• Nenhum resultado encontrado

Biologia e Sociologia do Casamento (1886) (Pelo Dr Gama Rosa)

Da garimpagem à edição crítica

4. Biologia e Sociologia do Casamento (1886) (Pelo Dr Gama Rosa)

Entre as obras180 de Herbert Spencer e as produções do ilustre Sr. Dr. Gama Rosa ,181 encontramos o mesmo tom de conjunto, os mesmos traços gerais, os mesmos golpes de observação e de crítica científica, a mesma serenidade idealizadora.

Na verdade, ter calma filosófica num país equatorial, inter-tropical 182 de um sol causticante,183 é uma qualidade verdadeiramente e seriamente admirável, tanto mais se essa calma, se essa tranqüilidade de análise, se esse esforço mental paciente é completado184 por

uma orientação185 e abstração de cérebro notável,186 fazendo lembrar o caráter pacificamente frio e pensador da raça anglo-saxônica.

O Dr. Gama Rosa identificou-se, compenetrou-se profundamente das teorias, dos princípios de doutrina do sábio bretão. Discute e amplia de frente os assuntos. Essa sua nova obra, Biologia e sociologia do casamento exata e certa187 nos processos críticos e filosóficos,188

* No. 82492 - FCRB – M s/ass, s/loc e c/num. – O C p. 760-762.

** Segundo Raimundo Magalhães Júnior, foi publicado em A Regeneração, Desterro, 2jun/1886, mas não o encontrei. Há, portanto, equívocos tanto em Andrade Murici quanto em Raimundo Magalhães Júnior, pois o jornal é Regeneração. (CONFIRMAR)

180 ENTRE AS OBRAS... OC.

181 ... Gama Rosa encontramos... (pont.) OC. 182 ... equatorial e inter-tropical, de... (pont.) OC 183 ... de um sol cáustico [causticante], é...OC

184 ... paciente são completados [é completado] por... OC 185 ... por uma notável orientação... OC.

186 ... de cérebro ( notável), fazendo... OC 187 ... exata (e certa) nos processos... OC 188 ... e filosóficos.... (pont.) OC.

como está, parece-nos uma grande obra extraordinária que há de ficar viva e triunfante para a sociologia brasileira.

A complexidade de espírito, a forte chama imaterial de talento e o elevado poder técnico do filósofo brasileiro, solidificados por um largo critério indestrutível e por um vastíssimo cabedal de conhecimentos teóricos das questões e problemas que esclarece com a sua ininterruptível onda psíquica de saber e de luz, não estão ao nível das capacidades inferiores, nem podem ser medidos pelas conformações débeis, que não pairam como os pensadores, como os filósofos,189 nos altos ares soberanos da crítica científica.

Os documentos, os dados, e todo o material ativo e regularizado da sua obra190, a ferramenta de que ele se seve para poli-la, para dar-lhe convicção, sinceridade e verdade, estabelecem um ponto de partida geral, utilitário, dominante e prático191. Daí partem ,

então,192 as poderosas razões caras, iluminadas e puras193 deduzidas das

189 ... os filósofos nos altos... (pont.). Mantém-se como em OC. 190 ... da sua obra, a ferramenta... (pont.). Mantém-se como em OC. 191 ... geral dominante, utilitário e prático. OC.

192 Daí partem então as... M. Mantém –se transc. De OC.

diferentes fórmulas de casamento, como a monogamia, a poligamia, etc., em uso nas diversas tribos de raças indo-européias.

O casamento civil com divórcio, biologicamente194 sociologicamente demonstrado na

obra de que tratamos,195 é uma necessidade coletiva da família brasileira. No estado de evolução e ampliação de raciocinamentos práticos e positivos, lógicos e humanos a que as gerações chegaram, retardar ou embaraçar o desenvolvimento completo da família é atrasar196 é puxar para trás a humanidade.

A família deve ser, não uma parte dependente dos fatores sociais, mas sim um corpo unitário, complexo como um organismo, entrando, como agente principal,197 em toda a orientação da vida moderna. Da família sairão, pela sangüinidade, pelos meios, pelos temperamentos, pelas influências e relações sexuais, pelo cruzamento de elementos de raças melhores, as bases de198 uma sociedade nova que há de garantir e aperfeiçoar a atividade material e intelectual futuras, definindo e acentuando a estética do tipo.

194 ... com divórcio (está) biologicamente,... OC. Acrescentou-se uma vírgula entre: .. biologicamente,

sociologicamente...

195 ... que tratamos, que é... OC. Acrescentou-se uma vírgula entre depois de “demonstrado”. 196 ... da família é atrasar é ... (pont.) M. Mantém-se como em OC.

197 ... agente principal em toda... (pont.) OC. 198 ... as bases e [de] uma... OC.

E, para chegarmos a esse complemento radical, integral199 dos direitos da felicidade humana, é o casamento civil, com divórcio,200 a única força preparadora e naturalmente estabelecida no nosso centro201 mesclado de tipos desencontrados e opostos ao

progredimento deste ramo sul da raça latina.

Entre nós, brasileiros,202 há uma defectiva tendência etnológica, sobre203 todos os outros povos, como um brunet especial, para a exterioridade nas aspirações. Não se vê 204 caráter

nacional de investigação e generalização no desdobrar dos fenômenos que nos próprios fatos biológicos e sociológicos 205 nos apresentam.

O caráter exterior, tão pujantemente explicado e tão sabiamente desenvolvido por Spencer na Educação intelectual moral e física,206 documentado pelo testemunho de Humboldt nos índios orenoques, tem servido até hoje de embaraço às faculdades criadoras de longa reforma social do individualismo da nação.

Por ora, no Brasil, toda a integração de crítica

199 ... integral, dos... (pont.) OC. 200 ... divórcio a única... (pont.) OC.

201 ... estabelecida, no nosso centro, mesclado...

202 É mantida a pontuação de OC, separando o aposto. Entre nós brasileiros... M 203 ... etnológica, comparada com a de [sobre] todos.os outros... OC.

204 ... não se vê (o) caráter... OC.

205 ... que os próprios fatos biológicos (e sociológicos) nos apresentam. OC. 206 ... Educação intelectual e física... (pont.) OC.

toda a aplicação sintética de filosofia é flutuante e vaga como as névoas que nascem dos lagos silenciosos adormecidos na nitidez e na transparente brancura das manhãs.

O Dr. Gama Rosa, portanto, trazendo à luz da ciência as causas que a matrimonialidade católica obrigatória produz207 não concorrendo para a seleção natural, não protegendo nem dignificando os destinos nem os mister208 para que209 a humanidade se propõe – para engrandecer-se – presta um distintíssimo e o mais real e franco serviço à sociologia, honrando-a com a amplidão do seu espírito superiormente alimentado de idéias evolutivas. Para explanamento210 da cor dos princípios da obra Biológica e Sociológica do Casamento,211 basta-nos tirar à página 169 o seguinte: “O progresso que é uma conquista sobre o indeterminado e o incerto, tende justamente, 212 instituir a previsão, a exatidão, eliminando o acaso nas condições da vida; mas presentemente o arbitrário e o fortuito encerram ainda importância

207 É mantida a pontuação de OC. ... obrigatória produz não...M.

208 ...os [ilegível}... OC. Mister corresponde a propósito, meta DA, p.1142. 209 ... aos quais[ para que] a humanidade...OC.

210 Para explanação... OC. Apesar de n/d, mantém-se o original. 211 ... da obra Biologia e Sociologia do Casamento, ... OC. 212 ...justamente instituir a... M. Mantém-se transc OC.

capital.

Ninguém ignora que as mais brilhantes situações sociais são perfeitamente compatíveis com a capacidade213.

As condições dessa seleção artificial encontram-se mais comumente no privilégio por direito de nascimento, na postergação da justiça, no favoritismo, na amplitude214 deixada ao azar no curso da vida humana e leis econômicas do mundo.

Vê-se deste215 corolário de argumentos práticos, que o livro em questão não implica

conseqüências graves para o país, mas sim traz desenvolvimentos mais necessários e mais latos216.

São circunstâncias, ainda mais, são217 leis extremamente variadas, essenciais, incontroversas218 e permanentes, tiradas dos próprios casos biológicos e sociológicos e

inclinadas219 à personalização e assimilação de uma raça.

213 ... compatíveis com a incapacidade [capacidade]... OC. 214 ... na amplitude, deixada... (pont.) OC.

215 Vê-se, por este[deste] último... OC.

216 ... traz desenvolvimentos (mais necessários e) mais latos... OC. 217 ... – ainda mais, - são... OC.

218 ... essenciais, ilegível [incontroversas] e .... OC.