• Nenhum resultado encontrado

IV. CONCEPÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

3. Competências e Habilidades Gerais

4.5. Organização dos Estágios Curriculares Supervisionados

b) Poderá ser realizado em até 6 horas por dia para estágio escolar e áreas afins conforme Lei 11788/2008, seguindo orientações específicas da Coordenação de Estágio ou Coordenação do Curso.

c) Devem-se escolher no mínimo dois níveis de ensino, prevendo um mínimo de 20 horas de realização de estágio de observação, participação ou regência - nestes níveis.

Níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental nível I e II e Ensino Médio.

O estágio nas áreas afins (não escolar):

a) Deverá ser realizado em, no mínimo, duas áreas, ou duas modalidades em uma única área, e no mínimo 20 horas de carga horária para cada uma.

As atividades de supervisão e orientação dos estágios serão de responsabilidade do professor e acontecerão em horário de aula nas disciplinas de Prática de Ensino a partir do 2º semestre letivo.

O aluno é esclarecido pelo professor na disciplina de Prática de Ensino sobre a obrigatoriedade da realização do estágio, por exigência legal, e quanto sua postura ética, durante todo o estágio.

O estágio pode ser realizado na escola ou outros campos de atuação não escolar em que foram analisadas a comunidade e a instituição, para a possível execução do projeto na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projetos (PE:OP).

Todo o material destinado à realização e validação do estágio curricular supervisionado, ou seja, cartas de credenciamento e fichas estão disponíveis aos alunos no setor de Estágios da FAPAL.

A cada semestre letivo o aluno deverá validar/assinar suas horas de estágio com o professor da disciplina Prática de Ensino – ficando de posse das fichas capa e meio – as quais ficarão sob sua responsabilidade até sua conclusão. As fichas só deverão ser retidas pelo professor da disciplina Prática de Ensino: Reflexões (PE:REFL), quando da realização do relatório conclusivo e finalizado o preenchimento das fichas, concluindo as 400 horas de estágio.

A carga horária registrada nas fichas é patrimônio do aluno para fins de transferência ou conclusão do curso.

As atividades de estágio realizadas no decorrer dos semestres, na e fora da instituição servirão como material de reflexões e análises nos encontros dos alunos e professores em aula e como critério de avaliação. Assim, espera-se que a cada semestre letivo, na disciplina Prática de Ensino possam ser oportunizadas dinâmicas de reflexões que visam ampliar o conhecimento do aluno sobre o universo de atuação profissional. O estágio passa a ser considerado não apenas como um momento de experiência e vivência profissional, mas como campo de conhecimento. (Pimenta, 2004)4

As disciplinas relacionadas à prática de ensino, ou seja: “Prática de Ensino Introdução à Docência”, “Prática de Ensino – Observação e Projeto”, “Prática de Ensino – Estágio Supervisionado”, “Prática de Ensino – Vivência no Ambiente Educativo”, “Prática de Ensino – Trajetória da Práxis” e “Prática de Ensino – Reflexões”, em razão de peculiaridades a elas inerentes, devem apresentar uma avaliação contínua do desempenho do aluno, com anotação de uma média semestral (MS), ao final do semestre.

Particularmente a disciplina “Prática de Ensino – Reflexões”, a ser ministrada no sexto semestre do curso, tem como condição sine qua non, para a aprovação do aluno, a realização da carga horária completa de estágio, sem a qual o aluno deve ser reprovado. Por outro lado, o cumprimento desta carga horária, devidamente comprovada e documentada (entrega das fichas de estágio, do relatório de estágio e de projetos desenvolvidos) deve ser entendido como suficiente para a sua aprovação nesta disciplina, desde que os documentos sejam avalizados pela Coordenadoria de Estágios em Educação, sem o que, o aluno estará impedido de colar grau.

Durante o andamento das atividades acadêmicas, alunos e professores devem discutir e avaliar o desenvolvimento das atividades, gerando novas propostas e caminhos para superação das dificuldades.

Os alunos que, eventualmente, não conseguirem atingir os objetivos propostos para as atividades práticas e, por isso, ficarem retidos (em regime de dependência), deverão cumprir atividades programadas e avaliadas pela Coordenadoria de Estágios em Educação que serão integralmente “on line”, com encontros presenciais entre alunos e professores em aulas.

Mecanismos Efetivos de Acompanhamento, Controle, Avaliação e Divulgação dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios

Os horários de início e término das atividades práticas de estágio acontecem de acordo com a rotina dos campos de estágio.

Na Ficha de Controle de Presença à Supervisão, a frequência à supervisão do estágio é controlada pelo professor/supervisor diariamente. O correto preenchimento destas fichas com a devida assinatura do supervisor determinam o cálculo da carga horária efetivamente realizada pelo estagiário sob a responsabilidade de cada Supervisor local. Caso haja rasura em alguma delas, a substituição só poderá ocorrer por autorização do Coordenador. Estas fichas são entregues ao final de cada semestre, anexada aos relatórios parciais, bem como ao final juntamente com o relatório final de estágio.

Os relatórios parciais das atividades do estágio de 4o, e 5o semestres são entregues em datas estipuladas pela Coordenação do Curso.

O relatório final das atividades práticas do estágio, que compreende o estágio desde o 4º até o 6º semestre, é entregue à Coordenação do Curso em data previamente anunciada, sempre ao final de cada semestre letivo.

Demais informações sobre o estágio estão presentes no documento anexo, intitulado Normas e Orientações.