• Nenhum resultado encontrado

Como mencionado, foram usados dois instrumentos complementares para levantamento de dados e informações relevantes à esta investigação: um questionário (APÊNDICE A) e um roteiro de questões semi-estruturadas (APÊNDICE B). O instrumento de levantamento de dados foi iniciado com a elaboração de uma proposta com cinquenta e seis questões correspondentes aos indicadores do Modelo de Análise (rever Quadro 2), com exceção de dois indicadores (AH2 e DI4) que se restringiram apenas às perguntas das entrevistas. Após nova revisão, o questionário passou a contemplar quarenta e sete questões, sendo que o último quesito solicitava apenas, de forma facultativa, a indicação de endereço eletrônico para o qual o respondente desejasse que fossem enviados os resultados da pesquisa ao final da tese.

Excepcionalmente, não foram obtidas respostas das APACs situadas em unidades da federação diferentes da investigada neste trabalho, para as quais o link de pesquisa foi inicialmente enviado por e-mail. A tentativa de pré-teste do instrumento, portanto, não foi bem

sucedida porque não houve nenhuma resposta das organizações no prazo estipulado. Dada a necessidade de realizar a coleta de dados e informações e assumidos os riscos de não realização do pré-teste do instrumento, o questionário não foi novamente revisado.

O questionário adotado neste estudo apresentou na sua versão definitiva sete questões com opção de resposta aberta (Q1, Q3, Q4, Q19, Q20, Q44 e Q47) e as demais possuíam alternativas, tais como ‘Nada Frequente’, ‘Pouco Frequente’, ‘Frequente’, ‘Muito Frequente’

e ‘Totalmente Frequente’ ou, em outros casos, ‘Não Concordo’, ‘Concordo Pouco’, ‘Concordo’, ‘Concordo Muito’, ‘Concordo Totalmente’, da escala Likert, como sugestão da

Banca de Qualificação. Duas questões (Q14 e Q15) que poderiam ter mais de uma resposta apresentaram as opções ‘Recuperando’, ‘Voluntário’, Autoridade Policial’, ‘Contratado’ e

‘Outro (especifique)’ e um quesito (Q37) apresentou as seguintes opções ‘Decisivo’, ‘Flexível’, ‘Hierárquico’, ‘Integrativo’ e ‘Sistêmico’.

Foi utilizado o software SurveyMonkey para envio do link dos questionários a todas as redes interorganizacionais do sistema prisional filiadas à Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado, através dos endereços eletrônicos fornecidos à pesquisadora por esta instituição, com um texto padrão da mensagem eletrônica (APÊNDICE C). No caso das APACs cujas atividades estavam suspensas à época do estudo, o modelo da mensagem eletrônica foi adaptado (APÊNDICE D) e não foi necessário o envio do link da pesquisa, mas apenas solicitado agendamento da entrevista.

Depois de enviados cerca de noventa e-mails com o link do questionário51, a perspectiva da pesquisadora era entrar em contato telefônico com as APACs assim que elas respondessem espontaneamente o instrumento encaminhado. Após três semanas de aguardo, haviam sido obtidas dezesseis respostas ao questionário e, seguidamente, realizadas as entrevistas (quinze ao todo52). A pesquisadora tentava realizar a entrevista o quanto antes, via telefone celular, no máximo um dia após a reposta ao questionário, a não ser quando este dia coincidia com o sábado ou o domingo.

Decorrido um tempo sem novas respostas espontâneas aos questionários, a pesquisadora resolveu enviar correspondência impressa (APÊNDICE E) às APACs e, concomitantemente,

51 Antes desta etapa inicial de divulgação, houve autorização, através de mensagem eletrônica, do Presidente da FBAC para envio dos e-mails às APACs. A pesquisadora pediu que a FBAC encaminhasse, se possível, o link da pesquisa às filiadas a fim de aumentar a adesão à pesquisa, mas não obteve êxito nesta parceria.

52 Uma dessas entrevistas (cujo questionário havia sido respondido no início da coleta) somente foi obtida meses após as tentativas de contato, mesmo com horários e datas previamente agendados.

reenviar os e-mails às redes interorganizacionais que não haviam respondido ao questionário. Foram recebidas mais seis respostas aos questionários e dois dos sujeitos de pesquisa pediram que as perguntas da entrevista fossem enviadas por endereço eletrônico. Um sujeito respondeu prontamente por escrito, mas identificou-se como Gerente (e não Presidente, como esperado); um segundo sujeito da pesquisa foi entrevistado apenas três meses depois quando foi localizado, após diversas tentativas, através de telefonema sem agendamento prévio.

A finalização das respostas aos questionários exigiu telefonemas da pesquisadora às redes interorganizacionais explicando os interesses de pesquisa e solicitando adesão ao instrumento, uma vez que o retorno não estava mais sendo dado espontaneamente. Nessas ocasiões, as entrevistas eram realizadas antes mesmo da resposta ao questionário, ao que a pesquisadora foi informada, ao menos por três respondentes, da desconfiança dos mesmos acerca do link enviado por e-mail, por receio de programa com vírus se instalar nos computadores. A iniciativa de realização de telefonemas em busca dos participantes partiu da necessidade da pesquisadora evitar muita evasão às respostas do instrumento eletrônico.

Por sua vez, o roteiro de questões das entrevistas foi semi-estruturado pela pesquisadora com adaptações feitas de acordo com as especificidades das APACs dos Grupos 1, 2 e 3 e das APACs com atividades suspensas (APÊNDICE F). Todas as entrevistas sempre foram gravadas do telefone da pesquisadora53, mediante autorização verbal, para telefones celulares ou fixos, a critério do entrevistado e, geralmente, em dia e horário indicados por este, seja por e-mail ou em telefonema prévio. No decorrer da pesquisa, houve três recusas formais à participação no estudo e duas outras recusas de forma indireta, nas quais em três oportunidades os respondentes reiteradas vezes pediam que a pesquisadora ligasse depois, sem aceitar agendar dia e horário para entrevista.

O total de tempo dedicado às entrevistas válidas com os trinta e um respondentes das APACs pesquisadas foi de 7h20min (440min), como ilustra a Tabela 4; quando incluídas nesta carga horária as entrevistas com os respondentes das APACs com atividades suspensas, o tempo de gravação atinge 8h01min (481min). Não foram consideradas no tempo total dedicado às entrevistas as que, apesar de gravadas e reproduzidas em texto, tiveram que ser excluídas posteriormente da amostra intencional.

53 As entrevistas foram realizadas através do celular LG Tri Chip A290 com gravador de ligações próprio do aparelho ou através do Smartphone Galaxy Win Samsung Duos GT-i8552, do qual as ligações foram gravadas através do aplicativo gratuito Another Call Recorder (ACR).

Tabela 4 – Carga Horária Dedicada às Entrevistas 2013-2014

Fonte: Elaboração própria, 2014.

Parte das entrevistas, cerca de 240min, foi transcrita pela própria pesquisadora e, após conferência por uma terceira pessoa (leiga), eventuais incoerências no áudio e na escrita foram revistos para minimizar as discrepâncias. Mattos (2005) e Farías e Montero (2005) sugerem que toda a etapa de transcrição do trabalho, mesmo sendo menos técnica e mais árdua, deve ser feita em data próxima da entrevista e, preferencialmente, assumida pelo pesquisador. Neste trabalho, o tempo restante (241min) das entrevistas foi transcrito por uma profissional e a pesquisadora ficou responsável pela revisão pormenorizada das mesmas para compatibilização com o material escrito, sempre que julgava necessário, para manter o texto o mais fiel possível à realidade.

O discurso oral é bastante complexo na reprodução escrita e a pesquisadora considerou, na medida do possível, as pausas, as manifestações explicitadas através do riso, do silêncio, do choro etc., e das interrupções e intervenções da própria pesquisadora. Foram mantidas as repetições excessivas, as interrupções bruscas da fala e o excesso de ‘muletas’ comumente adotadas na linguagem oral. A pesquisadora, no entanto, reconhece que fez um grau de edição elevado nas transcrições, conforme sinalizam Farías e Montero (2005), porque fez uso de supressões e comentários nos fragmentos das falas apresentadas nos resultados.

Ainda sobre as entrevistas, o Gráfico 1 revela o predomínio do perfil dos respondentes que, no período da pesquisa, ocupavam o cargo de Presidente (78%) da rede interorganizacional do sistema prisional. A expectativa inicial era que a totalidade das respostas fosse fornecida pelos Presidentes ou Vice-Presidentes porque estes são considerados os voluntários principais das unidades penais investigadas. Apenas em caso de inviabilidade da resposta pelos mesmos foram consideradas outras opções.

Período Entrevistas Respondentes Duração

Ago.13 - Fev.14 Válidas APACs G1, G2 e G3 7h20min

Fev.14 Extras APACS Fechadas 41min

Gráfico 1 – Função dos Sujeitos Entrevistados 2013-2014

Fonte: Elaboração própria, 2014.

Percebeu-se ao longo das entrevistas que o corpo dirigente das unidades penais em funcionamento – Presidente, Vice-Presidente e Diretor Executivo – assumia temporariamente essas diferentes funções a cada renovação do mandato, em uma espécie de rodízio. Nos demais casos, as entrevistas com os Gerentes foram realizadas por indicação dos dirigentes que não se mostraram com tempo disponível para a entrevista telefônica, depois do preenchimento do questionário eletrônico e da tentativa inicial de agendamento de conversa com a pesquisadora.

No tocante à quantidade de informações e para facilitar o entendimento do leitor, as unidades prisionais pesquisadas foram identificadas conforme a ordem cronológica de obtenção das entrevistas e o Grupo (1, 2 ou 3) a que pertencem. Os exemplos a seguir indicam os estratos a que pertencem cada uma das unidades penais: APAC 1 (G1), APAC 9 (G2), APAC 30 (G3), de acordo com a Tabela 5. De modo adicional, foi observado que o voluntário das APACs do Grupo 1 possui, em média, mais de uma década de experiência em serviços prestados dentro do estabelecimento penal. O período reduzido no cargo de liderança deve-se à experiência recente no mandato como Presidente, fruto de eleição pelos pares.

Tabela 5 – Tempo Médio de Voluntariado e Presidência dos Sujeitos Pesquisados

Fonte: Elaboração própria, 2014.

A próxima seção especifica a modalidade de análise escolhida para este trabalho e como foram organizados os resultados com as informações e os dados coletados no decorrer da pesquisa de campo.