• Nenhum resultado encontrado

Atividades em rádio e T

Como realizar atividades fora do ambiente Seicho-No-Ie

4. Atividades em rádio e T

Cada vez mais a Seicho-No-Ie está ampliando suas formas de divul- gação do ensinamento, como TV, rádio, internet. Podemos ser convidados a realizar uma palestra na TV ou rádio ou, ainda, responder a perguntas de ouvintes e telespectadores. O preletor ou líder da iluminação precisa estar pronto também para este tipo de atividade.

A Seicho-No-Ie acredita que para melhorarmos o destino da humani- dade, devemos divulgar o poder criador das boas palavras, através de livros, revistas, transmissões em rádio e TV, assim como outros meios culturais.21

Listamos alguns itens básicos para que tenhamos sucesso também nessa forma de divulgação:

• Nos referimos ao espectador sempre no singular e todas as pala- vras e intenções devem sempre ser dirigidas para uma pessoa que não conhece nossa filosofia porque sempre teremos um especta- dor participando pela primeira vez com conhecimento intelectual diferenciado, na busca da Verdade.

• Não é aconselhável utilizar nossos termos habituais de uso comum para os adeptos veteranos. Termos como Meditação Shinsokan, quadro do Jisso, Torii, Cerimônia em Memória dos Antepassados etc. devem ser evitados ou, toda vez que forem mencionados, de- ve-se explicar como se nunca tivesse sido falado anteriormente. • Fazer exercícios de dicção e aquecimento de voz no dia da ativi-

dade e também minutos antes de entrar “no ar” (ver apostila CTP – Comunicação Verbal). Especialmente no rádio não temos a ima- gem, portanto nossa voz é a ferramenta fundamental; a voz não esconde nada, a precisão de nossa mensagem determina a com- preensão de quem acompanha o programa da Seicho-No-Ie. • Nas colocações, é preciso ser objetivo, mas fundamentar-se sem-

pre no ensinamento. Não deve haver insegurança, pois esta leva o espectador à incredulidade, dando fim a quaisquer formas de divulgação.

• A rádio e a TV não são associações locais, onde a relação entre orientador e o público participante acontece de forma direta, já que na associação é possível identificar o tipo de plateia e seus perfis. Nos programas de rádio e TV nós entramos nas casas das pessoas de diferentes níveis sociais, por isso devemos tomar cui- dado com colocações, piadas, termos chulos e vícios de linguagem. • Nós representamos o pensamento ético da organização, para tan- to, devemos estar alicerçados em todos os níveis de conhecimen- tos da atualidade.

• As dúvidas pessoais devem ser esclarecidas antes da entrevista ou gravação, pois o espectador não pode perceber qualquer inse- gurança enquanto o orientador passa o conhecimento. Quando realizamos uma atividade em rádio ou TV, o espectador tende a acreditar que fazemos aquilo todos os dias.

• No caso de transmissões para a TV, devemos nos trajar adequa- damente, como preletores e líderes da iluminação da Seicho-No- -Ie. Porém, a emissora pode trabalhar com recursos que não são favorecidos com determinadas cores de tecido. É bom certificar-se com antecedência para evitar transtornos.

Avaliação

1. Relacione a primeira coluna (cerimônia/prática) com a segunda (sentimento):

1 Purificação da mente Gratidão

2 Cerimônia em memória dos anjinhos

Para quem doa:

solidariedade, gratidão, mente natural e humildade para autocorrigir-se

Para quem recebe:

arrependimento, desejo de curar-se, convicção de que está salvo e retribuição 3 Cerimônia em memória dos antepassados Respeito e reverência 4 Cerimônia de remoção dos registros espirituais Arrependimento 5 Meditação Shinsokan de oração mútua Arrependimento e acolhimento

2. É importante que o preletor ou líder da iluminação escalado para uma palestra entre em contato com o presidente da associação local antes do evento? Por quê?

3. O que deve ter num bom roteiro de palestra? Assinale com “X” a(s) alternativa(s) correta(s):

a) ( ) Divulgação do livro-texto e outros artigos da Seicho-No-Ie. b) ( ) Histórias fictícias.

c) ( ) Explanação sobre a Imagem Verdadeira. d) ( ) Apenas relatos pessoais do orientador. e) ( ) Bastante leitura e pouca explanação.

f) ( ) Explanação sobre a aplicação das leis mentais para manifestação da Imagem Verdadeira.

g) ( ) Vídeos.

h) ( ) Relatos de experiência que ilustrem o que está sendo exposto. i) ( ) Atividades infantis, independente do público.

j) ( ) Práticas cotidianas do ensinamento.

k) ( ) Trabalho frente ao Movimento da Seicho-No-Ie. 4. Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso:

a) ( ) Recomenda-se que, ao conduzir a Meditação Shinsokan em público, o condutor adapte o texto do Canto Evocativo de Deus para o plural, representando o público.

b) ( ) Toda prática ou cerimônia deve ser precedida de explicação para preparar a mente dos participantes.

c) ( ) O professor Masaharu Taniguchi jamais incentivou os adep- tos a estudarem sobre temas da atualidade, pois sendo religiosos, devem apenas pesquisar sobre assuntos que versam sobre a Verdade absoluta de Deus.

d) ( ) Ao utilizar durante as palestras uma informação pesquisada fora das obras da Seicho-No-Ie, o preletor / líder da iluminação deve mencionar a fonte, de forma que fique claro que este é o posiciona- mento daquela pessoa / instituição emissora.

e) ( ) Ao invés de perder tempo pensando no motivo de ter associa- ção local vazia, os líderes devem contribuir para deixá-la cheia, levando um novo adepto a cada reunião e incentivando-os a fazer o mesmo. f) ( ) Ao utilizar um livro-texto, deve-se informar ao público ou-

tros assuntos que constam da obra. Assim, é possível despertar o in- teresse na aquisição do livro.

g) ( ) É preciso criar novos locais de reuniões da Seicho-No-Ie onde ainda não existem, facilitando a participação de novas pessoas. É por isso que são realizadas as reuniões de vizinhança. Quaisquer pessoas podem iniciar novas reuniões de vizinhança, inclusive preletores e líderes da ilu- minação.

h) ( ) O preletor / líder da iluminação tem autonomia para emitir opi- niões pessoais sobre determinados temas durante as atividades da Seicho- -No-Ie ou trazer outros ensinamentos por considerar pessoalmente que seja um posicionamento mais interessante que a própria Seicho-No-Ie. i) ( ) Durante a palestra, é bom evitar ler textos muito longos,

para que a atividade não se torne entediante.

j) ( ) Sendo uma prática sagrada, o condutor da Meditação Shin-

sokan (em público) usufrui dela como os demais participantes, sem a

necessidade de controlar o tempo de prática.

k) ( ) Quando um preletor / líder da iluminação é convidado a re- presentar o movimento em qualquer outro lugar ou evento, tem a oportunidade de demonstrar como é o modo de viver da Seicho-No- -Ie. Portanto, sua postura (modo de portar-se, roupas, palavras) deve refletir o que ensina a Seicho-No-Ie.

5. Com referência à leitura para estudo sistemático, assinale a alternativa que completa a frase abaixo:

“Crie uma ... para ler todos os dias. Procure um ... adequa- do e tenha à mão os ... mais adequados para o momento da leitu- ra: marca-texto, lápis, dicionário ou até mesmo o computador. Identifi- que suas ... conceituais e esclareça-as assim que possível”.

a) dúvida – livro – dias – matérias b) rotina – local – recursos – dúvidas

c) atividade – preletor – colaboradores – reuniões d) leitura – assunto – valores – ideias

Como organizar e executar ações para

Documentos relacionados