• Nenhum resultado encontrado

A instituição onde o Estágio foi realizado C.A enquadra-se no Ensino Particular e Cooperativo. É uma entidade que tem serviços dirigidos à Educação de Infância – C.A - e também de acompanhamento e apoio à 3ª Idade – C.M.

Quanto ao meio social em que se insere, a estagiária dirigiu-se à C.A que é um Jardim-de- Infância privado situado no Parque das Nações, ao qual foi a escolha para a realização do

Estágio do Mestrado. (…)

[Nota de Campo reunião inicial, 01-09-2016]

A instituição está situada perto de grandes eixos rodoviários, com grandes áreas residenciais, serviços, equipamentos, infraestruturas urbanas, estacionamentos e zonas verdes, de forma a se valorizar mais o rio Tejo. Possui então um espaço urbano de elevada qualidade, onde o nível socioeconómico e cultural é médio-elevado. Existem ainda serviços de apoio, como comércio, restauração, escolas, hospital, clínicas médicas, farmácias, entre outros.

Este projeto nasceu de um forte interesse pela educação de infância, e tem como objetivo privilegiar uma intervenção consciente, refletida e promotora de autonomia, autoconfiança e autoestima das crianças. Assenta em estratégias educativas diversificadas com a visão de que a criança é motor da sua própria aprendizagem devendo o educador de infância observar, identificar, incentivar os seus conhecimentos, interesses e motivações. (Projeto Educativo, 2016-2019, p. 14)

A instituição iniciou o serviço à Comunidade do Parque das Nações em 2005, contando já com doze anos de funcionamento. Tem serviço nas valências de Creche (dos 4 meses aos 2 anos) e Jardim de Infância (entre os 3 e os 6 anos), com lotação total para 199 crianças. A C.A funciona durante os 12 meses do ano, das 8h00 às 19h30.

Na valência da Creche existem o Berçário A e B e cinco salas organizadas de acordo com as faixas etárias presentes. Uma copa de leites, uma instalação sanitária para as crianças, duas despensas para arrumos, uma instalação sanitária para os adultos e cacifos individuais para crianças/colaboradores.

A valência de Jardim de Infância é composta por quatro salas heterogéneas, duas instalações sanitárias para crianças, um sanitário para crianças com deficiência motora, uma despensa de arrumos e cacifos para crianças/colaboradores.

Nos espaços comuns existem o secretariado e os serviços administrativos, uma sala de reuniões, um gabinete da direção, outro para a direção técnica, o de qualidade e o gabinete médico, uma sala de isolamento/recobro, uma sala polivalente/ginásio, a sala de música, uma sala de convívio para os funcionários, um espaço exterior, o refeitório/bar, a cozinha, a lavandaria e 25 lugares de estacionamento no piso -1.

Na Figura.2 temos o organograma da instituição que tem de corpo docente uma diretora técnica, seis educadoras para a valência de Creche, quatro educadoras para a valência de Jardim de Infância e um professor de Educação Motora e Língua Inglesa. As restantes aulas de Educação Artística que compõem as atividades de enriquecimento curricular e as extracurriculares são dadas por professores externos (Ciência Divertida; Nutricientistas; EcoKids; Prol- Cabeça com ideias; Ballet; Judo; Tic; Yoga para crianças; ZumbaKids e Natação.)

No corpo não-docente existem 16 Técnicas de Ação Educativa (auxiliares), quatro administrativas, três colaboradores de higiene e limpeza, um médico e quatro enfermeiros comuns à C.M.

(…) É importante referir que dentro daquela instituição, os profissionais que existem

são Educadores de Infância, Psicólogos, Professores de disciplinas específicas, existe desde há pouco tempo uma Técnica de Educação Social que desempenha um papel diferente com as crianças, junto das educadoras e que veio dar mais apoio às crianças com necessidades educativas especiais que era uma parte que estava a faltar. Mas uma Licenciada em Ciências da Educação e a terminar o Mestrado em Educação e Formação, foi uma área que nunca receberam até à data. (…)

[Nota de Campo reunião inicial, 01-09-2016]

De acordo com a reunião inicial que foi feita no início de setembro de 2016 à diretora técnica,

(…) A reunião começou com um conjunto de perguntas que a diretora tinha para

fazer, sobre os objetivos concretos do mestrado, as competências da estagiária, o local exato onde deveria ser colocada a trabalhar para atingir as metas com sucesso. (…)

[Nota de Campo reunião inicial, 01-09-2016]

Quanto à organização das salas de Jardim de Infância que é onde incide a intervenção do Estágio, encontram-se divididas por áreas (biblioteca, casinha, garagem, jogos de chão e de mesa), para que as crianças possam estar divididas em cada uma delas a brincarem no que mais gostam. Os desenhos estão sempre presentes, com lápis de cor e de cera à disposição, bem como canetas de filtro para determinados trabalhos de contornos. Para além das folhas brancas para os desenhos, ainda existem imagens e revistas para o recorte e colagem e os musgamis de cores e brilhantes para serem colados.

Após dois meses de observações,

(…) Houve uma preferência das meninas para irem para a casinha imaginando as suas brincadeiras (…) na biblioteca onde imaginam que são professoras. Já os meninos pediram

logo para irem à garagem e para fazerem as suas construções nos legos.

[Nota de Campo, 27-09-2016]

Assim, o grupo das meninas é que adere mais aos recortes e colagens e a tudo o contém brilhantes, onde se divertem a criar cenários de princesas, das suas famílias e a elaborarem desenhos com as figuras geométricas que estão recortadas nos materiais. Já os rapazes, gostam mais do espaço da garagem, dos legos e das construções que fazem, baseando-se nos jogos que têm em casa.

As educadoras em cada sala fazem planificações semanais das suas atividades entregando-as à direção, de acordo com os temas previamente estipulados. Para a realização dos trabalhos manuais são necessários recursos materiais, como folhas, cartolinas, tintas, pincéis, adereços, brilhantes, limpa-cachimbos coloridos, massa de modelar, barro, entre outros.

(…) Surgiu a oportunidade de conversar com a educadora Matilde que explicou a

dinâmica da sala e da instituição, onde cada educadora, tem que planificar atividades semanais para serem aprovadas pela direção e que nesta altura a sua sala estava a trabalhar o “Eu” por haver pessoas novas dentro do grupo. Para Outubro, irão trabalhar o outono, o que

acontece na estação do ano, os frutos que aparecem, o São Martinho (convívio com a família), as vindimas com uma pequena demonstração na sala, as abóboras, depois vem a época do natal que é para se preparar a festa e em Janeiro irão falar sobre a cidade de Lisboa. (…)

A partir do documento do Projeto Educativo facultado pela diretora técnica, a valência da C.M do lar residencial, teve início em 1977 pela antiga gerência que era uma cooperativa de habitação e construção.

A C.M é também uma instituição privada com fins lucrativos e a sua principal missão é dar resposta à população sénior, promovendo a prestação de cuidados individualizados indo ao encontro das necessidades e expetativas dos residentes, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, inovação e humanização dos serviços, pois “(…) presta serviços permanentes e adequados à problemática do residente, contribuindo para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento.” (site da instituição)

Esta residência tem uma arquitetura moderna e adaptada às necessidades dos destinatários, num único piso com 1300 m2, sem escadas. Dispõe de três salas, (…) a estagiária foi conhecer com a diretora técnica (Marta) o lado dos idosos que é um lar residencial com 31 idosos, junto da diretora Maria. Foram-lhe mostradas as instalações, onde possuem uma sala de refeições, uma sala de estar e outra sala de atividades, dezasseis quartos (individuais, duplos e de casal). (…)

[Nota de Campo, 20-09-2016]

Cada quarto possui televisão, ar condicionado, camas com grades de proteção e colchões adaptados à geriatria, estores elétricos, telefone fixo e casa de banho privativa; duas casas de banho sociais para os residentes e outra para os funcionários; gabinete de enfermagem e médico; um escritório para a diretora técnica; uma cozinha e lavandaria e um jardim e portaria 24 horas.

O lar acolhe pessoas a partir dos 65 anos dependentes, semi-independentes e independentes, de ambos os sexos. Atualmente encontram-se 31 residentes ao todo do sexo feminino e masculino que (…) sofrem de demências, Alzheimer e fronto-temporal , portanto, para

algumas delas, existem certas perguntas que não conseguem responder (por serem memórias mais recentes). (…)

[Nota de Campo, 21-09-2016]

Tal como é apresentada na Figura.2, existe uma diretora técnica, uma médica que presta serviços duas vezes por semana, três enfermeiros, uma nutricionista, um professor de animação sociocultural, duas chefes de equipa, um cozinheiro, três ajudantes de cozinha, dezassete agentes de geriatria, duas colaboradoras de limpeza e estagiários da área de assistentes sociais e animadores socioculturais.

A C.M presta serviços de alojamento; cuidados médicos; higiene pessoal e banho assistido; limpeza geral; alimentação personalizada e adequada; cabeleireiro, manicura e pedicura; serviço completo de lavandaria; atividades ocupacionais; acompanhamento a consultas externas; serviço de cofre e fisioterapia. São realizadas atividades de animação e ocupação como por exemplo, comemoração de datas festivas, tardes de cinema, pintura e trabalhos manuais para os que conseguem realizar, ateliers de culinária, passeios ao exterior, idas ao teatro e visitas a museus. (site da instituição)

Os recursos materiais necessários incluem cadeiras de rodas, cadeiras de rodas de banho e andarilhos fornecidos pelos familiares dos utentes. Para a sala de estar, existem cadeiras, uma mesa, um quadro, canetas, um retroprojetor, um DVD, uma televisão e um sofá.

Assim, de uma maneira geral, os residentes e os seus familiares encontram-se satisfeitos com os serviços prestados, salientando à estagiária a vantagem de se realizarem visitas a qualquer hora.

(…) Disseram à estagiária que o lar é um local agradável, onde são bem tratadas e as senhoras que tratam delas são simpáticas. (…)

[Nota de Campo, 21-09-2016]

Documentos relacionados