• Nenhum resultado encontrado

Autonomia Profissional

No documento marinamonteirodecastrecastro (páginas 189-200)

8) Facilidades para a realização do trabalho 9) Dificuldades para a realização do trabalho 10) Visão sobre a Política de saúde municipal. 11) Perspectivas para o trabalho profissional

APÊNDICE B – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Termo de Conssentimento Livre e Esclarecido

Eu,_________________________________________,_____anos, residente à Rua______________________________________________________,RG nº____________, telefone de contato ______________, concordo em participar da Pesquisa Intitulada “Trabalho em saúde: a inserção do assistente social na atenção primária à saúde em Juiz de Fora/MG”, a qual faz parte da pesquisa “A integralidade na atenção primária à saúde no município de Juiz de Fora: as variações de aplicabilidade do modelo tecno-assistencial na operacionalização do SUS”.

A pesquisa tem por objetivo analisar o trabalho do assistente social na atenção primária à saúde em Juiz de Fora/MG. O instrumento de coleta de dados será um formulário contendo questões abertas. As entrevistas direcionadas aos assistentes sociais buscarão captar informações sobre: objeto, objetivos e instrumentos do trabalho do assistente social, às condições e ao processo de trabalho que o assistente social está inserido.

O instrumento de coleta de dados que será utilizado para o desenvolvimento da pesquisa será formulário contendo questões abertas e fechadas que abordarão o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais no que tange o vínculo, acolhimento, escuta, educação em saúde, interdisciplinaridade e as formas de cuidado em saúde.

Declaro que o pesquisador me explicou e que compreendi as informações que me foram transmitidas de forma clara, e que todas minhas dúvidas foram esclarecidas. Fui informado (a) que essa pesquisa poderá ser publicada futuramente, e caso isso ocorra, minha identidade será preservada.

A desistência de participar da pesquisa não implicará em nenhum dano para o entrevistado (a). Caso haja algum dano eventual a este, o pesquisador responsabiliza-se pela indenização junto ao mesmo.

A pesquisa será realizada nas dependências das Unidades Básicas de Saúde selecionadas. As entrevistas serão gravadas, e posteriormente transcritas. Após as transcrições, as fitas serão inutilizadas e o material transcrito será desprezado após a análise dos dados coletados. As despesas referentes à realização da pesquisa ficam a cargo do pesquisador.

Este termo foi elaborado em duas vias: uma destinada ao entrevistado e outra ao pesquisador. Juiz de Fora, ________de ______________ de 2008.

______________________________ Assinatura do Pesquisado

______________________________ Assinatura do Pesquisador

Qualquer dúvida entrar em contato:

Pesquisador: Marina Monteiro de Castro e Castro – Professora e mestranda da Faculdade de Serviço Social/UFJF. End: Campus Universitário s/nº. Tel: 2102-3561. Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00 horas.

Orientador: Lêda Maria Leal de Oliveira. Professora da Faculdade de Serviço Social/UFJF. End: Campus Universitário s/nº. Tel: 2102-3561. Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00 horas.

Comitê de Ética e Pesquisa: End: Campus Universitário s/nº. Prédio da Biblioteca Central. Pró- Reitoria de Pesquisa Tel: 2102- 3788. Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00 horas.

DECRETO N.º 7267 - de 28 de janeiro de 2002.

Altera dispositivos do Decreto n.º 5773, de 12 de novembro de 1996.

O Prefeito de Juiz de Fora, no uso das atribuições, tendo em vista o disposto no inciso VI do art. 86 da Lei Orgânica do Município, DECRETA:

Art. 1.º - O art. 5.º do Decreto n.º 5773, de 12 de novembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 5.º - ...

§ 1.º - Para atendimento a uma população entre 2.400 (dois mil e quatrocentos) e 4.500 (quatro mil e quinhentos) habitantes, ou de

aproximadamente 1.000 (mil) famílias, a equipe mínima de saúde da família deverá ser composta pelos seguintes profissionais, devidamente habilitados ou treinados:

I - 1 (um) médico especializado em medicina da família; II - 1 (um) enfermeiro;

III - 1 (um) auxiliar de enfermagem; e

IV - 4 (quatro) a 6 (seis) agentes comunitários de saúde.

§ 2.º - Dependendo da complexidade epidemiológica do território abrangido pelo Programa, a composição da equipe responsável pelo mesmo poderá ser alterada quanto ao número ou qualificação de profissionais, podendo contar com Assistente Social e Equipe de Saúde Bucal , integrada por Cirurgião- Dentista, Técnico em Higiene Dental e Auxiliar de Odontologia.

§ 3.º - Deverá ser observada a proporção de uma Equipe de Saúde Bucal para duas Equipes de Saúde da Família."

Art. 2.º - O art. 6.º do Decreto n.º 5773, de 12 de novembro de 1996 passa a vigorar acrescido de parágrafo único com a seguinte redação:

"Parágrafo Único - São atribuições da Equipe de Saúde Bucal:

a) participar do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no território de abrangência das unidades básicas de saúde da família;

b) identificar as necessidades e expectativas da população em relação à saúde bucal;

c) estimular e executar medidas de promoção da saúde, atividades educativas e preventivas em saúde bucal;

d) executar ações básicas de vigilância epidemiológica em sua área de abrangência;

e) organizar o processo de trabalho de acordo com as diretrizes do PSF e do plano de saúde municipal;

f) sensibilizar as famílias para a importância da saúde bucal na manutenção da saúde;

h) desenvolver ações intersetoriais para a promoção da saúde bucal." Art. 3.º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Prefeitura de Juiz de Fora, 28 de janeiro de 2002.

a) TARCÍSIO DELGADO - Prefeito de Juiz de Fora.

ASSISTENTE SOCIAL em Unidades Básicas de Saúde *

UBS EQUIPE PSF/PACS/TRADICIONAL

Alto Grajaú Apoio PSF

Bandeirantes Apoio PSF

Dom Bosco Tradicional

Furtado de Menezes Apoio PSF

Jardim Natal Apoio PSF

Jóquei Clube II Apoio PSF

Linhares Apoio PSF

Marumbi Apoio PSF

Monte Castelo Apoio PSF

Nossa Senhora das Graças Tradicional

Parque Guarani Preceptora PSF/Residência

Progresso Preceptora PSF/Residência

Santo Antônio Apoio PSF

São Benedito Apoio PSF

Santa Cruz Apoio PSF

Santos Dumont Tradicional/PACS

Santa Efigênia Apoio PSF

Santa Luzia Apoio PSF

São Pedro Tradicional/PACS

Santa Rita Preceptora PSF/Residência

São Judas Tadeu Apoio PSF

Santa Cecília Apoio PSF

Teixeiras Apoio PSF

Vila Olavo Costa Apoio PSF

Torreões Apoio PSF

No documento marinamonteirodecastrecastro (páginas 189-200)