• Nenhum resultado encontrado

3. IMPRENSA PORTUGUESA, NOTÍCIA, IDEOLOGIA E IDENTIDADE

3.1 Os jornais

3.1.1 A Bola

O periódico esportivo A Bola é o mais antigo em terras portuguesas a centrar-se em assuntos relacionados apenas ao esporte. Sua fundação foi em 29 de janeiro de 1945, por Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo. Nesse tempo, custava um escudo, tinha oito páginas e contava com o slogan “Jornal de todos os desportos”.

Em seu primórdio, não era diário, mas publicado duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras; em 10 julho de 1950 passou ser trissemanário; em 1989 edita quatro vezes por semana e somente em 1995 torna-se diário, tendo adotado o formato tabloide (28x40) até os dias de hoje.

Nas cidades, nas regiões ou nos países com poucas minorias, é claro, praticamente todas as crenças sobre os Outros vêm do discurso da mídia, da literatura, dos livros didáticos, dos estudos ou de outras formas de discurso de elite. Em outras palavras, não somente para os cidadãos comuns, mas também para as próprias elites, a mídia é hoje a principal fonte de conhecimento e opinião étnicos na sociedade.

A Bola foi durante cerca de 50 anos líder isolado na imprensa esportiva de Portugal,

razão pela qual foi epitetado de “a bíblia” neste ramo e já teve uma tiragem aproximada de 200 mil exemplares. Na realidade, durante as suas três primeiras décadas no mercado editorial, nunca houve um jornal que lhe fizesse concorrência nem mesmo seu grande rival

Record, fundado quatro anos depois, em 1949. Em 1980, por exemplo, A Bola vendia o triplo

de o Record.

Entretanto, é na década de 80 que sua hegemonia é ameaçada. Para estudiosos da área, como Murta (1997), tal fato se deve ao ingresso no mercado de dois outros jornais (O Jogo e Record), todavia isso não o leva a perder a liderança.

Coelho (2004, p. 17) tem destacado que, desde sua fundação, A Bola tem insistido “na exaltação da representação nacional, considerando outros interesses e dimensões do futebol nacional como menos importantes”. Em sua opinião, a atitude de vestir a camisa da seleção portuguesa faz com que os jornalistas estejam sempre levantando a bandeira nacional. Outro aspecto a considerar é que, segundo Martins (2008), A Bola alcança vários países onde Portugal tem comunidades expressivas, como França, Suécia, Bélgica, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Brasil e outros países.

A Bola somente ingressa na internet com uma edição online em 29 de janeiro de 2000.

A liderança garantida na versão impressa não se mantém na versão digital. Consoante Martins (2008), esse jornal fica na terceira posição em termos de visualização. De modo parecido com outros jornais, A Bola não trazia nada de inovador em sua versão para Internet. O que se percebia, conforme este autor, era uma transcrição dos conteúdos da versão impressa, mesmo o website, apresentando alguns dados estatísticos e atualização de notícias constantes. Tais características enquadraram o jornal no segundo estágio do desenvolvimento

online.

Os ares só viriam a mudar em 2006, quando essa publicação esportiva digital inova, ao disponibilizar na íntegra para seu público-alvo a consulta da edição imprensa em formato digital, em que seus leitores encontram um site de fácil manuseio, completo, e várias funções, entre as quais: (i) possibilidade de acessar até 30 edições anteriores, (ii) opção de acessar o

jornal na íntegra ou o “Suplemento Madeira”45 , (iii) possibilidade de escolher diretamente

determinado assunto presente na edição (capa, clube, modalidade esportiva, etc), (iv) possibilidade de folhear página por página ou ir diretamente para a folha que lhe interessa, e (v) formas diferenciadas de visualização: folha simples ou dupla, ou todas as folhas do jornal.

No entanto, depois de um curto período gratuito de visualização em sua fase experimental, a consulta do A Bola online passa a ser paga e é necessário registro no site, sendo, porém, algumas notícias de acesso gratuito sem necessidade também de cadastro, como as notícias que formam o corpus desta investigação.

Conforme informações coletadas na Marktest46, por meio dos indicadores Netscope47 e Netpanel48, é possível verificar a audiência dos jornais aqui em estudo. Observe-se a Tabela

3.

A Bola Janeiro Fevereiro Março

Visitas49 42. 042 448 35.828.448 33.374.393

Page Views50 351. 548 918 300.819.030 274.502.282

Tabela 3 - Visitas e Page Views de A Bola nos meses de janeiro, fevereiro e março de 201651

45 Seção dedicada aos esportes praticados na Ilha de Madeira.

46 Segundo o website do Marktest, é um grupo constituído por várias empresas especializadas na área de estudos de mercado e processamento de informação, tem vindo a crescer de uma forma contínua e sustentada desde a sua fundação, sendo hoje o Grupo Português com maior projecção nacional e internacional na sua área de actuação. Disponível em:< http://www.marktest.com/wap/a/q/id~c7.aspx > Acesso em 24 de abril de 2016. 47 O Netscope, como estudo site centric, permite conhecer profundamente quantos indivíduos diferentes acederam ao site, a partir de que lugar do mundo, a que horas, a que áreas do site tiveram acesso. A configuração das análises é desenhada segundo os objetivos do cliente, que a elas pode aceder através de uma aplicação

online ou através de relatórios enviados por email, que ele próprio pode configurar.

48 O Netpanel dá o retrato do comportamento dos portugueses quando navegam na Internet a partir de casa. Informações como o número de visitantes únicos a um portal ou site, o seu perfil sócio-demográfico, a duplicação de audiências entre sites, etc.

49 Uma visita representa uma sessão individual iniciada por um visitante em um determinado site e expira em 30 minutos. Se o usuário retornar ao site dentro deste período de tempo, ainda constará nos registros uma única visita. Se o usuário fechar o seu navegador ou ficar inativo no site por mais de 30 minutos estará automaticamente terminando sua visita ou sessão. Após este tempo, é iniciada uma nova visita, Disponível em: < http://www.noix.com.br/marketing-digital-noix/entenda-as-principais-diferencas-entre-alguns-termos-que- se-confundem-em-google-analytics/> Acesso em 24 de abril de 2016.

50 Representa uma página visualizada por um visitante em um site. Sempre que uma página for carregada pelo navegador, será contada uma Pageview. Se um visitante recarregar a página depois de acessá-la pela primeira vez, outra exibição de página será registrada. Se ele retornar à página, após acessar outra página, outra exibição será registrada. Disponível em: < http://www.noix.com.br/marketing-digital-noix/entenda-as-principais- diferencas-entre-alguns-termos-que-se-confundem-em-google-analytics/> Acesso em 24 de abril de 2016.

Para Martins (2008), pode-se destacar como ponto forte de A Bola, em sua versão

online, as notícias na hora, cuja atualização é bastante frequente, e como ponto negativo, o

escasso acesso e visualização gratuita na transposição para a versão digital dos conteúdos informativos existentes na versão física.

Documentos relacionados