• Nenhum resultado encontrado

CAPACITAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES, GESTORES, E EQUIPES

No documento fatimaaraujobarbosapossamai (páginas 120-123)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL PARA ATENUAR A EVASÃO NOS

4.2 CAPACITAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES, GESTORES, E EQUIPES

Os dados do levantamento de campo demonstraram que as aulas excessivamente teóricas e a grande quantidade de atividades propostas pela escola foram o segundo e terceiro motivos que mais influenciaram a evasão dos estudantes do eixo ambiente e saúde do Mediotec, na perspectiva dos próprios evadidos. Isto mostra que a forma como o professor conduz o processo de aprendizagem tem influência direta na permanência do aluno. Deste modo, é indispensável diversificar as metodologias utilizadas em sala de aula, com vistas a prover aulas mais dinâmicas e motivadoras aos alunos. Ademais, é também fundamental qualificar toda a equipe do programa para dar suporte aos professores e alunos nas atividades do curso.

Em vista disso, as estratégias desta ação 2 contará com: oferta de formação continuada em metodologias ativas para os professores, intercaladas com discussões em grupos pelos professores para selecionar e refletir sobre como utilizar as metodologias ativas, adaptando-as à realidade dos alunos do Mediotec; e ofertar formação continuada aos gestores e equipes do Pronatec sobre os aspectos pedagógicos e administrativos do programa. O Quadro 10, a seguir, representa a síntese da ação proposta:

Quadro 10 - Síntese da ação 2 sob a ótica do modelo 5W2H

(continua) O quê? Ação 2: Capacitação continuada aos professores, gestores, e equipes do Pronatec. Por quê? Para diversificar as metodologias utilizadas em sala de aula e prover aulas mais dinâmicas

e motivadoras aos alunos. E para qualificar os gestores e equipes do programa no desenvolvimento dos processos pedagógicos e administrativos do programa, incluindo o enfrentamento do fenômeno da evasão escolar.

Quem? Supervisores, orientadores e coordenadores adjuntos serão responsáveis pela formação dos docentes na escola;

A equipe gestora do Pronatec na Seciteci será responsável pela formação dos gestores e equipes do programa.

Onde? Nas dependências da ETE de Cuiabá.

119

Quadro 10 - Síntese da ação 2 sob a ótica do modelo 5W2H

(conclusão) Como? Para a formação dos professores: encontros mensais de quatro horas, durante o primeiro

semestre das próximas turmas do Mediotec. Sendo que, no período mensal que intercala os encontros de formação, será estabelecido grupo de professores por área, que irão reunir quinzenalmente, por duas horas, para selecionar e refletir sobre como utilizar as metodologias ativas, totalizando 8 horas de capacitação mensal.

Para a formação dos gestores e equipes: encontro com duração de dois dias e desenvolvimento de palestras orientativas, workshops, rodas de conversa, seguidas de análises e discussões sobre os processos pedagógicos e administrativos do programa, incluindo as medidas de enfrentamento da evasão nos cursos do Pronatec.

Quanto custa?

Para a formação dos professores: inclusão de 50 horas a mais no contrato de cada docente durante o primeiro semestre, com recursos já previstos no programa por meio da bolsa docente.

Para a formação dos gestores e equipes: Uma média de 3,5 diárias, por pessoa, para deslocamento das equipes até o município de Cuiabá. Sendo que, para a equipe da ETE de Cuiabá e da equipe gestora da Seciteci, não são necessárias diárias, porque residem no município. O programa contempla o pagamento de diárias para esta finalidade.

Fonte: Elaborado pela autora.

Como sintetizado no Quadro 10, a formação sobre metodologias ativas será desenvolvida pelos supervisores e orientadores pedagógicos do programa, com o suporte do coordenador adjunto, por meio de encontros mensais de 4 horas, intercalados com reuniões quinzenais dos professores para aprofundarem a reflexão sobre as metodologias ativas. A formação será na própria escola, durante o primeiro semestre de 2021 ou o período que contemple o primeiro semestre de oferta das próximas turmas do Mediotec. Nestes encontros de formação, os supervisores e orientadores podem ser os interlocutores diretos da formação ou convidar especialistas que trabalhem sobre a temática. A sugestão de temas é que sejam abordados os conceitos e teorias que fundamentam a metodologia ativa; as estratégias de ensino no contexto da metodologia ativa em sala de aula; e as formas de aplicar metodologias ativas em sala de aula.

A segunda estratégia da ação se relaciona diretamente com a primeira. No período mensal que intercala os encontros de formação, será estabelecido grupo de professores, por área, para selecionar e refletir sobre como utilizar as metodologias ativas, seja por meio de projetos ou de outra forma que permita que o aluno esteja no centro do processo de aprendizagem. Dessa forma, o aluno pode desenvolver o pensamento crítico, comunicação, colaboração, e criatividade, relacionando o conteúdo com o conhecimento prévio e com o contexto vivido. A reunião dos grupos de professores ocorrerá quinzenalmente na escola, com duas horas de duração, durante o primeiro semestre das próximas turmas do Mediotec. O agendamento das reuniões será realizado pela supervisão do programa, assim como a reserva do espaço para os professores.

120

O custo com a formação dos docentes envolverá a contratação de 50 horas a mais por docente, durante o primeiro semestre, para que eles tenham condições de participar das formações, uma vez que são remunerados exclusivamente por aula ministrada. Contudo, não gerará custos adicionais para a escola, porque o programa já contempla recursos para a contratação do professor no formato de bolsa.

A última estratégia da ação é proporcionar formação aos gestores e equipes do Pronatec sobre os processos pedagógicos e administrativos do programa, para que tenham melhores condições de atendimento aos alunos e suporte aos professores nas atividades do curso. A formação será desenvolvida pela equipe gestora do Pronatec da Seciteci, com duração de dois dias, podendo ser realizada na própria ETE de Cuiabá, contando com a participação de todos os gestores e equipes do Pronatec que atuam na rede de Escolas Técnicas Estaduais da Seciteci. A participação de toda a rede é importante para a troca de experiência entre as ETEs e para otimizar o trabalho da equipe gestora do programa, responsável pela formação.

A metodologia da formação da equipe consistirá no desenvolvimento de palestras orientativas, workshops, rodas de conversa, seguidas de análises e discussões sobre a operacionalização do programa e sobre as medidas de enfrentamento da evasão nos cursos do Pronatec.

Com a formação tanto dos docentes como da equipe e gestores do programa, a expectativa é contribuir para reduzir o fenômeno da evasão, tendo em vista que estarão mais preparados e sensibilizados para atender o público do Mediotec. Como visto no referencial teórico, nos achados da pesquisa de Cravo (2012), a autora constatou que envolver os docentes na ação de intervenção foi apontado como um ponto fundamental para redução da evasão. É o que se pretende com a oferta de formação continuada aos docentes, com ênfase em metodologias ativas, no intuito de proporcionar aulas mais dinâmicas e interdisciplinares, fomentando no aluno o protagonismo juvenil conforme especifica a BNCC.

A próxima ação pretende proporcionar um acompanhamento mais próximo do aluno, desde o início do curso, para que a escola possa intervir antecipadamente, com ações que auxiliem nas dificuldades que os alunos estão encontrando, contribuindo para uma possível permanência do aluno no curso.

121

4.3 ACOMPANHAMENTO DO PERCURSO FORMATIVO DO ESTUDANTE DESDE O

No documento fatimaaraujobarbosapossamai (páginas 120-123)