• Nenhum resultado encontrado

O exame dos atos normativos do Ministério Público de Minas Gerais relativos à área de atuação de defesa da saúde levou a identificar atos expedidos pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ), pela Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP), pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Após a leitura e análise dos documentos, segundo os métodos indicados no item anterior, verificou-se que, muitas vezes, as matérias tratadas apresentaram características similares e afinidades. Dessa forma, ainda que trabalhando com as categorias apriorísticas “Ministério Público resolutivo” e “Ministério Público demandista”, com o objetivo de sistematizar o estudo dos documentos e de apontar as características de cada grupo de atos normativos, foi realizada a classificação por assunto, o que resultou na sua divisão em quatro espécies, conforme quadro a seguir:

Quadro 2 – Distribuição dos atos normativos do Ministério Público de Minas Gerais relacionados à defesa da saúde subdivididos por assunto

Assunto Número de atos

Estrutura de atuação do Ministério Público de Minas Gerais em defesa da Saúde

10

Orientação aos órgãos de execução 8

Atividades finalísticas 8

Divisão de atribuições 4

Total 30

Fonte: Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. DIDOC. Elaboração própria

A primeira espécie identificada reúne todos os atos normativos destinados à estruturação dos órgãos de apoio e de execução do Ministério Público de Minas Gerais. Tais atos normativos dispõem sobre as atribuições desses órgãos, seus objetivos, suas diretrizes e forma de atuação. Entre os 10 atos normativos identificados, todos foram expedidos pelo PGJ:

Quadro 3 – Atos normativos que dispõem sobre a estrutura de atuação do Ministério Público de Minas Gerais, ordenados por data de expedição

Data Ato Ementa

01.04.1997 Res. PGJ n.º 11 Dispõe sobre a atuação dos membros do Ministério Público de Minas Gerais na fiscalização do Sistema Único de Saúde, nos termos do art. 129, II, e 197 da Constituição Federal e da Lei nº 8.080/90. 05.02.2002 Res. PGJ n.º 9 Dispõe sobre a criação e define as atribuições do Grupo de Defesa das Pessoas Portadoras de Transtorno Mental.

18.10.2002 Res. PGJ n.º 100 Cria o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde - CAO SAÚDE, definindo-lhe estrutura e o âmbito de atuação.

14.05.2005 Ato PGJ Revoga o artigo 5º da Resolução nº 100/2002. 17.03.2006 Res. PGJ n.º 17 Dispõe sobre a criação da Coordenadoria de

Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Transtorno Mental, definindo-lhe a estrutura e o âmbito de atuação.

09.08.2006 Res. PGJ n.º 53 Cria a Rede de Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde - Rede-Saúde - no âmbito do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

18.10.2006 Res. PGJ n.º 72 Dá nova disciplina às Promotorias de Justiça Especializadas, também denominadas de Promotorias de Justiça do Cidadão, e estabelece outras disposições relativas às suas atribuições. 18.09.2012 Res. PGJ n.º 77 Cria as Coordenadorias Regionais das Promotorias

de Justiça de Defesa da Saúde e modifica as atribuições da Rede de Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (REDE SAÚDE-MG).

18.09.2012 Res. PGJ n.º 78 Dispõe sobre a criação da Ação Institucional de Mediação Sanitária – Direito, Saúde e Cidadania no âmbito do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOSAUDE).

18.09.2012 Res. PGJ n.º 79 Modifica as atribuições do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAOSAUDE).

Fonte: Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. DIDOC. Elaboração própria

Passando à segunda das quatro espécies acima identificadas, têm-se os atos de orientação aos órgãos de execução, que são aqueles que trazem entendimentos jurídicos sobre temas de direito sanitário e de saúde pública, bem como diretrizes e linhas de atuação para o

enfrentamento de demandas nessa área. A pesquisa realizada identificou atos expedidos pelo CAO-Saúde, pelo CEAF e pela CGMP.

Quadro 4 – Atos normativos que dispõem sobre orientações de atuação do Ministério Público de Minas Gerais, ordenados por data de expedição

Data Ato Ementa

20.08.2005 Com. CAO-Saúde Dispõe sobre informações a respeito do local destinado ao tratamento de fissuras lábio-palatais e dá outras providências.

06.07.2006 Av. CEAF Exigência de cheque-caução de usuário de serviço médico-hospitalar – ilicitude - /vedação pela ordem jurídica da cobrança de depósito prévio ou de garantia para prestação de serviço médico- hospitalar.

11.10.2011 Com. CAO-Saúde 2011 Dispõe sobre as providências adotadas, no âmbito nacional, que visem a regularização da grave ocorrência da falta do produto

IMUNOGLOBULINA ANTI-RH nos

estabelecimentos de saúde públicos e privados. 27.10.2011 Com. CAO-Saúde 2011 Dispõe sobre Enunciados, versando sobre

Terceirização das Ações e Serviços de Saúde, aprovados pela Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), por ocasião de sua II Reunião Ordinária, ocorrida em Vitória/ES, no dia 09/06/2011.

26.04.2012 Ato CGMP Nº 1 Aprova a revisão e a atualização da Consolidação dos Atos Normativos e Orientadores expedidos pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

19.01.2012 Com. CAO-Saúde nº 1 Dispõe sobre Enunciados, aprovados na área da Saúde, sem caráter vinculativo, pela Comissão Permanente de Defesa da Saúde - COPEDS, do Grupo Nacional de Direitos Humanos - GNDH. 19.01.2012 Com. CAO-Saúde nº 2 Dispõe sobre Enunciados, aprovados na área da

Saúde, sem caráter vinculativo, pelo Fórum Permanente de Direito à Saúde de Minas Gerais. 07.02.2012 Com. CAO-Saúde nº 3 Dispõe sobre sugestões de membros do Ministério

Público, com atuação na Defesa da Saúde, de temas que possam ser incluídos na futura pauta de debates em telediscussões.

De forma prevalente, esses atos versam sobre temas de direito material e divulgam, na forma de enunciados, entendimentos jurídicos sobre assuntos controversos. Diversos desses enunciados foram firmados pela Comissão Permanente de Direito Sanitário (COPEDS) do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), bem como pelo Fórum Permanente de Direito à Saúde de Minas Gerais, articulação mantida entre o Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais para estudo de temas de saúde pública e direito sanitário.

A pesquisa permitiu identificar atos que dispõem sobre atividades finalísticas, práticas e concretas, relacionadas à defesa da saúde. Nessa espécie de atos, foram incluídos avisos que publicaram regulamentos de audiências públicas, comunicados do CAO-Saúde noticiando a realização de eventos de mediação sanitária, tendo sido encontrada ainda uma resolução conjunta entre Procurador-Geral de Justiça, Secretário de Estado da Saúde e Secretário de Estado de Defesa Social, com o objetivo de instituir comissão interinstitucional para diagnóstico e elaboração de plano de ação visando à assistência em saúde mental para os sentenciados com medidas de segurança no Estado de Minas Gerais.

Quadro 5– Atos normativos que dispõem sobre atividades finalísticas do Ministério Público de Minas Gerais, ordenados por data de expedição

Data Ato Ementa

12.05.2007 Av. PGJ 2007 Publica regulamento da Audiência Pública do Ministério Público – Uberaba.

25.08.2007 Av. PGJ 2007 Publica regulamento da Audiência Pública do Ministério Público – Governador Valadares.

20.02.2008 Av. PGJ 2008 Publica regulamento da Audiência Pública do Ministério Público – Pouso Alegre.

15.03.2008 Av. PGJ 2008 Publica regulamento da Audiência Pública do Ministério Público – Muriaé.

16.05.2008 Av. PGJ 2008 Publica regulamento da Audiência Pública do Ministério Público – Uberlândia.

11.06.2008 Av. PGJ 2008 Publica regulamento da Audiência Pública do Ministério Público – Formiga.

29.12.2008 Res. Conj.

SES/SEDES/PGJ nº 56

Institui Comissão interinstitucional para diagnóstico e elaboração de plano de ação visando a assistência em saúde mental para os sentenciados com medidas de segurança no Estado de Minas Gerais.

Mediação Sanitária – Direito, Saúde e Cidadania – na Macrorregião Oeste de Minas.

Fonte: Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. DIDOC. Elaboração própria

Finalmente, os atos que dispõem sobre divisão de atribuições tratam apenas da distribuição interna de serviço nas Promotorias de Justiça.

Quadro 6 – Atos normativos que dispõem sobre divisão de atribuições dos membros do Ministério Público de Minas Gerais, ordenados por data de expedição

Data Ato Ementa

15.03.2001 Av. PGJ Avisa aos Promotores de Justiça da necessidade de promoverem, por consenso, a atribuição da matéria relativa à fiscalização do SUS – Sistema Único de Saúde.

31.08.2004 Res. PGJ Adj. Jur. nº 60 Modifica as atribuições das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa da Saúde da comarca de Belo Horizonte.

30.06.2006 Res. PGJ Adj. Jur. nº 44 Modifica as atribuições das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da comarca de Belo Horizonte. 04.02.2010 Res. PGJ Adj. Jur. nº 9 Modifica as atribuições da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Comarca de Belo Horizonte.

Fonte: Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. DIDOC. Elaboração própria

No documento Ministério público e políticas de saúde (páginas 83-87)