• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de Softwares de Mensageiro Instantâneo

5.1 Processo de Avaliação de Produtos de Software

5.1.4 Execução da Avaliação

5.1.4.5 Avaliação de Softwares de Mensageiro Instantâneo

Os sistemas de mensageiros permitem a troca de mensagens, em sua grande maioria, textuais. Contudo, também oferecem recursos de vídeo e áudio. Geralmente, a comunicação estabelecida neste tipo de ferramenta é de duas pessoas (um-para-um), mas é possível utilizá-la para obter comunicações de grupos.

Os sistemas de mensageiros foram selecionados para utilização no ambiente desenvolvido, pois são amplamente utilizados por empresas que visam alavancar suas estratégias de gestão do conhecimento por meio da melhoria de comunicação interna (MOECKEL, 2003). Ainda, oferecem suporte a colaboração, visto que a comunicação em si não é uma atividade que possa ser realizada individualmente. Eles facilitam a comunicação entre fornecedores e clientes, trabalhando num sistema cooperativo (NUNES, 2008). Também apoiam os eventos de comunicação sugeridos no presente trabalho, como a técnica de geração de ideias, que se caracteriza por ser um método que permite a geração de novas ideias com a colaboração dos integrantes de um projeto.

Assim, foram realizadas pesquisas e testes de ferramentas de mensagens Ferramentas de Calendário 0 5 10 15 20 25 Google Calendar Day Planner Calizo Webcalendar F e rr a m e n ta s Pontuação Rnf_Func-01 Estabilidade Rnf-05 Agendamento de tarefas por e-mail Adaptabilidade Rnf-15 Organização de mensagens e arquivos Rnf_Conf-04 Recuperação das informações

Rnf-06 Velocidade de envio de mensagens

Rnf_Usab-05 Customização operações e rotinas individuais

instantâneas gratuitas e que assegurem a liberdade de uso. Avaliaram-se sistemas que permitam a configuração do status dos usuários no ambiente e o compartilhamento de seus dados. Outros critérios avaliados foram a transmissão contínua de texto e imagem e a estrutura linear de mensagens, quando uma mensagem é apresentada após a outra. Com base nestes critérios, foi possível fazer a seleção de algumas ferramentas como Google Talk, Yahoo!Messenger, Skype, ICQ, Pidgin e Openfire Sparkweb.

Pidgin [21] e Openfire Sparkweb [19]:

O Pidgin é uma ferramenta que agrega um total de 16 protocolos diferentes, como MSN, AIM, Bonjour, Gadu-Gadu, Google Talk, Groupwise, ICQ, IRC, MySpaceIM, QQ, SILC, SIMPLE, Sametime, XMPP, Yahoo! Messenger e Zephyr. É leve e simples, além de ser open source com versões para Windows e Linux. Já o Openfire Sparkweb, assim como o Pidgin, também possui suporte a vários protocolos. Outras funcionalidades deste mensageiro são filtro de contatos, histórico e envio de arquivos, chat de voz e interface intuitiva. Além destas funcionalidades uma grande vantagem sua em relação aos demais é a grande adaptabilidade, além de ser um sistema totalmente customizável. Um ponto negativo deste mensageiro é que para se conectar aos outros protocolos são necessários transportes no lado servidor.

Skype [23]:

O Skype além de ser um comunicador de voz também oferece serviço de mensagens instantâneas. Dentre seus pontos fortes estão a qualidade de som, a leveza e estabilidade. É multiplataforma, permite a transferência de arquivos, conversas com até 100 pessoas (conferência) com o uso do SkypeCast e utilização do mesmo arquivo entre dois usuários da ferramenta. Alguns pontos negativos do Skype são: chat lento e é encriptado, logo não oferece segurança porque não gera certificado digital.

ICQ [14]:

O mensageiro ICQ foi uma das ferramentas mais utilizadas globalmente, possui listas de privacidade, onde somente usuários escolhidos pela pessoa podem ver o seu status, possibilita transferência de arquivos e navegação por abas. Além de permitir a interação dos usuários por webcams, microfone e VOIP. Sua rede é estável e rápida e sua interface é fácil e intuitiva. Porém, atualmente o ICQ possui poucos usuários e não é multiplataforma.

Google Talk [12]:

Entre os pontos fortes do Google Talk estão o baixo consumo de memória, protocolo estável e aberto e interface simples e usual. Já dispõe de serviços de voz, com possibilidade de envio deste tipo de mensagem de até 10 minutos. Um ponto negativo são os poucos recursos de vídeo oferecidos por este mensageiro quando comparado com os demais avaliados.

Yahoo!Messenger [29]:

O Yahoo!Messenger, por sua vez, possui recursos de personalização do programa e de webcam. Possibilita, também, o envio e recebimento de mensagens de texto, oferece serviços de transferência de arquivos de até 2Gb de tamanho e envio de mensagens de texto (SMS) para celulares. Ainda, oferece ligações ilimitadas para outros usuários por meio de um microfone, fone/alto-falante de forma gratuita, possibilita acesso a salas de bate-papo e salas de conferência (incluindo capacidade para voz, quando disponível).

Comparação de critérios e julgamento dos resultados:

Na avaliação, os mensageiros instantâneos apresentaram muitas similaridades. Todos oferecem compartilhamento de arquivos, além de opções de formatação de texto e suporte a imagens. Constatou-se que o ICQ e o Skype não possuem versões para web, importante requisito que não foi atendido. Ainda, somente o Pidgin e Google Talk não oferecem suporte a vídeo. Outra consideração relevante foi a de que sistemas como Google Talk, Yahoo!Messenger, ICQ e Skype não são ferramentas de código aberto, por isso optou- se por não utilizá-las no ambiente desenvolvido. Mesmo bem avaliados estes sistemas obtiveram uma pontuação menor quando comparados com o Openfire Sparweb. Isto porque na avaliação realizada (anexo XI - Processo de Avaliação de Ferramentas para o Ambiente DDS Project) o software obteve grande pontuação em critérios de coexistência e adaptabilidade. Além de oferecer uma customização maior por parte dos usuários.

Percebe-se, através do gráfico 5.5 abaixo, que os pontos que destacaram o Openfire Sparkweb na sua escolha em relação aos demais foi o conjunto de requisitos de adaptabilidade, configuração e usabilidade. A ferramenta possui recursos de personalização do programa e de webcam. Possibilita, também, o envio e recebimento de mensagens de texto e oferece serviços de transferência de arquivos. Ainda, oferece recursos de imagens para apoiar a comunicação informal, ligações ilimitadas para outros usuários de forma gratuita e possibilita acesso a salas de bate-papo e salas de conferência. Assim como na videoconferência, também possibilita que um mediador organize a conversa em relações de

todos-para-todos.

Gráfico 5.5 – Comparação de mensageiros instantâneos.