• Nenhum resultado encontrado

AULAS DE REFORÇO PARA OS ALUNOS COM DEFASAGEM DE

No documento fatimaaraujobarbosapossamai (páginas 128-130)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL PARA ATENUAR A EVASÃO NOS

4.6 AULAS DE REFORÇO PARA OS ALUNOS COM DEFASAGEM DE

Uma questão unânime, exposta pelos gestores e docentes entrevistados nesta pesquisa, foi a defasagem de aprendizagem que os alunos tinham, sendo elas oriundas do ensino básico. Essa defasagem se agravava com a heterogeneidade das turmas, uma vez que havia alunos cursando o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Esse aspecto se tornou um desafio aos professores para trabalhar os conteúdos do ensino técnico que requeriam conhecimentos do ensino básico ainda não apropriados pelos alunos.

Para fazer a retomada de conteúdos, especialmente de português e matemática, não havia compatibilidade de carga horária. Portanto, a proposta desta ação 6 é oferecer aulas de reforço para os alunos com defasagem de aprendizagem, a partir das próximas turmas do Mediotec, visando atenuar a evasão em função de dificuldades do aluno para acompanhar os conteúdos das aulas.

Para as aulas de reforço, seriam contratados professores específicos para essa finalidade ou acrescentar horas no contrato dos professores que irão ministrar aulas nos cursos, para que desenvolvam também o reforço. A metodologia de oferta contemplaria duas horas presenciais aos sábados e quatro horas durante a semana. Para tanto, seriam utilizadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através de videoaulas e conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem gratuitos, de forma a não onerar custos à escola na utilização da plataforma. Para gravação das videoaulas, poderá ser utilizado o estúdio que a Seciteci possui, mediante agendamento prévio da ETE de Cuiabá.

Em relação aos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de reforço, a orientação educacional irá intermediar um planejamento dos professores dos cursos com os professores das aulas de reforço, para detectarem as principais dificuldades dos alunos que precisam ser trabalhadas nas aulas de reforço.

O custo com a ação envolve a contratação de dois professores, um na área de linguagens e outro na área de exatas, com a carga horária de seis horas semanais cada um. Cabe destacar que o Pronatec possui recursos específicos para a contratação de professores e determina que a instituição promova ações de combate à evasão. Então, as contratações se justificam pela importância social que irão promover nos cursos, no combate à evasão escolar. O Quadro 14, a seguir, representa a síntese da ação proposta.

127

Quadro 14 - Síntese da ação 6 sob a ótica do modelo 5W2H O quê? Ação 6: Aulas de reforço para os alunos com defasagem de aprendizagem.

Por quê? Para auxiliar os alunos com defasagem de aprendizagem, visando atenuar a evasão, ocorrida em função de dificuldades do aluno para acompanhar os conteúdos das aulas. Quem? A equipe gestora do Pronatec fará a contratação dos professores e a orientação

educacional prestará o suporte pedagógico com o auxílio da supervisão na escola. A supervisão de ensino à distância do Pronatec ficará responsável pela capacitação do professor para gravar as videoaulas no estúdio da Seciteci e organizar os conteúdos e atividades na plataforma virtual de ensino e aprendizagem.

Onde? Na ETE de Cuiabá, com possibilidades de estender a ação para as demais ETEs que ofertam cursos pelo Pronatec.

Quando? A partir das próximas turmas do Mediotec.

Como? - Contratar dois professores com especialidades na área de linguagens e exatas ou adicionar horas de trabalho nos contratos dos docentes que irão atuar nos cursos; - Cada professor ministrará duas aulas presenciais de reforço aos sábados e 4 aulas via TICs, através de videoaulas ou videoconferências, se possível, contemplando a organização de conteúdos em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem;

- A orientação educacional, juntamente com a supervisão, auxiliará no planejamento dos conteúdos a serem abordados nas aulas, a partir das principais dificuldades constatadas pelos alunos matriculados;

- A supervisão de ensino à distância do Pronatec ficará responsável pela capacitação do professor para gravar as videoaulas no estúdio da Seciteci e organizar os conteúdos e atividades na plataforma virtual de ensino e aprendizagem. No caso da videoconferência, o professor pode realizá-la diretamente de sua casa, caso disponha dos recursos e conectividade necessária.

- Na primeira aula presencial, o professor deve orientar os alunos a acessarem as videoaulas ou videoconferências, além dos conteúdos e atividades que serão disponibilizados na plataforma virtual de ensino e aprendizagem.

Quanto custa?

Seis horas semanais de trabalho para cada professor, totalizando 12 horas para os dois docentes. Será com o recurso do próprio programa, que já contempla o pagamento dos professores no formato de bolsa.

Fonte: Elaborado pela autora.

A tática de utilizar o recurso das TICs para a maioria das aulas de reforço é para possibilitar, ao aluno, a flexibilidade de horário para assistir as aulas, considerando que são alunos de contraturno do ensino médio, havendo uma parte que trabalha. Tal contexto inviabiliza a oferta das aulas de reforço, de forma presencial, durante a semana. Dessa forma, propõe-se o formato presencial somente aos sábados. Desse modo, pretende-se, com a ação, contribuir para atenuar a evasão nos cursos do Mediotec, auxiliando os alunos nas dificuldades de aprendizagem. Carvalho (2015) também constatou que a dificuldade de acompanhamento dos conteúdos pelos alunos no curso pesquisado pela autora foi um fator que contribuiu para o aumento do abandono do curso pelos alunos. Isto ratifica a necessidade de intervir nesse processo, com a oferta de reforço dos conteúdos aos alunos, visando a melhoria no processo de aprendizagem.

A próxima ação tem um foco pedagógico interdisciplinar, através da promoção do diálogo e alinhamento de ações, entre os profissionais que atuam no ensino médio com os que

128

atuam no ensino técnico, atendendo às diretrizes da BNCC em relação aos itinerários formativos.

No documento fatimaaraujobarbosapossamai (páginas 128-130)