• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES INTEGRATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS IMPACTOS

No documento Eixo 2 - Formação de professores (páginas 127-130)

Daniel Nunes1

Dara Claudia de Oliveira Ferrasso2

Clenio Lago3

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo, verificar o impacto das atividades integrativas, do curso de Educação Física da Unoesc/SMO, para a formação profissional de acadêmicos, egressos e professores do curso. Participaram 05 professores, 25 acadêmicos e 10 egressos. Para realizar a pesquisa, utilizou-se de entrevistas estruturadas, as quais buscavam questionar sobre os impactos exercidos pelas atividades propostas e sua utilização no ambiente escolar. Assim, percebeu-se que as atividades integrativas estão a um passo para a interdisciplinaridade e que têm contribuído significativamente, além de proporcionar momentos de experiência e diálogo, despertando a sensibilidade para questionar o modelo atual fragmentado da educação.

Palavras-chave: Diálogo. Interdisciplinaridade. Educação.

1 INTRODUÇÃO

Tendo consciência que o processo de formação de professores sofre em meio à fragmentação, disciplinarização dos conhecimentos, na maioria das vezes limitando-se à multidisciplinaridade, emerge a necessidade de atitudes e práticas didático-pedagógicas capazes de ultrapassar tais desafios, para que este círculo vicioso possa ser transformado em círculo virtuoso. A integração de disciplinas está contida na interdisciplinaridade e tem sua utilização como uma forma de desenvolver e trabalhar a integração e interação de diferentes conteúdos de uma determinada disciplina, ou até mesmo integrar disciplinas diferentes, mas que de alguma forma se encontram estudando determinado objeto (CARLOS, 2007).

Nesse sentido, com o objetivo de superar as barreiras impostas pela atual crise educacional, algumas atitudes e propostas de atividades para a formação superior, foram postas em práticas, essas, denominadas “Atividades Integrativas” no Curso de Educação Física/Licenciatura – Unoesc/SMO.

1 Graduando do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina de São Miguel do Oeste; danielns2007@

hotmail.com

2 Graduanda do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina de São Miguel do Oeste; ferrasso.dara@

hotmail.com

3 Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestre em Educação pela Universidade Federal

de Santa Maria; Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina de São Miguel do Oeste; clenio.lago@unoesc.edu.br

2 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Aos acadêmicos, um dos questionamentos, foi se os mesmos consideravam relevante a realização das atividades integrativas, obtendo unanimidade em resposta positiva, pois ressaltaram que estas agregam no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo os conhecimentos e compartilhando experiências.

Também buscou-se saber, se as atividades integrativas propostas, interferiram/interferem no aprendizado e formação dos mesmos, na qual os acadêmicos responderam acreditar que as atividade contribuem de forma positiva no decorrer do processo de ensino. Ainda, questionou- se aos acadêmicos, se eles acreditavam que as atividades integrativas, poderiam contribuir para a construção de atividades interdisciplinares no ambiente escolar. Os mesmos, afirmaram perceber as atividades como uma possibilidade de se trabalhar interdisciplinarmente, no ambiente escolar.

Em relação aos egressos, questionou-se como eles avaliavam as atividades integrativas que haviam sido desenvolvidas durante sua formação, obtendo dos mesmos, que as experiências trocadas entre as turmas era muito positiva, contribuindo para a entrada no ambiente escolar. Questionou-se também, se eles achavam importante a realização dessas atividades durante a graduação, bem como se estas eram passíveis de serem utilizadas no ambiente escolar. Os participantes ressaltaram ser de extrema importância a utilização dessas atividades, uma vez que o cotidiano escolar é disciplinar. A partir das experiências adquiridas, os mesmos puderam desenvolver atividades integrativas e interdisciplinares na escola, auxiliando para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e desenvolvendo o hábito do diálogo.

Aos professores, participantes e organizadores das atividades integrativas do Curso de Educação Física, da UNOESC/SMO, também foram feitos questionamento. Perguntou-se qual a perspectiva deles, do impacto que as atividades integrativas exerciam sobre seus alunos. Em suas respostas, estes expressaram que as atividades tem contribuição importante na formação, sendo através delas que se torna possível ampliar o campo do conhecimento e aprendizado. Afirmaram que as atividades integrativas são o caminho para a aproximação dos diversos conteúdos e disciplinas durante o curso.

Perguntou-se aos professores, se os objetivos propostos, para as atividades que estavam sendo desenvolvidas, foram alcançados, na qual os mesmo ressaltaram que todo o processo envolve objetivos bem definidos, como estratégias diversificadas e comprometidas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, entendendo também, que essas são um passo para uma atividade interdisciplinar. Neste sentido, a interdisciplinaridade é uma necessidade e uma consequência da

própria natureza do processo de projetar e da crescente necessidade de integração disciplinar, que se vai construindo à luz dos objetivos de um ensino menos fragmentado. É nesta base de experiência de ensino que é considerado essencial romper as fronteiras entre as disciplinas (FREIRE, 2011).

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao finalizar a pesquisa, percebeu-se que as atividades integrativas estão a um passo para a interdisciplinaridade e que têm contribuído de forma significativa na vida diária dos acadêmicos, egressos e professores, proporcionando momentos de experiência e diálogo, despertando a sensibilidade para questionar o modelo atual fragmentado da educação. Dessa forma, se faz importante seguir com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo curso de Educação Física, a fim de romper as barreiras impostas pela fragmentação do conhecimento.

REFERÊNCIAS

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 172

p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências – Instituto de Física, Instituto de Química)–Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2007.

FREIRE, M. Para uma diferente aproximação ao ensino do projeto de arquitetura paisagista. 2011. Tese (Doutorado)–Universidade de Évora, Évora, 2011.

No documento Eixo 2 - Formação de professores (páginas 127-130)