• Nenhum resultado encontrado

Artigo 29. o

Apresentação e validação dos pedidos

1. O requerente que deseje solicitar uma autorização nacional nos termos do artigo 17. o apresenta um pedido à autoridade competente recetora. A autoridade competente recetora informa o requerente das taxas devidas por força do artigo 80. o , n. o 2. Se o requerente não pagar as taxas no prazo de 30 dias, a autoridade indefere o pedido e informa do facto o requerente. Ao receber as taxas devidas por força do ar­ tigo 80. o , n. o 2, a autoridade competente recetora aceita o pedido e informa do facto o requerente, indicando a data da aceitação.

2. No prazo de 30 dias a contar da aceitação, a autoridade compe­ tente recetora valida o pedido, se este cumprir os seguintes requisitos:

a) Foram apresentadas as informações pertinentes referidas no ar­ tigo 20. o ; e

b) O requerente declara que não apresentou a nenhuma outra autoridade competente um pedido de autorização nacional para o mesmo pro­ duto biocida e para a mesma utilização.

No contexto da validação a que se refere o primeiro parágrafo, a auto­ ridade competente recetora não avalia a qualidade ou a adequação dos dados ou das justificações apresentados.

3. Se considerar que o pedido está incompleto, a autoridade compe­ tente recetora informa o requerente das informações adicionais necessá­ rias para a validação do pedido e fixa um prazo razoável para a apre­ sentação dessas informações. Este prazo não pode, por norma, ser su­ perior a 90 dias.

No prazo de 30 dias a contar da receção das informações adicionais, a autoridade competente recetora valida o pedido se determinar que essas informações são suficientes para cumprir os requisitos fixados no n. o 2.

Se o requerente não apresentar as informações solicitadas dentro do prazo fixado, a autoridade competente recetora indefere o pedido e informa do facto o requerente.

4. Se o Registo de Produtos Biocidas, a que se refere o artigo 71. o , revelar que uma autoridade competente diferente da autoridade compe­ tente recetora está a analisar um pedido referente ao mesmo produto biocida, ou que já autorizou o mesmo produto biocida, a autoridade competente recetora recusa-se a avaliar o pedido. Nesse caso, a autori­ dade competente recetora informa o requerente da possibilidade de so­ licitar o reconhecimento mútuo nos termos dos artigos 33. o ou 34. o .

5. Se o n. o 3 não for aplicável e a autoridade competente recetora considerar que o pedido está completo, valida-o, informa sem demora do facto o requerente e indica a data da validação.

Artigo 30. o Avaliação dos pedidos

1. No prazo de 365 dias a contar da validação de um pedido ao abrigo do artigo 29. o , a autoridade competente recetora decide se con­ cede ou não uma autorização nos termos do artigo 19. o . A autoridade tem em conta os resultados da avaliação comparativa efetuada de acordo com o artigo 23. o , se aplicável.

2. Sempre que se afigurem necessárias informações adicionais para proceder à avaliação, a autoridade competente recetora solicita ao re­ querente a apresentação dessas informações num determinado prazo. O prazo de 365 dias referido no n. o 1 é suspenso a contar da data de envio do pedido e até à data de receção das informações. A suspensão não pode ser superior a 180 dias no total, salvo se a natureza dos dados solicitados ou circunstâncias excecionais o justificarem.

Se o requerente não apresentar as informações solicitadas dentro do prazo fixado, a autoridade competente recetora indefere o pedido e informa do facto o requerente.

3. No prazo de 365 dias referido no n. o 1, a autoridade competente recetora:

a) Redige um relatório que resume as conclusões da sua avaliação e os fundamentos para autorizar o produto biocida ou para recusar a sua autorização («relatório de avaliação»);

b) Envia uma cópia eletrónica do projeto de relatório de avaliação ao requerente e dá-lhe a oportunidade de apresentar observações no prazo de 30 dias; e

c) Toma em devida consideração essas observações ao finalizar a sua avaliação.

Artigo 31. o

Renovação das autorizações nacionais

1. Os pedidos de renovação de uma autorização nacional para um ou mais tipos de produtos são apresentados à autoridade competente rece­ tora pelo titular da autorização, ou em seu nome, pelo menos 550 dias antes da data de caducidade da autorização. Se a renovação for solici­ tada para vários tipos de produtos, o pedido é apresentado pelo menos 550 dias antes da data de caducidade mais próxima.

2. A autoridade competente recetora renova a autorização nacional, desde que continuem a estar cumpridas as condições fixadas no ar­ tigo 19. o . A autoridade tem em conta os resultados da avaliação com­ parativa efetuada de acordo com o artigo 23. o , se aplicável.

3. Ao solicitar a renovação, o requerente deve apresentar:

a) Sem prejuízo do disposto no artigo 21. o , n. o 1, todos os dados pertinentes exigidos nos termos do artigo 20. o gerados, consoante o caso, desde a autorização inicial ou desde a renovação anterior; e

b) A sua avaliação quanto a saber se as conclusões da avaliação inicial ou anterior do produto biocida continuam válidas, bem como even­ tuais informações de apoio.

4. A autoridade competente recetora informa o requerente das taxas devidas por força do artigo 80. o , n. o 2, e indefere o pedido se o reque­ rente não pagar as taxas no prazo de 30 dias. A autoridade competente recetora informa do facto o requerente.

Ao receber as taxas devidas por força do artigo 80. o , n. o 2, a autoridade competente recetora aceita o pedido e informa do facto o requerente, indicando a data da aceitação.

5. Com base na avaliação das informações disponíveis e na necessi­ dade de proceder à revisão das conclusões da avaliação inicial do pe­ dido de autorização ou da renovação anterior, consoante o caso, a autoridade competente recetora decide, no prazo de 90 dias a contar da aceitação do pedido nos termos do n. o 4, se, à luz dos conhecimentos científicos atuais, é necessária uma avaliação completa do pedido de renovação, tendo em conta todos os tipos de produtos para os quais é solicitada a renovação.

6. Se decidir que é necessária uma avaliação completa do pedido, a autoridade competente recetora toma a sua decisão sobre a renovação da autorização depois de proceder à avaliação do pedido nos termos do artigo 30. o , n. os 1, 2 e 3.

Se decidir que não é necessária uma avaliação completa do pedido, a autoridade competente recetora toma a sua decisão sobre a renovação da autorização no prazo de 180 dias a contar da aceitação do pedido nos termos do n. o 4 do presente artigo.

7. Se, por razões independentes da vontade do titular da autorização nacional, não for tomada qualquer decisão sobre a renovação dessa autorização antes da respetiva data de caducidade, a autoridade compe­ tente recetora renova-a pelo prazo necessário para completar a avaliação.

CAPÍTULO VII