• Nenhum resultado encontrado

V. METODOLOGIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM

3. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é uma importante estratégia de mensuração de potencialidades e fragilidades do desempenho acadêmico dos alunos ao longo do curso e é uma oportunidade adicional de avaliação da metodologia de ensino e sua aplicação pelo professor, obtendo-se informações que possibilitam pela análise dos resultados, a promoção de novas metas e ações a serem adotadas.

No tocante à apuração do aproveitamento discente, a Coordenação do Curso, estabelece um conjunto de normas e procedimentos para a elaboração, aplicação e correção das provas e do exame, visando manter os padrões formativos. Nesta tarefa, a ação do coordenador é fundamental, orientando os

enunciados, no fomento de um banco de questões, na formatação dos instrumentos de avaliação, no detalhamento do cronograma de aulas/planos de ensino, com a finalidade de acompanhar o desempenho dos alunos em prol de uma formação por competências.

Cabe ressaltar que a avaliação realizada pelo professor junto ao aluno, da mesma forma que a própria implementação da disciplina e do conteúdo, dar-se-á com um relativo grau de liberdade, ou seja, os mecanismos de avaliação dos professores se compõem de provas com questões objetivas e dissertativas, trabalhos e seminários, individuais ou em grupo, respeitando-se os critérios de aferição de cada avaliação definidos nos planos de ensino das disciplinas que são elaborados professor e aprovados pelo Colegiado do Curso de Educação Física - Licenciatura.

No Curso de Educação Física - Licenciatura, as provas são compostas por dez questões, no mínimo, devendo ser duas ou três questões dissertativas e ao menos sete ou oito questões objetivas, cujos formatos são: múltipla escolha, ordenação, associação com ou sem justificativa. As provas são elaboradas pelo professor, procurando-se manter o seguinte critério: 25% de questões fáceis, 25% de questões difíceis e 50% de questões de média dificuldade.

De acordo com este padrão são evitadas questões que visam à simples memorização de conteúdos ou a expressão de opiniões de senso comum. Assim, as questões objetivas e dissertativas apresentam articulações teórico-práticas, exercícios de aplicação conceitual ou de identificação de conceitos, reconhecimento de diferentes abordagens teóricas, categorização de fenômenos, cuja ênfase está nos enunciados contextualizados que abordam situações-problema.

O objetivo do cuidado na construção das provas é apurar o aproveitamento discente não só em relação aos conteúdos programáticos, mas também em relação à aquisição de competências. Assim, as provas devem ter questões que levem o aluno a exercitar: relações entre fatos e fundamentos epistemológicos e históricos; posição favorável ou contrária a alguma situação-problema e justificar; a devida argumentação frente a um fato; a capacidade de

oferecidos. E, em relação à aquisição das habilidades básicas como raciocínio lógico, análise crítica, utilização dos conhecimentos adquiridos na interpretação e resolução de problemas e/ou situações etc., tanto quanto em relação às habilidades específicas, cada disciplina se propõe a desenvolver as que estão descritas nos planos de ensino, sendo apresentadas nas provas realizadas pelos alunos.

Essa modalidade de avaliação por provas é complementada com diversas outras modalidades tais como seminários, demonstrações, exercícios dirigidos, realização do projeto de pesquisa em suas diversas fases até a apresentação à banca examinadora, atividades práticas do estágio básico e específico, que dependem das características das disciplinas e seguem uma ponderação de acordo com o trabalho exigido pela atividade prática.

Outras modalidades de avaliação do desempenho acadêmico do aluno ocorrem, além das provas e exames:

Autoavaliação online

• Atividades Práticas Supervisionadas (APS) • Estudos Disciplinares (ED)

• Atividades Complementares (AC)

• Estágios Curriculares Obrigatórios Supervisionados • Projetos de Pesquisa

Avaliação por meio do Sistema DP online

A Autoavaliação Online do desempenho acadêmico se dá por meio de questões que podem ser resolvidas online e é um meio de aprendizagem disponibilizado no site da FAPAL que possibilita ao aluno, de forma autônoma e individual, verificar seu aprendizado. Os exercícios versam sobre todos os aspectos fundamentais do plano de ensino e das disciplinas de cada período e são em número suficiente para permitir a revisão de conceitos ensinados.

As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são trabalhos temáticos, individuais e em grupo de até cinco alunos, realizados em cada semestre e vinculados aos projetos curriculares por semestres letivos ao longo do curso de

uma dada disciplina âncora, sendo orientado por um professor que busca integralizar as disciplinas do semestre em consonância com o tema escolhido pelo aluno. A comprovação da realização da APS se dá pela entrega do trabalho, acompanhado da ficha de Atividades Práticas Supervisionadas devidamente preenchida e assinada pelo aluno e pelo professor orientador, que devem ser inseridos no sistema online após a avaliação do respectivo trabalho pelo professor com uma nota que varia de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), seguindo-se o Regulamento de Atividades Práticas Supervisionadas.

Os Estudos Disciplinares (ED) verificam a formação disponibilizada em sala de aula por meio de questões destinadas a colaborar com o processo de aprendizagem dos alunos e está regimentado no Regulamento dos Estudos Disciplinares. As questões visam o aprofundamento dos conteúdos de uma dada disciplina em cada semestre letivo por indicação da Coordenação do Curso, cuja finalidade é estimular o aluno a cotejar o conhecimento adquirido em sala de aula. Essas questões são de formação geral e de conhecimento específico da disciplina, construídas pelos professores do Curso de Educação Física - Licenciatura, que reservam 15 (quinze) questões a serem respondidas e justificadas as alternativas. A avaliação se dá pelo professor da disciplina que seleciona 5 (cinco) das questões e considera o aluno Aprovado ou Reprovado se respondeu corretamente essas cinco questões.

A Avaliação das Atividades Complementares depende do cumprimento pelo aluno das horas previstas e da apresentação de um relatório da atividade por semestre, cujo planejamento é realizado pelo Coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura no âmbito do campus e apresentado para a turma em sala de aula. Os alunos reprovados nas Atividades Complementares cumprem no semestre seguinte à reprovação, as atividades previstas e não realizadas. Para estas atividades não é permitido o regime de dependência e nem o de trancamento, cumprindo-se o Manual de Atividades Complementares.

A Avaliação dos Estágios Curriculares Obrigatórios contempla tanto o aproveitamento teórico-técnico quanto a participação dos alunos em atividades práticas de atendimento psicológico previstas nas disciplinas desde o 5º semestre do curso. Dessa forma, a avaliação não se restringe apenas a

aspectos pedagógicos (provas, resenhas, fichamento de leitura, elaboração de relatórios etc.), mas também ao desempenho de uma atuação comprometida do aluno no estágio: participação de qualidade nas discussões grupais, contribuições para o trabalho dos colegas, manutenção de postura ética com os colegas, supervisores e usuários, realização das atividades propostas pelo supervisor. A avaliação é conceitual – suficiência ou insuficiência. O desempenho do estagiário é considerado suficiente quando atender os critérios estabelecidos no Formulário de Avaliação do Estágio Supervisionado e atingir nas provas bimestrais uma nota igual ou superior a 7,0 (sete) em ambas as avaliações:

• As avaliações parciais são realizadas no final do mês de abril e do mês de setembro. O supervisor atribui o conceito suficiente ao aluno que obtiver uma nota igual ou superior a 7,0 (sete) e lhe fornece um feedback verbal e escrito do desempenho em cada bimestre referente a cada um dos critérios de avaliação do referido Formulário, assinado pelo supervisor e pelo aluno, que deverá ser entregue pelo supervisor ao Coordenador do CPA para arquivo.

• A avaliação final é realizada nos meses de junho e de dezembro. O supervisor atribui o conceito suficiente ao aluno que obtiver uma nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete). O aluno que atinge o conceito insuficiente, isto é, inferior a 7,0 (sete) fica reprovado e lhe é atribuída a nota mínima (zero).

• A avaliação do estágio não implica em exame para os alunos que não atingirem a nota igual ou superior 7,0(sete) e o aluno reprovado ficará em dependência a ser cursada presencialmente (supervisão e carga horária) no semestre seguinte.

A dependência nas disciplinas teóricas, excetuando-se as disciplinas relacionadas aos projetos de pesquisa e as disciplinas de estágio, é realizada por meio da Avaliação no Sistema DP Online. As questões são inseridas no sistema online pelos professores das disciplinas, e verificadas pela Coordenação do Curso, em oito módulos com no mínimo quinze questões em cada módulo, permitindo assim que a avaliação realizada no Laboratório de

Informática do campus permita ao técnico do laboratório randomizar as questões para a prova, individualmente para cada um dos alunos, o que também não permite a pura memorização das questões por parte dos alunos. Essa quantidade de questões apresentadas é em número suficiente para permitir o confronto exaustivo do aluno com os vários aspectos fundamentais do conteúdo programático de cada disciplina e sua bibliografia, visa resgatar o conhecimento que o aluno não conseguiu desenvolver no semestre anterior apesar da frequência às aulas. Os alunos, além de responder às questões inseridas no sistema online, são acompanhados pelo professor presencialmente em até quatro encontros para tirar dúvidas, realizar as provas bimestrais e o exame, se for o caso. A apuração dos acertos é realizada pelo próprio sistema.