• Nenhum resultado encontrado

Orientações para elaboração dos seminários

PROJETO: A RADIOATIVIDADE EM UM CONTEXTO CULTURAL ALVO: 2 os anos (turmas 201 a 207) – matutino

3) Orientações sobre os seminários:

- Os alunos serão divididos em grupos de cerca de seis alunos e trabalharão na produção e apresentação de seminários com os seguintes temas a serem sorteados entre os grupos:

1 - a influência do contexto histórico, filosófico e social na produção dos conhecimentos acerca da radioatividade

Falar sobre os principais filósofos da ciência destacando suas principais idéias. Abordar o contexto histórico e cultural da época das principais descobertas e mostrar como isso influenciou nos trabalhos científicos produzidos.

Sugestão de fonte de pesquisa:

 Marcos da história da radioatividade e tendências atuais, Allan Moreira Xavier et al.; revista Química Nova, v. 30, n. 1, São Paulo, jan/fev. 2007 (disponível em www.quimicanova.sbq.org.br)

 www.comciencia.br/reportagens/nuclear

 Fundamentos da filosofia, História e grandes temas, Gilberto Cotrin, Editora Saraiva;  Pensar a Ciência, Eloi Correa dos Santos, disponível em www.formacaosolidaria.

org.br/livros/filosofia_livro_didatico_publico/filosofia_da_ciencia/pensar_a_ciencia.p df

2 - a mulher na comunidade científica (o exemplo Marie Curie)

Como a mulher era vista na sociedade européia? Qual era o seu papel na sociedade? Como Marie Curie influenciou a questão de gênero em sua época? Que outras mulheres, a exemplo de Marie Curie, tiveram papel de destaque no empenho pela igualdade entre gêneros? Qual é a relação atual entre pesquisadores homens e mulheres no campo científico e tecnológico? Sugestão de fonte de pesquisa:

 As mulheres e o prêmio Nobel de Química, Robson Fernandes de Farias, revista Química Nova na Escola, número 14, nov.2001 (disponível em CD-ROM e no site www.sbq.org.br/portal2/qnec.htm)

3 - aplicações da radioatividade na medicina e na produção de energia (história e perspectivas)

Uso da radioatividade na medicina em tratamento e diagnóstico (panorama sócio, cultural e tecnológico). A produção de energia elétrica (funcionamento de uma usina nuclear e o problema do lixo nuclear. Novas perspectivas da utilização da radioatividade nestas áreas. Sugestão de fonte de pesquisa:

 Marcos da história da radioatividade e tendências atuais, revista, Allan Moreira Xavier et al., revista Química Nova, v. 30, n. 1, São Paulo, jan/fev. 2007 (disponível em www.quimicanova.sbq.org.br)

 www.comciencia.br/reportagens/nuclear

4 - aplicações da radioatividade nos processos de datação, irradiação de alimentos e indústria (história e perspectivas)

Falar sobre cada um dos processos explicando em que se baseiam, como surgiram e como tendem a evoluir. Abordar a questão histórica e social. Qual o impacto dessas técnicas nas questões históricas e sociais?

 Marcos da história da radioatividade e tendências atuais, revista, Allan Moreira Xavier et al., revista Química Nova, v. 30, n. 1, São Paulo, jan/fev. 2007 (pode ser acessada em www.quimicanova.sbq.org.br)

 A química do tempo: Carbono-14, Robson Fernandes de Farias, revista Química Nova na escola, n. 16, nov. de 2002 (disponível em www.sbq.org.br/portal2/qnec.htm)  www.comciencia.br/reportagens/nuclear

5 - acidentes radioativos (causas e conseqüências)

Abordar os principais acidentes radioativos ocorridos no mundo (podem ser incluídas as bombas sobre o Japão). Apresentar as conseqüências (sociais, políticas, psicológicas, ambientais, etc) dos acidentes abordados.

Sugestão de fonte de pesquisa:

 Marcos da história da radioatividade e tendências atuais, revista, Allan Moreira Xavier et al., revista Química Nova, v. 30, n. 1, São Paulo, jan/fev. 2007 (pode ser acessada em www.quimicanova.sbq.org.br)

 www.comciencia.br/reportagens/nuclear

 Autos de Goiânia, suplemento da revista Ciência Hoje, n. 40, mar. 1988

6 - a radioatividade e o mercado de trabalho (histórico e tendências)

Abordar os cursos técnicos em diferentes níveis ligados de forma direta ou indireta ao uso da radioatividade em diferentes áreas.

Sugestão de fonte de pesquisa:

 CETRE do Brasil, empresa que atua na área de treinamento e assessoria técnica na área de radioproteção (www.cetre.com.br)

 Curso superior em radiologia da Famesp, informações disponíveis em: www.famesp. com.br/curso_radiologia.aspx?gclid=CNrA7-m00pcCFQUWGgod0G4PDA

OBS.: o vídeo O Clã Curie e o paradidático Marie Curie e a Radioatividade também são referências para a produção dos seminários, assim como o site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) - www.cnen.gov.br.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

Fará parte da elaboração do seminário a elaboração de um pequeno texto, em que as principais idéias de cada tema devem estar presentes e sua distribuição para a turma. Poderá fazer parte da apresentação do seminário a produção de vídeos, maquetes, painéis, dramatizações e entrevistas.

Cada grupo disporá de 20 minutos para apresentação dos seminários, que serão apresentados nas próprias salas de aula. Deverá ser preparado um painel (2,00 x 1,50 m aproximadamente) a ser utilizado na apresentação do seminário e, posteriormente, afixado na escola em local definido pelo grupo de alunos e pela direção. O painel deverá conter o título do seminário e a identificação dos alunos e da turma.

Os quatro professores participantes deverão assistir às apresentações e, para tanto, deverão deixar atividades nas turmas de origem, caso seja necessário, de acordo com o seguinte cronograma:

Segunda (03/09) Terça (04/09) Quarta (05/09) Quinta (06/09) 201 (grupos 1 e 2)

Filosofia – sala 26 207 (grupos 3 e 4) Filosofia – sala 26 ---- --- 207 (grupos 1 e 2)

História – sala 19) 205 (grupos 1 e 2) Filosofia – sala 26 201 (grupos 5 e 6) Filosofia – sala 26 202 (grupos 5 e 6) Filosofia – sala 26 202 (grupos 1 e 2 )

Filosofia – sala 26 204 (grupos 1 e 2) Química – sala 08 206 (grupos 5 e 6) Filosofia – sala 26 204 (grupos 3 e 4) Química – sala 08 203 (grupos 1 e 2)

Química – sala 08 207 (grup0s 5 e 6) Sociologia – sala 02 203 (grupos 5 e 6) História – sala 19 204 (grupos 5 e 6) História – sala 19 206 (grupos 1 e 2)

Química – sala 8 203 (grupos 3 e 4) Filosofia – sala 26 202 (grupos 3 e 4) Sociologia – sala 21 --- 206 (grupos 3 e 4)

História – sala 19 201 (grupos 3 e 4) Química – sala 08 205 (grupos 3 e 4) Química – sala 08 205 (grupos 5 e 6) Filosofia – sala 26 4) Avaliação:

Os professores participantes do projeto definirão com cada turma o valor do trabalho. Química: __________

História: __________ Sociologia: ________ Filosofia: _________

Critérios para avaliação dos seminários:

1. Organização, entrosamento do grupo, pontualidade. Procure começar e terminar sua apresentação no período marcado. Procure saber sobre todo o conteúdo a ser apresentado e não apenas sobre uma pequena parte (a sua parte), pois imprevistos acontecem e o grupo precisa estar preparado.

2. Criatividade. Use de estratégias inovadoras sempre que for possível.

3. Domínio do tema. É importante ter domínio do assunto de uma forma abrangente para que se possa fazer uma abordagem contextualizada do tema. Lembre-se de que se trata de um projeto interdisciplinar e procure expor seu tema sempre inserido em um contexto maior. Evite a leitura de textos. Utilize uma ficha com os principais tópicos sobre o que vai falar e organize esses tópicos na mesma seqüência em que eles serão apresentados durante o seminário. Isso o ajudará caso se esqueça de alguma coisa e evitará leituras extensas. Evite utilizar fontes de consulta que não sejam confiáveis, evitando, por exemplo, buscar informações em certos sites da Internet, pois muitas vezes não é possível garantir a veracidade das informações.

4. Painel (conteúdo, criatividade e estética). Procure fazer margem no painel, bem como utilizar letras de tamanho compatível, principalmente em títulos e subtítulos. Utilize cores que contrastem, facilitando a visualização. Procure colocar no painel as idéias principais acerca do seu trabalho.

5. Adequação da linguagem. Ao apresentar seu seminário, evite a utilização de gírias. Evite repetir muitas vezes a mesma palavra.

6. Material (resumo do tema) escrito para o professor e a turma. Evite criar uma “colcha de retalhos”, interligando textos copiados de diferentes fontes e também evite copiar todo o texto de uma única fonte. Procure redigir seu próprio texto com coerência, concordância e clareza. Se for necessário citar um parágrafo ou uma frase, coloque-as entre aspas e cite a referência. Todas as referências utilizadas para consulta devem constar no material.

OBS.: Ao receber o seu tema para pesquisa, procure os professores envolvidos para orientação. Os professores indicarão ou disponibilizarão outros materiais para consulta.