• Nenhum resultado encontrado

A educação por ser um exercício de continuo de melhoria, tem-se confrontado com novas reformas e alteração, quer seja do ponto económico, social como politico, sendo estas as dimensões que de forma direta ou indireta a sua desenvoltura exerce influencia á educação. Segundo Cortesão (1981, p. 11) “o estar consciente da íntima relação que existe entre os contextos sociopolítico e os que ocorrem a nível da educação é uma das aquisições mais importantes que pode surgir na formação de um professor”. As dimensões aqui apontadas são importantes à vida de um professor e bem articuladas oferecem condições apropriadas para uma boa prestação de ensino e assim poder esperar mais responsabilidade por parte do professor.

A implementação do Diploma Legal, aprovado pelo concelho de Ministro sobre a avaliação de desempenho docente venho como mecanismo de resposta a diversos problemas que afetava a educação em Angola, de modo a atingir as metas propostas no Fórum Mundial de Educação em Dakar no ano 2000, como a expansão e massificação qualitativa do sistema educativo, o combate ao insucesso e o abandono escolar, a valorização social do professor e o incentivo á formação contínua dos agentes educativos ao longo da carreira.

A partir de 23 de Abril de 2008 sobre o Decreto nª 7/08 avaliação de desempenho docente passou a fazer parte da agenda dos professores, técnicos pedagógicos e especialistas de administração da educação. O sistema de avaliação de desempenho docente criado pelo concelho de Ministros é adequado a matriz do estatuto de carreiras dos professores do ensino primário e secundário (configurados nas seguintes categorias estruturadas em escalões: professor do ensino primário auxiliar, professor do ensino primário diplomado, professor do primeiro ciclo do ensino secundário diplomado e professor do segundo ciclo do ensino secundário diplomado), bem como dos diversos agentes que compõe esses dois níveis de ensino. Surgindo como instrumento ou dispositivo de inovação e melhoria das práticas docentes, a avaliação do desempenho

87 docente, tal como legislado no artigo nª 2 do Diário da Republica sobre o Decreto 7/08 tem como objectivo:

- Despertar nesses trabalhadores a necessidade de superação constante,

capacitando-os cientifica e pedagogicamente para as suas tarefas quotidianas.

- Incentiva-los para a disciplina pessoas no cumprimento de todas as tarefas diárias ou periódicas que ocorram para a planificação, organização ou execução da atividade laboral.

- Contribuir para o aumento do seu prestígio social e brio profissional.

Sendo a avaliação de desempenho docente um processo de apreciação sistemática e de acompanhamento da prática pedagógica docente, em função da atuação e das atividades realizadas pelo docente, de acordo com artigo nª 37, incide essencialmente sobre três grandes dimensões:

- Atividades docente - avaliar o domínio da matéria a ensinar, perícia, a preparação

e execução dos planos de aulas, o cumprimento dos planos e programas estabelecidos, o empenho em cursos de superação, percentagem de aproveitamento e os perfis de saída dos alunos nas respetivas classes.

- Disciplina profissional - avaliar o grau de participação na atividades convocadas

e ligadas aos exercícios docente, o grau de cumprimento das normas, regulamentos da escola e o comportamento do docente do ponto de vista ético-deontológico.

- Tarefas complementares - avaliar a participação em atividades extra-escolares e o

espírito de iniciativa do docente.

O desenvolvimento do professor não depende somente das dimensões aqui apresentadas, mas também de um investimento e interesse da escola e dos próprios professores na valorização a formação continua em diversas áreas do saber, de maneira a responder as necessidades da área inserida. O desenvolvimento profissional consiste na continuidade e evolução do individuo, orientado para a mudança, crescimento pessoal mais também a melhoria educativa da escola e de todos que nela participam. Vertente está, que nossa perspetiva devia fazer parte das dimensões de avaliação de desempenho em Angola.

Na forma como defendem a avaliação de desempenho docente como fundamental para que a melhoria da escola e o desenvolvimento organizacional aconteçam, é necessário enquadramento desse processo numa dinâmica sistemática e continua. Desta

88 forma, a periodicidade da avaliação obedece um calendário anual, dividido em três fases, no meio de cada trimestre avalia-se o professor conforme as dimensões legisladas, o que muitas vezes preocupa alguns os professores já que o seu desempenho e o seu resultado é potencialmente observado e analisado durante todo ano letivo, enquanto outros preferiam um acompanhamento com mais de três fases. Quanto a classificação segundo o artigo nª 7, segue a seguinte escala: muito bom (de 18 a 20 valores), bom (de 14 a 17v), suficiente (de 10 a 13v) e mau (de 0 a 9). O processo de avaliação de desempenho se tornaria muito mais eficaz se não carrega-se tanto peso burocrático.

A atribuição das duas últimas classificações determina negativamente a prestação de serviço do professor o que acaba por se repercutir na contagem de tempo de serviço e consequentemente na promoção de carreira, sendo que, segundo Silva e Machado (2008) presente sistema de ADD procura associar ambas as funções sumativa e formativa, embora seus objetivos sejam diferenciados. O segundo incide para o desenvolvimento profissional dos docentes, enquanto o segundo recai para gestão das carreiras profissionais. A função sumativa por ter o objetivo de apresentar resultados sobre o mérito dos docentes e a sua prestação qualitativa da prática docente, tem potenciado ansiedade, receio, desconfianças, e muitas vezes criticas quanto á qualidade do sistema e a competência dos avaliadores.

A principal finalidade do sistema de avaliação de desempenho docente16 angolano é fornecer informação necessária aos docentes, para que todos atinjam as duas primeiras classificações: muito bom e bom, porque pressupõe-se que quando o trabalho docente apresenta indicadores que propiciam o desenvolvimento e progresso do ensino, tais como: qualidade de trabalho, aperfeiçoamento profissional, espírito de iniciativa e inovação pedagógica, responsabilidade e relações humanas, os resultados dos alunos são quantitativa e qualitativamente favorecidos.

16 Vale lembrar que, apesar do sistema de avaliação de desempenho docente angolano recair mais

na vertente sumativa, já que para o Ministério importa mais a prestação de conta para a progressão de carreira, a vertente formativa é subjacente, isto é, nasce da relação dos avaliadores e os avaliados, o que estimula o próprio docente a investir na sua formação continua, de modo a garantir a obtenção das duas primeiras classificações.

89

CAPÌTULO II - DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO EMPÍRICO

Neste capítulo a nossa preocupação recai sobre a vertente metodológica, numa perspetiva qualitativa, tendo como intenção buscar e encontrar respostas às nossas inquietações. Propusemo-nos conhecer, compreender e analisar a realidade avaliativa em Angola através de um processo de reflexão crítica sobre as perceções que os professores dela têm, as representações e significados que atribuem à realidade do sistema avaliativo a que estão submetidos e a construção de ideias que dela fazem. Para nós constitui um fator preponderante para a compreensão deste fenómeno.