• Nenhum resultado encontrado

Exercício – Química – Marie Curie e a Radioatividade – 3º bimestre – Valor: 1,5 1 – O que você destacaria como tema central do livro?

2 – Qual era a situação da Polônia na época em que viveu Marie Curie?

3 – Marie Curie foi por duas vezes laureada com o prêmio Nobel. Por quais trabalhos e em que ano ela recebeu esses prêmios?

4 – Após a proposta de Rutherford quanto ao modelo atômico, passou-se a compreender melhor a radioatividade. Observe o desenho na página 21 e faça uma crítica ao modelo atômico de Rutherford ali representado.

5 – Inicialmente, a radioatividade era entendida como uma emanação vinda naturalmente de alguns materiais, apesar de não se saber, ao certo, qual era sua natureza. Uma das contribuições para o entendimento da radioatividade veio dos trabalhos de Rutherford, que culminaram na proposição de um novo modelo para o átomo. Utilizando as idéias de Rutherford acerca da estrutura atômica, explique o que é radioatividade.

6 – Após a descoberta da radioatividade e suas aplicações, algumas coisas no mundo mudariam para sempre. Se você concorda com esta afirmação, exemplifique uma das mudanças ocorridas. Se você não concorda, exponha seus motivos em um parágrafo.

7 - “Se as conquistas úteis à humanidade vos comovem; se ficais pasmados diante da

telegrafia elétrica, da fotografia, da anestesia, e de tantas outras descobertas; se estais orgulhosos e conscientes da parte que cabe ao vosso país na conquista dessas maravilhas, tomai interesse, eu vos conjuro, por esses recintos sagrados que chamamos de laboratórios. Façais o possível para que eles se multipliquem. Eles representam os templos do futuro, da riqueza e do bem-estar social. É por intermédio deles que a humanidade melhora e cresce. É neles que o homem aprende a ler os segredos da natureza e da harmonia universal, enquanto as obras do homem são quase sempre obras de barbárie, de fanatismo e de destruição...”

(Madame Curie em seu discurso quando da inauguração do Instituto de Radium, em Paris, em julho de 1914, início da 1ª Guerra Mundial).

Com base no que conheceu sobre a vida de Marie Curie através da leitura do livro e das discussões em sala, escreva um parágrafo expondo qual(is) fator(es) da vida dela possam ter contribuído para que desenvolvesse um interesse, um respeito e uma admiração tão grande pela ciência.

8 – Esta questão é livre para que você exponha em que sentido a leitura do livro, o contato com o vídeo O Clã Cure e a preparação dos seminários contribuíram para a sua compreensão dos conceitos de radioatividade. (OBS.: fique livre para escrever o que realmente pensa. A única resposta errada seria não responder nada, OK?)

Avaliação sobre leis do decaimento e meia-vida

Exercício – Química – Radioatividade – 3º bimestre – Valor: 1,5

No dia 09 de agosto de 2007, o programa Linha Direta, da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre o acidente radioativo ocorrido em Goiânia, há 20 anos. Na mesma semana, o programa SBT Repórter mostrou como o lançamento de duas bombas atômicas sobre cidades japonesas afetou aquele país e o mundo. Ainda na mesma semana, o programa Globo Ecologia, da Rede Globo, mostrou como a radioatividade pode ser importante para a produção de energia. Assim, vemos que o tema Radioatividade tem estado cada vez mais presente na mídia, uma vez que se mostra como uma alternativa à produção de energia em tempos de aquecimento global. Contudo, os riscos de acidentes, como os ocorridos em Chernobyl e em Goiânia, devem sempre ser considerados e, principalmente, evitados.

1 – Em Goiânia, dois rapazes retiraram uma parte de uma bomba de Césio–137 utilizada em radioterapia de um terreno abandonado, violaram a peça expondo o material radioativo e a venderam para um ferro velho. A bomba continha Cloreto de Césio–137. Fascinadas pelo brilho azulado do material, as pessoas foram espalhando o Césio entre parentes e vizinhos. O saldo foram 4 vítimas fatais nos primeiros dias, 57 vítimas fatais posteriores, mais de 600 pessoas contaminadas, além de mais de 13 toneladas de lixo contaminado com radiação. Agora, responda:

a) Sendo o Cs–137 beta emissor, qual será o número atômico e o número de massa do novo elemento formado no decaimento?

b) Os sintomas mais freqüentemente relatados pelas vítimas do Césio eram enjôos, dores abdominais e dores de cabeça, além de queimações e secura na boca. Qual das emissões radioativas é a mais perigosa no que se refere à exposição à radiação e por quê?

c) Os soldados que foram destinados a fazer o isolamento da área contaminada em Goiânia não usaram nenhum tipo de proteção contra a radiação, pois foram informados de que se tratava de um vazamento de gás, tornando-se, também, vítimas da radiação. Que tipo de proteção esses soltados deveriam utilizar?

d) Hoje, o Cs–137 utilizado no Brasil no combate ao câncer se encontra sob a forma de substâncias não solúveis em água para dificultar possíveis contaminações conforme ocorrido com o cloreto de césio em Goiânia. Explique por que motivo a solubilidade em água é um fator importante quando se avalia o risco de contaminação.

e) Sendo a meia-vida do Césio-137 de 30 anos, durante quanto tempo o material radioativo recolhido das casas das vítimas terá que permanecer enterrado para que os níveis de radiação se tornem inferiores a 5% do detectado na época do acidente?

2) O Césio–137 também é o principal contaminante dos alimentos distribuídos pela comunidade européia após o acidente nuclear em Chernobyl. O leite em pó importado da

Irlanda apresentava 280 bequerels (desintegrações por segundo) por quilograma de pó. Após 90 anos, quantos bequerels este leite irá apresentar?

3) Outro material radioativo importante é o Urânio. Na região de Poços de Caldas, MG, há jazidas naturais de minérios contendo Urânio-238. Este radionuclídeo, após sucessivas emissões radioativas, dá origem ao chumbo (Pb) estável.

92U238 várias emissões 82Pb206