• Nenhum resultado encontrado

3. ESTUDO PILOTO

3.6 Resultados: Apresentação e Discussão

3.6.1 Avaliação: Jamie Oliver’s Recipes

Ao examinar os comentários dos seis avaliadores durante a interação com o aplicativo “Jamie Oliver’s Recipes”, os seguintes tópicos foram abordados: estética/visual, vídeos adicionais, modos de visualização, enquadramento, lista de equipamentos, passo a passo com fotos – e citado uma vez – idioma e uso de diferentes mídias. A frequência, divisão das opiniões e atribuição positiva ou negativa de cada assunto será apresentada a seguir, e por fim, uma avaliação geral do software.

Estética/Visual

Em geral, a primeira impressão relatada era direcionada ao impacto visual ou estética geral, neste caso, associada ao layout/design do aplicativo e a qualidade das imagens. Um tópico bastante comentado dentre os seis avaliadores, apenas um sujeito não faz menção (B2), revelando certa homogeneidade nas impressões positivas entre a maioria.

Uau, que imagem boa! (A1)

A primeira coisa que eu noto é que é muito bonito, esteticamente. O estilo é bonito, igual a do Jamie. O estilo é muito agradável. (A2)

Visualmente, ele é bastante atrativo. (B1)

Eu acho as imagens bem interessantes, a qualidade das imagens. (C1)

É claro é a primeira vez que tô pegando, tô começando a me familiarizar com a disposição, onde é que tá, onde não tá, embora quando aparece, é muito atrativo. Se

você não tiver um assunto específico pra você ver. É muito atrativo, você ver a primeira foto do vídeo da receita. Por exemplo, essa foto tá linda, desse ovo pochet lindo (C2).

Os comentários acima indicam uma satisfação quanto à plástica do aplicativo, e um efeito disto pode ser observado durante a condução das interações: foi percebido que o impacto positivo inicial gerava nos avaliadores um maior interesse pelo uso do aplicativo.

Vídeos auxiliares

Como dito anteriormente, os vídeos inclusos neste aplicativo eram destinados a dicas culinárias - incluindo demonstrações de técnicas específicas e informações adicionais sobre ingredientes - e não demonstrações de preparo da receita. Os avaliadores Perfil B não abordaram este tópico, mas todos do Perfil A e C comentaram positivamente sobre os vídeos auxiliares, revelando consonância entres os indivíduos de mesmo perfil, lembrando que estes são os avaliadores mais próximos ao universo culinário. Ao acompanhar o vídeo em que o chef demonstra técnicas de corte, o avaliador A1 imitou os movimentos enquanto assistia e comentou: “Que massa, eu vou cortar assim”, enquanto que o avaliador (A2) associou o conteúdo do vídeo a uma experiência prática:

Eu corto assim. (...) Isso aqui é muito importante, tipo, quando eu comecei a cozinhar, eu já tinha um pouco de experiência em uma cozinha, aonde eles me ensinaram a fazer isso com o dedo <aponta para o vídeo>. Mas a maioria das pessoas, especialmente meus amigos na universidade, quando eu os via começando a cozinhar, eles não sabiam disso. É ótimo, esses tips são massa. (A2)

Para o avaliador C1, em relação ao conteúdo, o fato de apresentar vídeo de técnicas específicas é algo benéfico, tornando o aplicativo mais completo: “Ele consegue ter mais conteúdo, porque ele extrapola a receita e vai pra técnica”. Ao comentar sobre o vídeo, um dos avaliadores (C2) não foca no conteúdo, mas aprecia a praticidade de poder facilmente acessá-lo quando desejado.

“É interessante esse recurso do vídeo, porque ele dá um apanhado geral de técnicas, dicas. a habilidade de cortar uma cebola adiantar seu trabalho, porque às vezes você fica 2 horas só pra cortar uma cebola, não consegue cortar pequenininho, então ele te dá a técnica (...) Eu acho que ele aqui, é mais feliz nesse sentido, da técnica.” (C1)

“Eu vendo na receita, se tiver um vídeo interessante, eu vou lá e clico em cima do vídeo apenas. Se eu quiser consultar o vídeo eu vejo, senão continuo no carrossel, é uma facilidade pra mim.” (C2)

Como dito anteriormente ao analisarmos a transcrição das avaliações, foram observadas - em alguns tópicos - dissonâncias entre os perfis, isto é, opiniões contrárias ou comentários advindos de um único perfil. Apenas os Chefs (C1 e C2) verbalizaram não sentir falta de vídeos demonstrativos, um avaliador da visão técnica (B1) verbalizou sentir falta de vídeo, e o restante dos avaliadores não mencionaram a ausência.

“Não sinto falta do vídeo, porque as fotos são de muita boa qualidade, porque você lê rapidamente aqui (embaixo) e vê o que tá acontecendo.” (C1)

“O vídeo muitas vezes se torna chato, e aqui você tem como ir lá no fim, e voltar com rapidez (ao falar, ele navega entre os passos no modo horizontal com rapidez), no vídeo você tem que estar selecionando, o carregamento deve ser bem mais pesado, então você perde em agilidade no manuseio. (...) Porque o Jamie não colocou uma receita em vídeo? Porque ele quer uma coisa direta, você passa, pá, beleza. Acabou? Acabou! Tchau, tô satisfeito” (C2)

“Eu acho que seria interessante ter o vídeo de como se faz, porque às vezes você mostra tanta foto assim, mas você ilustrar exatamente os movimentos, como funciona – do corte desses vegetais aqui, eu acho que seria interessante” (B1) Observando os comentários, a forma em que os chefs exaltam os pontos positivos associados à objetividade no uso de imagens ilustrativas no passo a passo se destaca, e a baixa frequência de comentários sobre a falta de mais vídeos, pode sugerir que a maneira apresentada das instruções tenha sido suficiente para o entendimento da receita.

Enquadramento das Imagens

Neste tópico, os avaliadores especialistas (chefs) são os únicos a comentar de maneira positiva – e com bastante ênfase - sobre a direção/plano de imagem, especificamente o enquadramento das imagens e aproximação dos quadros. Estes comentários, apesar de exclusivos a um único perfil, ganham maior peso por partir dos indivíduos com maior propriedade na área, por compreender mais sobre quais fatores potencialmente seriam importantes para a execução do procedimento, visto que ambos possuíam experiência no ensino formal (faculdade) e informal (programas de televisão).

“O plano de imagem fechado em cima da mão, fechadíssimo. Não tem nenhuma panorâmica. A tua atenção tem que tá aqui, e não naquele bando de ingredientes (...) Você tem que tá aqui: Que cor, ah.. fica dessa cor o fundo da panela, se a tua panela queimar assim você tá fazendo certo, é isso aí mesmo. Tem uma hora que ele vai deglaciar, quando o caldo e o tomate batem lá no fundo, deglacia todo aquele corado, ele solta da panela...tá vendo? Aí onde tá o segredo do negócio.” (C2)

“O enquadramento é interessante, o cenário muda... mostra mais o ingrediente, a técnica. (...) A aproximação do quadro, exatamente onde você tem que ver a comida.” (C1)

As observações indicam que a forma de enquadrar as imagens (seja vídeo ou foto), aproximando ou chamando atenção a detalhes de interesse, pode ser uma técnica dos desenvolvedores para atrair foco, revelar ou dar ênfase às informações que podem vir a ser úteis durante o preparo da receita ou na realização de qualquer procedimento.

Modos de visualização (vertical & horizontal)

Comentários referentes à oferta de escolha entre duas opções de visualizações não foram comuns, porém perante o uso, cada modo (vertical & horizontal) foi avaliado e comentado por todos. Uma preferência generalizada por um modo não foi observada, o avaliador A1 não gosta do modo horizontal e o B1 não gosta do vertical. De forma sutil, uma simpatia foi identificada pela concentração de informação em um mesmo lugar ou “página”, justificada pela diminuição de manuseio do hardware durante o preparo da receita.

Ao avaliar ambos, a preferência da avaliadora C1 pelo modo “carrossel/horizontal” foi definida ao compará-los: no modo vertical ela relatou se sentir perdida pela necessidade de clicar no passo para a foto acompanhar o texto. E ao retornar para o modo horizontal, concluiu: “desse outro jeito é mais fácil de você ir passando as imagens. Eu acho mais fácil, porque aqui você já passa os passos, e tem o texto (abaixo), então a associação da imagem fica mais fácil”. Com isso, o fator decisivo neste caso foi a facilidade de associação percebida no modo vertical, em que uma imagem central é acompanhada por um texto abaixo dela, remetendo aqui também, à questão do uso e mescla de diferentes mídias.

Reconhecimento de Voz (Voice Recognition)

Todos os avaliadores comentaram sobre a funcionalidade de reconhecimento de voz

(voice recognition) oferecida, aqueles que testaram reclamaram da inconsistência no

funcionamento (intermitente), porém a maioria admite e reconhece (Perfil B e C) que quando aprimorado, a função seria útil para uso na cozinha (reduzindo necessidade de toques na tela). Com isso, o único ponto associado negativamente, acabou também, sendo visto como potencialmente positivo.

Reputação/Estilo do Chef

Houve comentários recorrentes sobre o estilo do Jamie Oliver advindos da metade dos avaliadores (3 de 6) do Perfil A e C, mas nenhum do Perfil B. Em geral, os comentários

ressaltavam que a didática e estética do chef podiam ser observadas no software, de maneira similar à utilizada em programas de televisão do mesmo. Para exemplificar esta atribuição de qualidades positivas ao software associadas ao estilo do chef, o avaliador C2 disse: “Jamie tem uma linguagem, a atitude dele, além de didática, é muito simples de entender, qualquer leigo, mesmo os não interessados no assunto.” E o avaliador C1 diz: “Eu sou até suspeita de falar porque eu gosto do Jamie, da maneira que ele faz a comida. Porque eu curto na televisão, eu acho que ele é bem rápido, e bem simples”

Comentários Pontuais

Como dito anteriormente, algumas opiniões eram restritas ao comentário de um ou dois avaliadores e ainda, sem muita ênfase, de maneira mais descritiva, isto é, opiniões pontuais. Dois avaliadores de perfis diferentes (B1 e C1) mencionam de forma positiva a listagem dos equipamentos, ambos associando à praticidade de saber o que será necessário antes de iniciar o preparo de uma receita. Enquanto que um dos chefs (C1) reforçou bastante a importância da inclusão desta lista, o segundo avaliador/chef não fez menção. Da mesma forma, a questão da multimodalidade é mencionada de forma sutil, quando um avaliador (C1) exalta a mescla de imagens e texto explicativo “você lê rapidamente aqui (embaixo) e vê o que tá acontecendo (em cima)” citando a disposição das informações no modo horizontal. A insatisfação com o idioma do aplicativo (inglês) também foi relatado por apenas um único avaliador (A1).

O avaliador C1 foi o único a associar o perfil do software a um público específico de usuários, quando disse: “Pra uma pessoa que não sabe cozinhar, eu acho que ele ia preferir o Jamie, por conta da técnica, e pela quantidade de informação, dos ingredientes e dos utensílios.” Por fim, também foi interessante perceber que dentre os seis avaliadores, os desenvolvedores de softwares (B1 e B2) foram os únicos que ao avaliar e comentar – recorrentemente - propunham melhorias ou funções adicionais ao software.

Avaliação Geral: Jamie Oliver Recipes

Ao concluir a avaliação do aplicativo, a pesquisadora solicitava uma avaliação mais geral, e neste momento, comentários positivos foram recorrentemente associados ao layout do aplicativo, à clareza das informações/instruções, e também ao didatismo e maneira objetiva e direta de apresentar as informações. Seguem exemplos:

“Perfeito. Bem bacana esse aplicativo. O layout, as opção de customizar, mas o grande diferencial dele, eu acredito, é a questão de deixar bastante clara as informações das receitas, e logo de cara, na primeira instância.” (B1)

“Quanto ao entendimento eu acho que dá demais, o passo a passo é superclaro – e os quadros chave do que você precisa fazer, é perfeito. Eu não vejo nada de – assim – nenhuma falha nesse sentido.” (B2)

“Esse aqui é interessante pra quem quer realmente, não só reproduzir a receita, mas aprender a cozinhar (...) Ele consegue ter mais conteúdo, porque ele extrapola a receita e vai pra técnica.” (C1)

“Achei fantástico, adorei, show de bola. Em geral é bastante positivo, se eu fosse fazer um aplicativo pra mim, eu faria assim. Primeiro pela visualização, ele tem menos texto, você só vai no texto quando você quer ver o texto. É muito mais áudio, e imagens grandes, plano fechado, beleza na imagem.” (C2)

Com isso, as opiniões e impressões diante do aplicativo “Jamie Oliver Recipes” são prioritariamente positivas, comentários negativos foram de pouco peso e bastante pontuais: direcionados apenas à função de reconhecimento de voz e a uma não preferência por um dos modos de visualização. Por fim, após utilizar os três, o avaliador C2 retorna ao Jamie e conclui: “O meu preferido ainda é o do Jamie Oliver, prefiro ele tanto no manuseio, na disposição e nas ferramentas”.