• Nenhum resultado encontrado

DOS DADOS CONSTANTES DO SISTEMA DE REGISTROS ÚNICO

No documento Ministério público e políticas de saúde (páginas 79-81)

Para compreender como o Ministério Público de Minas Gerais tem atuado na prática, foram extraídos dados do SRU sobre procedimentos instaurados e encerrados entre 1.º de janeiro de 2008 e 31 de dezembro de 2012. A utilização dessas informações, que não são sigilosas, foi autorizada pelo Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, conforme documento anexo.

O SRU é um software que permite gerenciar processos e procedimentos relativos à atuação extrajudicial e judicial (neste caso, em fase de implementação) do Ministério Público de Minas Gerais. Entre outras funcionalidades, relativamente à atuação extrajudicial, o SRU possibilita o cadastro e acompanhamento de inquérito civil,36 inquérito civil eleitoral, investigação preliminar – PROCON,37 notícia de fato,38 procedimento administrativo de controle de constitucionalidade,39 procedimento investigatório criminal,40 procedimento preparatório,41 procedimento preparatório eleitoral, procedimento de apoio à atividade fim,42 procedimento de projeto social43 e procedimento administrativo – PROCON.44 Além de

36O inquérito civil é o procedimento “instaurado para apurar fato que possa autorizar a tutela dos interesses ou direitos a cargo do Ministério Público nos termos da legislação aplicável, servindo como preparação para o exercício das atribuições inerentes às suas funções institucionais”, conforme art. 1.º da Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 03/2009.

37

Trata-se de procedimento preparatório para investigação na área de defesa do consumidor. Não é objeto desta pesquisa.

38 A notícia de fato é a forma de registro de representações, reclamações ou outras manifestações de pessoas ou instituições para o Ministério Público. Tem caráter pré-procedimental, ou seja, antecede a instauração de inquérito civil ou procedimento preparatório; porém, como estes são dispensáveis, a partir da notícia de fato o membro do Ministério Público pode, inclusive, promover ação judicial. A notícia de fato deverá ter sua apreciação concluída pelo membro do Ministério Público em 30 dias, nos termos do art. 7.º da Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 03/2009.

39

Procedimento instaurado para exame da constitucionalidade em abstrato de normas locais ou estaduais. Não é objeto da presente pesquisa.

40 O procedimento investigatório criminal é “instrumento de natureza administrativa e inquisitória, instaurado e presidido pelo Ministério Público, e terá por fim a obtenção dos esclarecimentos necessários à apuração de infrações penais [crimes e contravenções penais] de ação penal pública”, conforme art. 1.º da Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 02/2009.

41 Trata-se de procedimento destinado à complementação de informações recebidas pelos membros do Ministério Público em representações, antes da instauração de inquérito civil, “visando apurar elementos para identificação dos investigados ou do objeto”, conforme art. 2.º, §4.º, da Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 03/2009.

42 Procedimento instaurado pelos órgãos de apoio do Ministério Público de Minas Gerais para atividades de orientação dos membros do Ministério Público e planejamento em suas áreas de atuação.

43“O Projeto Social objetiva, por meio de um conjunto integrado de atividades e da articulação interinstitucional, transformar uma parcela da realidade, reduzindo, eliminando ou solucionando um problema e/ou promovendo a tutela dos direitos ou interesses tuteláveis pelo Ministério Público, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil e da legislação aplicável”, conforme art. 1.º da Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 03/2011.

44

Destinado à formalização das atividades administrativas do Ministério Público de Minas Gerais na defesa do consumidor. Não é objeto desta pesquisa.

contribuir para a gestão de atividades do Ministério Público de Minas Gerais, o SRU possibilita a geração de relatórios sobre os dados mantidos no sistema.

O SRU teve sua primeira regulamentação na Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 03/2007, que estabeleceu o dever de registro dos atos de instauração de inquérito civil ou de procedimento preparatório no sistema, dispensando o lançamento manual em livros da Promotoria ou Procuradoria de Justiça (art. 5.º).

Posteriormente, houve nova regulamentação do SRU na Resolução Conjunta PGJ/CGMP n.º 03/2009. Foram mantidos os mesmos contornos normativos e o dever de registro dos procedimentos e principais atos no sistema.

Convém ressaltar que o SRU permite o registro das movimentações correspondentes aos atos praticados pelos membros do Ministério Público e das soluções jurídicas que são adotadas. Com isso, é possível identificar a orientação que tem sido adotada por Promotores e Procuradores de Justiça em suas investigações, correlacionando-a às categorias “Ministério Público demandista” e “Ministério Público resolutivo”.

Como o SRU contempla o registro das atividades do Ministério Público nas diversas áreas de atuação,45 os dados foram colhidos em relação àquelas áreas em que os procedimentos adotados pelos membros do Ministério Público têm repercussão no direito à saúde, excluída a área de direito do consumidor.46 A seleção foi feita levando em conta referência a uma palavra-chave para registro do procedimento que diga respeito a tema de interesse da saúde pública. Dessa forma, foram utilizados dados dos procedimentos das áreas de atuação assim

45 O SRU disponibiliza a classificação dos procedimentos para as seguintes áreas de atuação: agentes municipais (criminal), campanha contra a PEC 37, competência originária, conflitos agrários, consumidor, controle da constitucionalidade, controle externo da atividade policial (criminal), controle externo da atividade policial (cível), crime cibernético, crime organizado, criminal, cível, direitos humanos (criminal), direitos humanos (cível), educação, eleitoral, execução penal, família, fauna, fundações/terceiro setor, habitação e urbanismo, idoso, improbidade administrativa, infância e juventude, meio ambiente, ordem econômica e tributária, outros, patrimônio histórico e cultural, patrimônio público, pessoa com deficiência (criminal), pessoa com deficiência (cível), processual, PROCON – alimentos, PROCON – combustíveis, PROCON – criminal, PROCON – Finanças, PROCON – habitação, PROCON – produtos, PROCON – publicidade, PROCON – saúde, PROCON

– serviço de atendimento ao consumidor, PROCON – serviços públicos e privados, PROCON – serviços

regulamentados pela ANATEL, registro público, saúde, violência doméstica. 46

A pesquisa contempla a política de saúde pública, não enveredando sobre os sistemas de saúde privado e suplementar, que têm disciplina normativa autônoma.

classificadas pelo SRU: idoso,47 infância e juventude,48 pessoa com deficiência (cível)49 e saúde.50

Com os dados coletados, pretende-se identificar o número de procedimentos do Ministério Público relacionados ao direito à saúde registrados no SRU nos anos pesquisados;51 o número de ações decorrentes da atuação na área de saúde registradas no SRU e sua evolução no período objeto da pesquisa; o número de procedimentos encerrados com e sem ajuizamento de ações desde a implantação do SRU.

As informações extraídas do SRU foram organizadas com a utilização do programa Microsoft Excel 2007®.

No documento Ministério público e políticas de saúde (páginas 79-81)