• Nenhum resultado encontrado

3. ESTUDO PILOTO

3.3 Materiais

3.3.1 Pesquisa e escolha dos aplicativos

Nas pesquisas que envolveram tarefas procedimentais, parte desenvolveu as instruções utilizadas nos estudos (Souza, 1008; Michas e Berry, 2000) enquanto outras fizeram uso de conteúdos disponíveis no mercado, por exemplo, os vídeos instrucionais utilizados por Schwan & Riempp (2004) vieram de um CD-ROM comercial para aprender a velejar. Nesta pesquisa, ao invés de desenvolver as instruções investigadas, optou-se por colocar em avaliação as soluções e abordagens de apresentação em comercialização na área instrutiva escolhida.

Dentre a vasta gama de instruções disponíveis no mercado, esta análise se volta ao universo culinário concebido na forma de softwares/aplicativos. Com interesse específico naqueles focados em algum objetivo de aprendizado, visando instruir detalhadamente demonstrando os diversos passos necessários, ou seja, indo além da listagem de ingredientes e a sintética descrição do modo de preparo.

Uma vez que aplicativos são desenvolvidos para diferentes sistemas operacionais - iOS, Android e Windows - nesta pesquisa, apenas foram inclusos softwares compatíveis com a plataforma iOS da Apple, visto que as avaliações presenciais seriam realizados em um iPad (Apple Inc.), hardware disponível durante a pesquisa.

A busca e seleção dos aplicativos compôs a primeira etapa do primeiro estudo, que tinha como objetivo: (1) buscar softwares culinários disponíveis no mercado (2) identificar perfil ou objetivo dos softwares pesquisados e isolar aqueles focados na apresentação de instruções culinárias (receitas) (3) escolher três artefatos - para compor o estudo exploratório - caracterizados pela experimentação e/ou inovação na apresentação das informações. Como primeira etapa na busca pelos aplicativos de interesse, uma investigação desestruturada foi realizada para reconhecimento das ofertas no âmbito culinário. Para encontrar exemplares de softwares dedicados à instrução de tarefas procedimentais culinárias, uma busca inicial foi realizada na App Store guiada pelas seguintes palavras-chave:

§ Português (palavra-chave e número de ocorrências): Cozinhar (17); Receitas (116); Cozinha (135); Comida (351); Aprender a cozinhar (3); Gastronomia (201); Culinária (108); Instruções Culinárias (0); Curso de Culinária (1); Escola Culinária (0).

§ Inglês: Cooking (2,864); Learn to cook (18); How to cook (50); Cooking School (27); Gourmet (323); Culinary (118); Cook (2,870); Kitchen (1,159); Food (1,595); Cooking Instructions (10); Cooking Course (6).

Parte das palavras escolhidas - amplas e gerais - visava localizar todo aplicativo relacionado ao universo culinário/gastronômico, enquanto que termos mais específicos buscavam direcionar e refinar os resultados em direção ao ensino, instrução e aprendizado. A soma das ocorrências encontradas associadas a cada palavra/termo foi bastante amplo, nesta primeira aproximação foi possível averiguar que, dentre os aplicativos encontrados, estavam inclusos: aplicativos apresentando receitas, revistas culinárias digitais, armazenamento e gestão de receitas, e uma grande variedade de jogos temáticos e ferramentas/utilitários (i.e. temporizador (timer), conversor de medidas, substituição de ingredientes, glossário técnico, etc) e aplicativos com objetivos promocionais (i.e. Nestlé, Azeite Andorinha, Aveia Quaker, Pão de Açúcar, Tramontina, iG).

A amplitude do resultado obtido indicou a necessidade de refinar a pesquisa criando critérios de exclusão e inclusão como forma de filtro, visto que o artefato de interesse desta pesquisa são aqueles que: focam em culinária/gastronomia e apresentam instruções culinárias (receitas e/ou técnicas).

Com isso, dentre os resultados da busca inicial foram excluídos os aplicativos de jogos temáticos (i.e. Cooking Mama, Cooking Dash, Tiny Chef, Make Pizza, Hot Dog Chef, Culinária da Sara Lite, Cozinha Maluca, Chefe Maluquinho, Pizzalino), Ferramentas e utilitários (i.e. Timer+, FluxTimer, Cozinha Calculadora Inteligente, Culinary Calculator Pro, Be The Chef, Kitchen Aid Kit, Smart Chef Suite) e Revistas (i.e. Cooking Light, Fine Cooking, Healthy Recipes, Everyday food, Food & Wine, Martha Stewart Recipes, Cozinha faça-fácil, Menu, Mais, Prazeres da Mesa, Guia da Cozinha, Casa e Comida). Apesar dos aplicativos de revistas incluírem receitas e instruções, elas foram excluídas por equivalerem às versões impressas.

Em seguida, objetivando refinar ainda mais a amostra, foram excluídos os aplicativos que focavam apenas em uma técnica culinária específica (i.e. Culinary Fundamentals, Kitchen Knife Skills), bem como aqueles que não são responsáveis pelo design e apresentação das receitas, ou seja, que servem como mecanismo de busca e plataforma para armazenamento e visualização de receitas disponíveis em sites/blogs na web (i.e. Epicurious, BigOven, Paprika Recipe Manager). Após a triagem descrita, os artefatos restantes dividiam objetivo instrutivo similar apresentando preparações de receitas e demonstrações de técnicas culinárias. Porém, dentre este conjunto de softwares foi possível observar que muitos apresentavam instruções a

partir de texto escrito e uma imagem estática, sendo composto em geral da seguinte forma: um parágrafo introdutório, lista de ingredientes e modo de preparo acompanhado de uma foto do prato finalizado. Considerando que dentre os objetivos desta pesquisa existe um interesse em compreender o efeito do uso de diferentes mídias e/ou com layout diferenciado, estes aplicativos não seriam de interesse visto que a forma ou estratégia de apresentação das instruções é bastante similar às encontradas em mídias impressas.

Com isso, os aplicativos que foram considerados como potenciais artefatos para a análise deste estudo foram: How to Cook Everything; Culinary Fundamentals; Jamie Oliver Recipes; The Video Cookbook; Culinapp; The Photo Cookbook; Chef Online; Tudo Gostoso Receitas; iG Receitas. Estes softwares além de focados na apresentação de instruções – ao invés de funcionalidades mais práticas - também apresentavam algum diferencial, seja no layout, no uso ou mescla de mídias, funcionalidades, controles de interação ou tática de instrução, didática e técnicas utilizadas.

Os aplicativos citados foram acessados e analisados individualmente, e durante este exame houve três que se destacaram entre os outros por oferecer opções e soluções originais para os usuários durante a apresentação e interação com as instruções. Muito além de serem compostos a partir da integração de diferentes mídias, foi aferida neles uma preocupação mais elevada em apresentar as receitas de maneira didática, com atenção a cada etapa envolvida. A seguir cada um dos aplicativos escolhidos serão apresentados a partir de uma breve descrição acompanhada por imagens ilustrativas.