• Nenhum resultado encontrado

4 4 Contratos de fornecimentos

LOTE 2 não vinculativo 40 50 Empresa B

5. Contratos de execução de obras

5.2.1. Contratos de valor igual ou superior a 5 000 000 EUR

5.2.1.1. Concurso público

A adjudicação de contratos de execução de obras segue normalmente o procedimento de concurso público internacional na sequência da publicação de todos os anúncios aplicáveis estipulados nas orientações para a publicação (anexo A11e). Para mais informações, ver secção 5.3.

5.2.1.2. Procedimento limitado

Atendendo às características de determinadas obras, pode ser seguido o procedimento de concurso limitado. A autoridade competente da Comissão Europeia deve autorizar o recurso a este procedimento e poderá prestar apoio técnico, caso a caso. A publicação do anúncio respetivo, estipulada nas orientações para a publicação (anexo A11e), continua a ser obrigatória, por forma a assegurar uma participação tão alargada quanto possível. Para mais informações, ver secção 5.4.

5.2.2. Contratos de valor igual ou superior a 300 000 EUR, mas inferior a 5 000 000 EUR

5.2.2.1. Concurso público local

Os contratos são adjudicados no âmbito de um concurso público anunciado a nível local, ou seja, o anúncio de contrato é publicado no país parceiro e no sítio Web do EuropeAid, indicando o endereço junto do qual as empresas podem obter informações mais completas. Para mais informações, ver secção 5.5.

5.2.3. Contratos de valor inferior a 300 000 EUR

5.2.3.1. Procedimento por negociação concorrencial

Os contratos de execução de obras de valor inferior a 300 000 EUR são adjudicados através do procedimento por negociação concorrencial. É necessário enviar um convite a concorrer a, pelo menos, três candidatos. Não é necessário publicar um anúncio de contrato. Para mais informações, ver secção 5.6.

5.2.4. Contratos de valor inferior a 20 000 EUR

A autoridade contratante pode adjudicar contratos de execução de obras de valor igual ou inferior a 20 000 EUR com base numa só proposta. Ver ponto 2.4.8.

Para os contratos de obras de valor inferior ou igual a 2 500 EUR, os pagamentos podem ser efetuados contra fatura, sem aceitação prévia de uma proposta.

5.2.5. Procedimentos aplicáveis sem limites máximos

5.2.5.1. Procedimento por negociação

GESTÃO DIRETA:

O recurso ao procedimento por negociação exige a aprovação prévia/a declaração do evento, consoante o caso, dos serviços competentes da Comissão Europeia.

GESTÃO INDIRETA COM CONTROLOS EX ANTE:

Para recorrer ao procedimento por negociação, a autoridade contratante deve obter autorização prévia da Comissão Europeia.

GESTÃO INDIRETA COM CONTROLOS EX POST:

Não é exigida a autorização prévia da Comissão Europeia. Ver também caixa de texto no ponto 2.4.8.

Os contratos de execução de obras podem ser adjudicados através de procedimento por negociação, com base numa única ou em várias propostas, nos seguintes casos:

Quando for estritamente necessário, por razões de urgência imperiosa, resultante de acontecimentos imprevisíveis para a autoridade contratante e que não lhe possam de modo algum ser imputados, os prazos normais aplicáveis ao procedimento concorrencial não podem ser mantidos.

As intervenções no âmbito de situações de crise referidas no artigo 190.º, n.º 2, das normas de execução do Regulamento Financeiro da UE são equiparadas a situações de urgência imperiosa;1 No que se refere às obras novas que consistam na repetição de obras similares confiadas ao contratante inicial, desde que o contrato inicial tenha sido adjudicado na sequência da publicação de um anúncio de contrato em que fosse anunciada a possibilidade de recorrer ao procedimento por negociação para as novas obras, a sua extensão, as condições em que o contrato pode ser adjudicado, bem como a respetiva estimativa dos custos.

b)

Quando o processo de concurso se revelou infrutífero, ou seja, não foi recebida qualquer proposta suficientemente meritória a nível qualitativo e/ou financeiro. Neste caso, a autoridade contratante, depois de anular o concurso, pode encetar negociações com o ou os proponentes da sua escolha que participaram no processo de concurso, se estes preencherem os critérios de seleção, desde que os documentos do procedimento de contratação inicial não sejam substancialmente alterados e seja observado o princípio da igualdade de tratamento.

c)

Quando os contratos forem declarados secretos ou nos casos em que a sua execução deva ser acompanhada de medidas especiais de segurança, ou quando a proteção de interesses essenciais da União Europeia ou do país parceiro assim o exigir, desde que os interesses essenciais em causa não possam ser garantidos por outras medidas (tais como requisitos de proteção do caráter confidencial das informações que a autoridade contratante disponibiliza no procedimento de contratação). d)

No caso da aquisição de redes públicas de comunicações2. e)

Para os contratos de arrendamento de edifícios já construídos, após prospeção do mercado local. f)

Quando for necessário celebrar um novo contrato na sequência da rescisão antecipada de um contrato existente.

g)

No caso de as obras só poderem ser executadas por um único operador económico por uma das seguintes razões: (i) o objetivo do concurso é a criação ou a aquisição de uma obra de arte ou de um espetáculo artístico únicos; (ii) não existe concorrência por razões técnicas; (iii) é necessário assegurar a proteção de direitos exclusivos, incluindo os direitos de propriedade intelectual (por exemplo quando a execução do contrato está reservada exclusivamente aos titulares de patentes ou h)

1 A ajuda de emergência é mais um caso abrangido pelo procedimento por negociação específico do FED, distinto da «urgência imperiosa» mencionada aqui, especialmente para ações não abrangidas pelo artigo 19.º-C do anexo IV do Acordo de Cotonu. A ajuda de emergência resulta da aplicação do artigo 72.º e/ou do artigo 73.º do Acordo de Cotonu. Para os PTU, ver também o artigo 79.º, n.º 5, da Decisão 2013/755/UE do Conselho, de 25 de novembro de 2013. 2 «Rede de comunicações eletrónicas»: os sistemas de transmissão e, se for o caso, os equipamentos de comutação ou encaminhamento e os demais recursos que permitem a transmissão de sinais por cabo, feixes hertzianos, meios óticos, ou outros meios eletromagnéticos, incluindo redes de satélites, redes terrestres fixas (com comutação de circuitos e pacotes, incluindo a Internet) e móveis, sistemas de cabos de eletricidade, na medida em que são utilizados para a transmissão de sinais, redes utilizadas para a radiodifusão sonora e televisiva e redes de televisão por cabo, independentemente do tipo de informação transmitida.

de licenças que regem a sua utilização). As exceções previstas nas subalíneas (ii) e (iii) só se aplicam quando não exista alternativa ou substituto razoável e quando a inexistência de concorrência não resulte de uma restrição artificial dos parâmetros na definição do concurso. A autoridade contratante deve elaborar um relatório sobre a negociação (cf. modelo no anexo A10) no qual descreve a forma como foram conduzidas as negociações, bem como o fundamento da decisão de adjudicação resultante. Por analogia, devem ser seguidos os procedimentos indicados nos pontos 5.3.11.1 e 5.3.11.2, e o relatório sobre a negociação deve ser anexado ao processo do contrato.

5.2.5.2. Diálogo concorrencial

Para mais informações, ver ponto 2.4.7.

5.3. Concurso público internacional (para contratos de valor igual ou superior a

Documentos relacionados