• Nenhum resultado encontrado

INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS DE PROFISSÕES

No documento fatimaaraujobarbosapossamai (páginas 116-120)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL PARA ATENUAR A EVASÃO NOS

4.1 INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS DE PROFISSÕES

Como visto na análise dos dados da pesquisa, entre os fatores que contribuíram para a evasão nos cursos do eixo ambiente e saúde do Mediotec, estão: o desinteresse e a não identificação com o curso. Na percepção dos gestores do Pronatec, esses fatores foram influenciados pelo desconhecimento dos estudantes sobre o perfil correto do curso e área de atuação, principalmente os cursos novos do eixo ambiente e saúde: Nutrição e Dietética, Citopatologia, Imobilizações Ortopédicas e Saúde Bucal. No início do segundo semestre, por exemplo, quando os alunos faltosos foram contactados, identificou-se que ainda havia alunos e responsáveis que tinham concepções diferentes sobre o perfil do curso, carga horária, período de integralização, entre outras questões básicas, que precisavam ser conhecidas no momento da matrícula.

Este fator remete à necessidade de desenvolver ações que propiciem, aos interessados em se matricularem nos cursos do Mediotec, pleno conhecimento do curso que está sendo proposto. Por isso, a proposta da ação 1 será a institucionalização dos Seminários de Profissões em todos os cursos que forem ofertados pelo Mediotec, de forma que haja execução antes do período de matrícula nos referidos cursos. Nestes Seminários, deverão ser convidados especialistas da área de cada curso para expor as principais atividades desenvolvidas por cada profissão, assim como a perspectiva de empregabilidade, remuneração e prestígio social na carreira, além das informações sobre o currículo do curso. Também deverão ser convidados egressos para expor os desafios encontrados na carreira e a contribuição que o curso proporcionou na vida profissional e pessoal dele.

Como demonstrado no capítulo 1, estes seminários foram sugeridos no documento referência de execução do Mediotec, tendo sido incluído no plano de ações da equipe gestora na época. Porém, a ETE de Cuiabá não realizou tais momentos, conforme apontado pela supervisão do programa. Dore e Lucher (2011a) apontam o desconhecimento do curso e/ou imaturidade na escolha profissional, além da desilusão com o curso como as principais causas da evasão estudantil. Isto demonstra a importância do desenvolvimento de ações que possibilitem, ao aluno, o pleno conhecimento do curso que deseja cursar. É com esse intuito que está sendo proposta a institucionalização dos seminários das profissões para todos os cursos do Mediotec, antes do período de matrícula dos alunos. O Quadro 9, a seguir, representa a síntese da ação proposta:

115

Quadro 9 - Síntese da ação 1 sob a ótica do modelo 5W2H O quê? Ação 1: Institucionalização dos Seminários de Profissões.

Por quê? Para facilitar o processo de escolha e definição do curso pelos alunos, na premissa de evitar a evasão devido a uma escolha pouco embasada.

Onde? Nas dependências da ETE de Cuiabá ou de outra escola que a equipe considerar mais apropriado.

Quando? A partir de fevereiro de 2021, antes de iniciar o período de matrícula dos cursos. Quem? Direção da escola, coordenadores adjuntos do Pronatec, supervisão, orientação

educacional e apoio às atividades acadêmicas e administrativas.

Como? Constituição de stands por temáticas, de acordo com as áreas dos cursos, Palestras orientativas, depoimentos de egressos, disponibilização de folders com o perfil dos cursos, consulta sobre o turno de oferta que teriam condições de frequentar, tempo de dedicação necessário e orientações gerais sobre os cursos e o programa. Explorar as atualidades acerca do mundo do trabalho e renda, matrizes curriculares, exigências de cada curso, as possíveis áreas de atuação em decorrência da formação escolhida, as possibilidades de inserção profissional e a perspectiva de remuneração de cada profissão.

Quanto custa?

Não haverá custos adicionais, apenas material de expediente, já contemplado pelo programa. Os folders serão confeccionados pela equipe e impressos na própria escola. Fonte: Elaborado pela autora.

Como aludido no quadro 9, o seminário será desenvolvido na escola em que os cursos serão ofertados, com a colaboração de todos os profissionais que atuam no programa: supervisão, orientação educacional, apoio às atividades acadêmicas e administrativas, sendo coordenado pela direção da escola e coordenação adjunta do Pronatec. Como todos esses profissionais já recebem bolsa pela atuação no programa, não haverá custos adicionais com contratação de pessoal. Os profissionais da área serão convidados para proferir palestras, assim como os egressos dos cursos. Para o seminário, o único custo será o do material de expediente, já contemplado com recursos do programa para esta finalidade.

Outra ação importante, durante a execução do seminário, é consultar, aos interessados em se matricular nos cursos, sobre os turnos de oferta que teriam interesse e condições em fazer o curso. Como destacado na análise, o horário de trabalho e estudo incompatíveis foram o motivo que mais influenciou a evasão dos alunos que não conseguiram permanecer nos cursos. Nesse sentido, torna-se fundamental que a escola identifique os turnos de oferta que melhor se adequam ao público que ela irá atender. Para melhor compreensão da forma como o Seminário será realizado, alguns tópicos serão desenvolvidos a seguir.

116

4.1.1 Público alvo

O público alvo do Seminário das Profissões são os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de ensino. Mas se a escola tiver uma infraestrutura que permita receber mais pessoas, é aconselhável também convidar os pais ou responsáveis dos alunos.

4.1.2 Objetivo

O objetivo do seminário é propiciar informações sobre os cursos que serão ofertados pelo Mediotec, permitindo, aos alunos, uma reflexão sobre qual deles atende melhor a sua expectativa de formação, assim como quais perspectivas profissionais se enquadram melhor no seu perfil de atuação.

4.1.3 Temas a serem abordados

As temáticas a serem abordadas envolvem: perfil do curso e áreas de atuação no mercado de trabalho; perspectivas de remuneração salarial; características da profissão; currículo que será desenvolvido no curso; dedicação que o aluno precisará ter para concluir o curso; destacar a concomitância do ensino técnico com o ensino médio, que demandará o desenvolvimento de atividades rotineiras das duas escolas, no sentido de já sensibilizar o aluno para este cenário que irá ingressar; e informações gerais sobre o Mediotec.

4.1.4 Metodologia

Inicialmente, é necessário agendar uma reunião com as assessorias pedagógicas da Secretaria de Educação do estado (Seduc) para tratar sobre o seminário e programar, junto às assessorias, a data de realização do evento. Este planejamento conjunto é necessário porque o público alvo são alunos da Seduc e, no dia de desenvolvimento do seminário, não haverá aula. Uma estratégia para a participação dos alunos no evento é buscá-los nas escolas em que estudam, utilizando os ônibus locados pelo Pronatec.

É interessante que a equipe desenvolva um guia de profissões (em formato de folders), que contemple informações gerais do curso, incluindo o perfil do egresso, para ser distribuído no dia do evento. Também podem ser montados stands por temáticas, de acordo com as áreas dos cursos, onde serão distribuídos os folders sobre o guia das profissões e realizada a enquete

117

sobre a consulta do turno de oferta que melhor se adequaria ao público visitado no stand. Recomenda-se que um professor da área do curso fique disponível no stand para tirar dúvidas dos alunos.

Indica-se a articulação e parceria com as empresas locais relacionadas aos eixos dos cursos, para que apresentem a realidade profissional, por meio de palestras e ou vídeos. Ademais, propõe-se o desenvolvimento de alguns serviços sociais na área do curso, proporcionando ao aluno maior contato com a área de atuação. Usando o exemplo da área da saúde, podem ser disponibilizados exames sanguíneos, de glicemia, de colesterol e índice de massa sanguínea e risco cardíaco, dentre outros. Esses serviços seriam um atrativo maior para alunos e pais participarem, além do incentivo de prevenção e promoção a saúde. Os serviços poderiam ser realizados com os professores da área de saúde e auxílio de técnicos, em alguns horários específicos do seminário, pela dificuldade de manter os serviços durante os três turnos do evento.

Para as palestras e depoimentos, é fundamental deixar as salas de aulas preparadas, com carteiras e cadeiras adequadas, bem como equipamentos necessários à apresentação do palestrante. As palestras também serão por temáticas relacionadas às áreas dos cursos, sendo interessante que sejam proferidas próximo ao stand temático do curso.

4.1.5 Duração

Nove horas, distribuídas uniformemente nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, de forma a contemplar a participação de alunos que estudam nos três turnos.

4.1.6 Requisitos de escolha dos palestrantes

Professor ou profissional que atue na área, e egressos dos cursos com experiência profissional na área. A equipe deve convidar e articular a participação destes profissionais com antecedência mínima de 15 dias, para que eles tenham tempo de planejar a palestra ou depoimento.

A expectativa do Seminário das Profissões é que possibilite, ao aluno, maior conhecimento sobre o curso que pretende realizar, auxiliando-o em uma escolha mais embasada, de forma a evitar uma possível evasão futura, em função de desinteresse ou não identificação com o curso.

118

A próxima ação para reduzir a evasão nos cursos do Mediotec será focada na capacitação dos profissionais que atuam no programa.

4.2 CAPACITAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES, GESTORES, E EQUIPES DO

No documento fatimaaraujobarbosapossamai (páginas 116-120)