• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 A PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

5.1 Análise dos momentos e documentos: registros coletivos dos processos

5.1.5 Avaliação do trabalho na escola: por pais e alunos

Esse momento também foi discutido no planejamento inicial e bem aceito pelo grupo. Neste sentido foram sensibilizados, como afirma Menin (2007, p. 18), “grupo envolvido no processo necessita compreender e aceitar a ação”. E mais, deve-se ter a consciência de que

O olhar de quem avalia e o olhar do avaliado não deve ser o de opositores, mas de sujeitos cooperativos de um mesmo e único processo.

Por essa razão não há derrotados e não há vítimas há, sobretudo a necessária conscientização das ações desencadeadas pelo processo, resultado e/ou provocando mudanças na instituição onde ocorreram. (MENIN, 2007, p. 19)

Nesse sentido, o grupo decidiu fazer um questionário simples para ser enviado às famílias, e que deveria depois ser tabulado pela orientadora pedagógica.

Foram utilizadas como eixos para a avaliação questões a respeito da limpeza da escola; trabalho em sala de aula; organização, comportamento dos alunos, economia de água e luz, refeitório; sugestões.

Os questionários com questões abertas e fechadas foram enviados aos pais e retornaram à escola em proporções diferentes dependendo da sala. Segundo a orientadora pedagógica, isso se deu pelo fato de alguns professores não terem dado a devida importância ao trabalho, mas afirma que a média de entrega foi de 60% no total da escola, o que considerou um número positivo.

A orientadora pedagógica apresentou a tabulação da avaliação dos alunos, considerando que temos muitas pistas para a reordenação tanto do trabalho na escola como do trabalho realizado em sala de aula. Comentou também que foi feita uma readequação dos horários da equipe de apoio para melhorar a limpeza da escola.

Tabela 7 - Avaliação dos alunos sobre o trabalho realizado no 1° bimestre

O que mais gosta na escola O que menos gosta na escola

Lição Brigas Comida Bagunça Aula de Educação Física Pegar as coisas dos outros

Biblioteca Banheiro sujo

Tênis de mesa Carteiras rabiscadas

Vídeo Pouco tempo de recreio

Dentista Falta do professor

Professores Fofocas

Passeios Biblioteca fechada

Ciências Cortina rasgada

Educação artística Professora

Festas Lixo no chão

Amizades Precisa cobrir a quadra

Não tem parque

Polenta De ir para a diretoria

Outro material importante foi a avaliação dos pais. Também foi apresentada a tabulação desse material pela orientadora pedagógica.

Tabela 8 - Avaliação dos pais sobre o trabalho realizado no 1° semestre

Limpeza da escola Trabalho em sala de aula Sugestões para o 2° semestre Não conheço a escola, nunca

entrei;

Organização: É muito bom; Não tenho

Muito boa; Estou de pleno acordo; Que seja melhor

Aparentemente esta boa; Uma aprendizagem boa; Que tenha projetos de música e esportes;

Ótima; Precisa melhorar; Melhorar a merenda;

Satisfatório; Plenamente satisfatória; Explicar melhor as lições de casa;

Precisa melhorar a limpeza dos banheiros;

Precisa ter mais colaboração; Aula de reforço de matemática;

Regular; As salas de aula são bem

enfeitadas com os trabalhos dos alunos.

Aula de computação;

Falta papel higiênico no banheiro;

Comportamento dos alunos: Colocar inspetor de alunos;

Limpeza dos bebedouros; Muito bom; Que o trabalho continue sempre bom assim;

Melhorar a pintura da escola; Bagunceiros; Que melhore a limpeza nos banheiros;

Limpeza da entrada da escola; Comportamentos inadequados; Realização de mais passeios; Alguns alunos estão agressivos; Ter mais trabalho de escola para

os alunos;

Precisa melhor muito; Precisa colocar a biblioteca em funcionamento, estou sentindo falta das crianças pegarem os livrinhos para incentivar mais a leitura;

Médio; Aumentar os dias para as

crianças usarem a biblioteca. Tem que impor limites; Trabalhar atividades que façam

com que os alunos tenham raciocínio rápido e saibam interpretar o enunciado das questões.

Insatisfatório; Melhorar o ensino de português, com muita leitura, e o de matemática.

Muitas brigas; Melhorar a entrada na escola. São indisciplinados; Que a escola abra mais espaço

para a participação dos pais. Na saída os alunos estão muito

agitados;

Que na saída às crianças sejam entregues com mais atenção. Depende muito da educação que

os pais dão em casa.

A professora explicar com mais clareza as matérias.

Refeitório; Aumentar as aulas de basquete –

3 vezes na semana.

Bom; Precisa melhor a organização

Precisa melhorar;

Bem organizado;

Alimentação de primeira

qualidade;

Ás vezes as mesas estão sujas de comida;

Precisa ter sobremesa;

Ter lanche à tarde, em vez de comida.

Temos opiniões importantes a respeito do trabalho realizado pela escola e funcionários. Percebemos a preocupação dos pais com a limpeza da escola, alimentação dos alunos, trabalho do professor, importância que dão a biblioteca da escola e o comportamento dos alunos, principalmente a indisciplina e agressividade de alguns.

Também podemos verificar que alguns pais não conhecem a escola. Se não conhecem, como podem opinar sobre o trabalho realizado? E outros que apresentam questionamentos a respeito das disciplinas, do trabalho do professor e apresentam sugestões.

Alguns gostariam da escola mais aberta ao trabalho com a comunidade. Querem participar mais da escola e da vida escolar de seus filhos e chamam a atenção para o trabalho com projetos de música e esportes na escola.

Mas, em média, a maioria das famílias tem uma preocupação com a educação de seus filhos, com o trabalho desenvolvido pela escola e de terem mais possibilidades de cursos e projetos para seus filhos.

Essa é uma visão completamente diferente, que professores e funcionários da escola não haviam percebido. A maioria das famílias sim está preocupada com a educação de seus filhos, com a escola e principalmente com o serviço oferecido por essa escola. E querem mais dessa escola: mais atividades a serem oferecidas, mais competência dos profissionais que ali atuam, mais abertura para participarem dela, e colocam isso abertamente; “Que a escola abra mais espaço para a participação dos pais”.

Essa avaliação foi discutida na reunião de Avaliação Final da unidade escolar. O grupo todo estava presente e pode opinar. Algumas providências já haviam sido tomadas, como uma nova organização da equipe técnica responsável pela limpeza

da escola. Também foi requisitada uma nova secretária para a escola, para que a professora afastada responsável pela biblioteca fosse liberada para atender a biblioteca todos os dias e nos dois períodos. A parte administrativa enviou pedidos para a cobertura da quadra e o parque infantil. A parte pedagógica, envolvendo o trabalho dos conteúdos das disciplinas, atenção do professor, o comportamento dos alunos foi deixada para ser trabalhado nas HTPC do ano seguinte e, para isso, foram levantados temas de estudo para o próximo ano.

Sendo assim, a partir desse documento de avaliação, tanto dos alunos como dos pais, a equipe escolar pôde se repensar e replanejar a sua organização para que os problemas fossem superados e/ou amenizados. Refletir sobre as críticas proporcionou ao grupo um momento de aprendizagem e construção de conhecimento. Também possibilitou o entendimento de que a maioria das famílias tem uma grande preocupação com a vida escolar de seus filhos e com a organização da escola e querem participar dela com mais intensidade.

Nesse sentido, foram traçadas algumas metas e ações para a tentativa de construção de uma nova realidade a respeito dos pontos apresentados. Mas a abertura da escola para a comunidade não foi discutida. Realmente, esse ponto ainda é um grande desafio para essa unidade escolar e seus professores e funcionários.