• Nenhum resultado encontrado

4.2 SISTEMA NORMATIVO

4.2.8 Atuação da FBAC

Conforme mencionado anteriormente pela pesquisadora, foram aqui relacionados os comentários que surgiram espontaneamente nas entrevistas realizadas com os indivíduos que atuavam nas respectivas APACs. Julgava-se pertinente que, uma vez que a FBAC possui o papel de orientar, de fiscalizar e, sempre que possível, padronizar os procedimentos das APACs, essas mesmas características se sobressaíssem nos achados da pesquisa.

Neste caso, como as APAC dos Grupos 1, 2 e 3 possuem necessidades particulares em relação ao tipo de apoio oferecido pela FBAC, as respostas foram segregadas para facilitar o entendimento das informações. Os respondentes das três unidades prisionais59 que compõem o Grupo 1, com aplicação total dos doze elementos do Método APAC, mencionaram ter bastante suporte dos membros da FBAC e não se detiveram em tecer muitos comentários, mas todos sinalizaram que a relação com esta instituição é positiva.

Dos catorze estabelecimentos penais pesquisados no Grupo 2, com aplicação parcial dos doze elementos do Método APAC, quatro deles (29%) não fizeram quaisquer referência à FBAC, e, para o restante (71%) o aspecto fiscalizador é predominante nos discursos. Na sequência, destacam-se dois exemplos:

APAC 13 (G2): Por conta de um histórico de [má] administração houve essa retirada de membros da Diretoria e do Presidente. Foi uma determinação da FBAC. Você deve saber que a FBAC fiscaliza as APACs, então, eles viram e determinaram que o Presidente se retirasse por “n” motivos que eu não vou me adentrar...

APAC 15 (G2): A APAC [...] passou por momentos muitos difíceis, é... o antigo Presidente já vinha de um longo período e... teve... a APAC [...] perdeu parte da aplicação do Método [APAC], então, ficou, assim, muito a desejar. Então, houve uma intervenção da FBAC... nós tivemos aqui um inspetor da FBAC que veio pra fechar a APAC [...].

O caráter de orientação é mencionado por duas unidades penais, APACs 8 e 15 (G2) quando explicitam os esclarecimentos exigidos para a prática adequada dos elementos do Método APAC. Em um desses discursos, APAC 8 (G2), é elogiado o fato de terem sido enviados pela FBAC, em caráter temporário e de adaptação, um funcionário, uma voluntária e recuperandos (de outra instituição apaqueana) como facilitadores para a implantação do Método APAC em dado município. Este período de estágio nas unidades penais em fase de implantação é preconizado pela FBAC, como recurso facilitador para os iniciantes na prática apaqueana.

No Grupo 3, dez representantes (71%) dos catorze estabelecimentos penais estudados não comentaram nada acerca da atuação da FBAC. Adicionalmente, dois dos respondentes afirmaram que se sentem muito assistidos, APACs 22 e 29 (G3), sendo que em um desses casos o CRS está na fase final da construção, ou seja, existe uma estimativa de início das atividades. E outras duas unidades penais, APACs 24 e 28 (G3), relataram o seguinte:

APAC 24 (G3): Então, o quê que acontece, é... Eu não sei... me falaram que pra eu ter APAC aqui... a cidade não comporta uma sede de APAC. Então, eu

59As três APACs citadas situam-se nos municípios de Itaúna (cidade-sede da FBAC), Nova Lima e Pouso Alegre. As duas últimas distam, respectivamente, cerca de 100 km e 350 km da FBAC.

preciso... até tava tentando entrar em contato até, justamente, com o Valdeci [Ferreira, presidente da FBAC] pra saber a respeito dessas coisas... Pra ele me instruir a respeito, entendeu, porque eu não tenho nenhuma instrução a respeito disso...

APAC 28 (G3): [...] eu me preocupo com mais ajuda da FBAC, mais ajuda do Delegado de Justiça, com a Prefeitura. [...]. Mas, do jeito que tá [sem recursos e parcerias], desestimula todas as APACs, porque tudo depende do político, depende, realmente, do esforço integral de todos, principalmente da FBAC, de onde nós viemos...

Na primeira situação destacada, APAC 24 (G3), há um acontecimento atípico das demais entrevistas obtidas no decorrer da pesquisa. O voluntário ao responder o questionário afirmou não ter quaisquer voluntários engajados no trabalho da APAC. Em tempo, apesar de relatar ser muito atuante junto à Cadeia Pública de seu município, o voluntário corroborou no decorrer da entrevista esta informação, reiterando que seu trabalho é solitário, sem apoio direto de indivíduos da comunidade. Porém, ao confrontar informações do questionário e da entrevista, ficaram evidentes parcerias com autoridades do Sistema Normativo, inclusive com Convênio junto à Prefeitura60.

No segundo caso, APAC 28 (G3), o voluntário esclareceu que a equipe voluntária da unidade penal encontra-se desestimulada no momento porque não está logrando êxito na obtenção de um lote para a construção do Centro de Reintegração Social. E que em razão do tempo demasiado para a concretização dos acontecimentos, pode ocorrer uma desarticulação da equipe “[...] em dois, três anos”, segundo o respondente. A pesquisadora notou alguns relatos semelhantes (42%), com um tom de desalento do pesquisado, pela falta de perspectiva de concretização dos planos apaqueanos. A opção de voluntários (21%) pela atuação junto aos condenados ou presos provisórios do sistema penitenciário tradicional, enquanto aguardam a construção do CRS, tem por objetivo dar significância à existência da equipe enquanto aguardam definições.

A filiação à FBAC tem sido uma exigência da mesma para que seja viabilizada a sua atuação, em território nacional, prestando assessoria seja na fase de implantação ou manutenção dos serviços prestados, além do caráter fiscalizatório também assumido. Há uma anuidade a ser creditada à instituição pela APACs filiadas que é diferenciada para as unidades penais em atividade (Grupos 1 e 2) e em fase de implantação (Grupo 3). A partilha coletiva de informações dos valores, sucessos e desafios com base nas experiências de voluntários,

60 A pesquisadora destaca que nas APACs todos os membros da Diretoria Deliberativa devem ser voluntários, embora possam não ser necessariamente engajados ou motivados a atuar e, por isso, podem não ter sido mencionados pelo respondente.

funcionários e recuperandos ocorre através de encontros periódicos (a cada quatro anos) no Congresso Nacional das APACs. Para a estruturação das redes interorganizacionais, a FBAC assume papel significante e oferece o suporte à constituição jurídica das APACs, às exigências burocráticas e no desenvolvimento das atividades cotidianas no ambiente prisional.

A próxima seção evidencia alguns dos detalhes que são levados em consideração pelos gestores quando à configuração de aspectos predominantemente objetivos do sistema prisional em tela.