crianças a darem a sua opinião e filmes para se consolidar o que se trabalhava durante aquele mês. Existiam quatro salas heterogéneas com diferentes idades e com o passar do tempo, foi necessário ajustes de acordo com o grupo que se trabalhava, a sua evolução para as atividades propostas e o comportamento ao final do dia/ disposição.

(…) Por ser o final do dia, a sala da Heterogénea B, um grupo de crianças mais novas,

estavam saturados e a estagiária acalmou-os, mas não houve ambiente apropriado para a realização da atividade, bem como as restantes da planificação da semana. Tem que se ter em atenção consoante as diferenças de idade deste grupo, a organização de atividades em relação às outras (…)

[Nota de Campo, 20-10-2016]

Alguns exemplos de atividades planeadas foram jogos com músicas, sobre o corpo humano, técnicas de relaxamento que obtiveram bons resultados ao final do dia, jogos para se conhecerem uns aos outros, para proporcionar mais autoestima, confiança, trabalho em equipa.

(…) Foi-lhes mostrado imagens do esqueleto humano para depois cada um desenhar dentro

do contorno do corpo da maneira que sabia. Os ossos foram colados com papel de revista e dobrados para dar relevo. Ficou um trabalho original e conseguiram ser criativos. (…) A

estagiária percebeu que as crianças estavam interessadas pelo assunto. Algumas já sabiam nomes de partes do corpo, possivelmente tiveram acesso a estas informações com os seus familiares. O trabalho conjunto resultou.

[Nota de Campo, 18-10-2016]

Um tema importante trabalhado foi o das emoções, para os colocar a pensar como se sentiam, criar situações menos agradáveis para ver como era a reação e ajudá-los a terem ferramentas para as ultrapassar da melhor forma. Outro tema foi o da família, onde se contruiu uma árvore genealógica e se fez o jogo da teia, para fortalecer os laços.

(…) No jogo “ Concurso de talentos”, a estagiária colocou uma música e juntou as crianças

em roda, onde explicou as instruções. Cada um fez a sua demonstração e no final conversaram e decidiram em conjunto que todos os participantes mereciam ganhar e foram criar cinco medalhas para cada um deles. (…)

[Nota de Campo, 09-11-2016]

(…) O jogo “ Escolhas positivas” foi realizado com cinco crianças. A estagiária juntou os

cartões com os nomes dos participantes num saco e cada um ficava com uma pessoa e tinha de dizer duas coisas boas da pessoa. A estagiária percebeu que as crianças entenderam que

era para todos se sentirem bem, no seguimento da atividade do dia anterior da autoestima compreenderam o que estava a ser trabalhado e ficaram mais unidos como grupo. (…)

[Nota de Campo, 16-11-2016]

(…) A dinâmica de grupo “ Puzzle dos Sentimentos” foi feita com oito crianças. A estagiária

dividiu a folha em oito quadrados para cada criança fazer o seu desenho sobre um sentimento. Estiveram todos a conversar e foi pedido às crianças para darem exemplos práticos de sentimentos que já tiveram. Foi curioso que a maioria fez desenhos sobre alegria / felicidade. (…)

[Nota de Campo, 29-11-2016]

Figura 3. Árvore Genealógica

Figura 5. Jogo da Teia

Figura 6. Jogo do Contorno

Documentos relacionados