• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de Softwares de Correio Eletrônico

5.1 Processo de Avaliação de Produtos de Software

5.1.4 Execução da Avaliação

5.1.4.3 Avaliação de Softwares de Correio Eletrônico

O correio eletrônico foi uma das primeiras e mais importantes ferramentas de groupware, e é hoje uma das mais utilizadas. Apresenta várias vantagens, como rapidez, flexibilidade e capacidade de integração com outros aplicativos (MOECKEL, 2003). Seu uso nas organizações deve ser para fins comerciais e não particulares. Segundo Moreira (2001), ele pode se tornar uma ameaça para segurança em um ambiente organizacional quando seu uso não for adequado, pois através dele podem circular spam's, arquivos maliciosos e ainda ocorrer vazamento de dados e de informações sigilosas.

Dentre as funcionalidades e critérios avaliados para este tipo de ferramentas está a capacidade de armazenamento, organização e categorização das mensagens, redirecionamento de mensagens, uso de sistema Post Office Protocol (POP3), Internet Message Acess Protocol (IMAP), formatação de texto, suporte a imagens e configurações. Além disso, buscou-se avaliar ferramentas que oferecessem soluções gratuitas que permitem o acesso ao código-fonte, distribuição, modificação, interfaces intuitivas para facilitar o aprendizado e segurança no acesso e envio das informações.

Com base nos estudos realizados e em trabalhos correlatos foi possível selecionar algumas ferramentas que foram melhores avaliadas. Dentre estas encontram-se o Mozilla

Ferramentas de Gestão de Documentos

0 5 10 15 20 KnowledgeTree Subversion Git Mercurial Google Docs Alfresco F er ra m en ta s Pontuação Rnf-05 Envio de lembretes programados por e-mail Adaptabilidade Rnf_Usab-01 Usabilidade Rnf_Conf-04 Recuperação das informações

Rnf_Conf-05 O sistema identifica as distintas versões de arquivos Rnf_Port_05 O sistema desenvolvido apresenta uma solução baseada em software livre?

Thunderbird, Webmail RoundCube, Webmail Horde, Hotmail, Gmail e Yahoo!Mail.

Webmails Horde [26] e RoundCube [27]:

Os webmails RoundCube e Horde, segundo Stammerjohann (2008), são ferramentas ricas em funcionalidades, possuem suporte externo para servidor SMTP, catálogo de endereços, personalização e customização de interface do usuário, filtros de lista de tradução por usuário, plugins para compatibilidade entre diferentes versões de webmail. São aplicativos que necessitam de constantes atualizações e são limitados no número de mensagens possíveis de se armazenar. Oliveira e Almeida (2008) apresentam as vantagens do uso do webmail Horde no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Por ser totalmente livre e de código aberto os autores indicam que pode ser facilmente integrado a qualquer tipo de aplicação. Ainda fornece uma versão estável, suporta a língua portuguesa e também suporta diretório LDAP.

Mozilla Thunderbird [18]:

O Mozilla Thunderbird também apresenta um bom grupo de funcionalidades como: configuração de filtros, por termos de busca, tags, mensagens favoritas, catálogos de endereço, classificação de e-mails e leitor RSS. Também completam algumas destas funcionalidades: assistente de migração; gerência de múltiplas contas de e-mail e newsgroup; alertas de e-mails, que incluem remetente, assunto e parte do texto e, suporte POP/IMAP, suporte a certificados, dispositivos de segurança e criptografia de mensagens. Mas é um sistema interessante de se utilizar se você já possui outras contas de e-mail.

Yahoo!Mail [28], Hotmail [13] e Gmail [9]:

Em comparação com os dois webmails e Mozilla Thunderbird, o Hotmail, Yahoo!Mail e Gmail oferecem maior capacidade de armazenamento. Estas ferramentas são considerados os melhores sistemas de e-mail da atualidade pela Revista Eletrônica Infoescravo (2009) e possuem muitas semelhanças, como configuração de filtros e são multiplataforma. De acordo com a publicação em termos de armazenamento os três e-mails se equivalem. Porém, na avaliação realizada constatou-se que estes sistemas não apresentam o critério de adaptabilidade e de coexistência com outras ferramentas que não sejam de seus respectivos pacotes.

Comparação de critérios e julgamento dos resultados:

Horde oferecem a criação de pastas específicas com as categorias que a pessoa mais usa. Já o Gmail utiliza tags para categorizar as mensagens e, segundo a Revista Eletrônica Infoescravo (2009), isso facilita na classificação dos e-mails de forma mais específica em comparação com os outros sistemas.

O Gmail, Yahoo!Mail, Horde e Mozilla Thunderbird apresentam configurações satisfatórias em relação ao sistema POP. Portanto, permitem agrupar todas as contas de e- mail em um único local, já o Hotmail não apresenta esta função, além de ser considerado mais lento que os demais. A revista também enfatiza que somente o Gmail, Mozilla Thunderbird e Horde apresentam compatibilidade com o IMAP. Isto significa que possibilitam o compartilhamento de caixas postais com membros de um mesmo grupo, além de realizarem pesquisas por palavras-chave diretamente no servidor. Somado a isso, no teste e avaliação realizada com o ambiente DDS Project proposto o webmail Horde foi o que obteve melhor performance na gerência e no compartilhamento de mensagens, contatos, atividades e notas. Sua média de atraso na entrega das mensagens foi de dois minutos, por conseguinte mostrou-se bastante eficaz.

Após realizar a avaliação destas ferramentas e com base na pesquisa realizada pela Revista Eletrônica Infoescravo (2009) notou-se que os sistemas de correio eletrônico são muito similares. Disponibilizam grande número de funcionalidades e boa capacidade de armazenamento. Mas, o Webmail Horde foi o serviço de correio eletrônico escolhido para atender as necessidades de envio e recebimento de e-mails pelas equipes. Segundo a revista eletrônica Inforescravo, o Gmail foi avaliado como a melhor ferramenta de correio eletrônico da atualidade, porém não possui código aberto e não obteve bom resultado na avaliação de coexistência com outros softwares. Conforme gráfico 5.3, a escolha do Horde se deu principalmente no número de funcionalidades, capacidade de armazenamento, compatibilidade com o IMAP e melhor avaliação nos requisitos de adaptabilidade e coexistência.

Ele possui, além das funcionalidades já apresentadas, a opção de criar grupos de contato, permitindo que e-mails sejam enviados rapidamente para todas as pessoas do grupo. Permite também a marcação de mensagens como spam, controle de segurança, onde cada anexo recebido é verificado no momento da entrega e da abertura da mensagem, e para e-mails questionáveis a ferramenta redireciona diretamente para a pasta spam. Mostrou-se bastante eficaz no teste realizado e segundo Oliveira e Almeida (2008) ele opera em média quase 6000 mensagens diárias no CEFET-MG, somando aproximadamente 500Mb de volume diário.

Gráfico 5.3 – Comparação de sistemas de correio eletrônico.