• Nenhum resultado encontrado

Pontuação máxima possível

Proponente 1 Proponente 2 Proponente 3

Pontuação técnica x 0,80 Excluído na sequência da avaliação técnica 99,22 x 0,80 = 79,38 100,00 x 0,80 = 80,00 Pontuação financeira x 0,20 100,00 x 0,20 = 20,00 89,71 x 0,20= 17,94 Pontuação global 79,38 + 20,00= 99,38 80,00 + 17,94= 97,94 Classificação final 1 2

As pontuações técnicas e financeiras ponderadas assim calculadas são seguidamente adicionadas, para determinar qual a proposta com a pontuação mais elevada, ou seja, a melhor relação qualidade/preço. É essencial que os cálculos sejam efetuados, respeitando estritamente as instruções acima indicadas. A comissão de avaliação recomendará que o contrato seja adjudicado à proposta que obtenha a pontuação global mais elevada, na condição de os documentos comprovativos apresentados pelo proponente a título dos critérios de seleção e de exclusão serem verificados e admitidos.

PROGRAMAS FINANCIADOS PELO FED

Aquando da avaliação das propostas técnicas de contratos de prestação de serviços que não os contratos-quadro da Comissão Europeia, será dada preferência a propostas apresentadas por pessoas singulares ou coletivas dos Estados ACP, a título individual ou em consórcio entre elas.

Se duas propostas forem consideradas equivalentes com base na pontuação final, será dada preferência:

a) Ao proponente de um Estado ACP, ou

b) Se não houver proponentes desses Estados, ao proponente que:

- permita a melhor utilização possível dos recursos materiais e humanos dos Estados ACP;

- ofereça mais possibilidades de subcontratação de empresas, firmas ou pessoas singulares dos Estados ACP; ou

- seja um consórcio de pessoas singulares, empresas ou firmas dos Estados ACP e da União Europeia.

(Ver igualmente ponto 2.4.10.)

No termo das suas deliberações, a comissão de avaliação pode formular as seguintes recomendações: Adjudicar o contrato ao proponente que apresentou uma proposta:

que está em conformidade com os requisitos formais e com as regras de elegibilidade; •

cujo orçamento total está dentro do orçamento máximo afetado ao projeto; •

que satisfaz os requisitos técnicos mínimos especificados no processo de concurso; e •

que é a proposta economicamente mais vantajosa (e que preenche todas as condições acima referidas).

Anulação do procedimento de concurso •

(Ver ponto 2.4.13).

Uma vez elaborado o relatório sobre a avaliação, a autoridade contratante pode tomar a sua decisão.

GESTÃO DIRETA:

Todo o processo (avaliação técnica e financeira) deve ser registado no relatório de avaliação (ver modelo no anexo B11) que deve ser assinado pelo presidente, secretário e todos os avaliadores e submetido à autoridade competente da Comissão Europeia, que deve decidir se aceitam ou não as suas recomendações.

GESTÃO INDIRETA COM CONTROLOS EX ANTE:

Todo o processo (avaliação técnica e financeira) deve ser registado no relatório de avaliação (ver modelo no anexo B11), que deve ser assinado pelo presidente, secretário e por todos os membros da comissão de avaliação com direito de voto e submetido aos serviços competentes da autoridade contratante. Estes devem decidir se aceita ou não as recomendações formuladas pela comissão de avaliação. Seguidamente, a autoridade contratante deve submeter à Comissão Europeia o relatório de avaliação, juntamente com a sua proposta de decisão. Se for feita uma proposta de adjudicação e a Comissão Europeia ainda não tiver recebido uma cópia das propostas, estas devem ser-lhe igualmente transmitidas.

Se a Comissão Europeia não aceitar a decisão proposta, deve comunicar esse facto por escrito à autoridade contratante apresentando as suas razões. A Comissão Europeia pode igualmente sugerir à autoridade contratante qual o seguimento a dar ao processo, bem como indicar sob que condições a Comissão Europeia pode aprovar o contrato proposto com base no processo de concurso.

Se a Comissão Europeia aceitar a decisão proposta, a autoridade contratante dá início à adjudicação do contrato (ver ponto 3.3.12) ou anula o concurso, consoante o que for decidido.

GESTÃO INDIRETA COM CONTROLOS EX POST:

Não é necessário obter a autorização prévia da Comissão Europeia antes de a autoridade contratante agir com base nas recomendações da comissão de avaliação.

A avaliação das propostas será efetuada por etapas para chegar a uma conclusão. O princípio da apresentação da proposta técnica e da proposta financeira em dois sobrescritos separados destina-se a evitar que os avaliadores conheçam a proposta financeira e que, por conseguinte, sejam influenciados pelo preço aquando da avaliação técnica da proposta. Qualquer desvio em relação à sequência da avaliação conduz à anulação do concurso. Por exemplo, as propostas técnicas não podem ser

reavaliadas após a abertura dos sobrescritos com a proposta financeira.

Todo o processo de avaliação, incluindo a notificação ao proponente selecionado, deve estar concluído dentro do período de manutenção das propostas. Importa ter em conta que o proponente selecionado pode não ter capacidade para manter a sua proposta se o processo de avaliação for demasiado moroso. Consultar o ponto 2.8.5.

Em conformidade com a legislação da autoridade contratante em matéria de acesso aos documentos, todo o procedimento de concurso deve ser mantido confidencial durante o processo de avaliação. As decisões da comissão de avaliação são coletivas e as suas deliberações são secretas. Os membros da comissão de avaliação e eventuais observadores são obrigados a respeitar a confidencialidade. Quando a legislação da autoridade contratante for contrária às regras de confidencialidade, esta deve obter a autorização prévia da Comissão Europeia antes de divulgar quaisquer informações.

O relatório de avaliação, em especial, é um documento exclusivamente interno que não pode ser divulgado aos proponentes nem a qualquer outro interessado que não os serviços competentes da autoridade contratante, da Comissão Europeia e dos órgãos de controlo (por exemplo, Tribunal de Contas Europeu). Podem no entanto ser divulgados excertos do relatório de avaliação (ver ponto 3.3.12.1.).

3.3.11. Anulação do procedimento de concurso

Ver ponto 2.4.13.

3.3.12. Adjudicação do contrato

3.3.12.1. Notificação da decisão de adjudicação

Documentos relacionados