• Nenhum resultado encontrado

3. IMPRENSA PORTUGUESA, NOTÍCIA, IDEOLOGIA E IDENTIDADE

3.1 Os jornais

3.1.3 Record

O periódico esportivo Record foi fundado em 26 de novembro de 1949 por Manuel Dias, Monteiro Poças e Fernando Ferreira. Em Seu início teve grandes problemas de se afirmar no mercado esportivo português, “mantendo-se até à década de oitenta na sombra de

A Bola” (MARTINS, 2008, p.40). No entanto, com o passar dos anos, logra êxito ao ser o

principal concorrente de A Bola. passando a publicar no dia em que os concorrentes não publicavam, ou seja, ao sábado. Dessa forma, o jornal Record ocupou lugar deixado pelos adversários, alcançando o público leitor que não dispunha de um conteúdo esportivo disponível naquele dia.

De acordo com Martins (2008), com essa edição publicada aos sábados, o jornal introduziu também uma nova perspectiva de encarar o jornalismo esportivo na imprensa portuguesa: ao passo que outros jornais competitivos editavam de domingo a sexta-feira e a maioria das grandes disputas esportivas eram aos domingos, Record, em uma estratégia jornalística, tratou de antecipar o que iria acontecer aos domingos, pois não fazia sentido tratar de questões esportivas que já tinham sido realizadas durante os dias anteriores. Para estudiosos da área de comunicação, trata-se de nomear tal ação de não-acontecimento53 (SOUSA, 2006).

Gradativamente o jornal Record ganhou projeção junto do público e da imprensa geral, mas, mesmo dobrando as vendas, não alcançou a mesma vendagem do jornal A Bola, que liderava o mercado editorial esportivo português dos anos 80. O Record passou a ter um

52 Disponível em: < http://www.marktest.com/wap/a/n/id~2a6.aspx> Acesso em 24 de abril de 2016

53 Para esclarecimento da expressão, consultar: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-elementos-

proprietário privado e em março de 1995 passa a ser diário quase ao mesmo tempo que o A

Bola.

Segundo Sousa (2006), em 7 de junho de 1981, publicaram-se os primeiros resultados da pesquisa de audiência de o Record, através dos quais se constatou que o jornal atingiu a marca de dois milhões de leitores ao mês, passando a ser o segundo jornal esportivo de Portugal, perdendo apenas para o A Bola, e o sexto em tiragens de toda imprensa lusitana. Pinheiro (2011), também aponta que nos dias em que o jornal era editado, aproximadamente 50 mil pessoas o liam por dia. Com tal êxito, em 1984, o jornal abriu duas sucursais, uma no Porto e outra em Coimbra, e logrou os 70 mil exemplares diários. Durante muitos anos, permaneceu o principal competidor de A Bola, alcançando 140 mil exemplares de tiragens em novembro de 1989, no seu 40º aniversário.

Nos anos 90, o periódico mantém os índices positivos nas vendagens, utilizando a cor na primeira página, e publicou uma edição especial sobre a Copa do Mundo de 1990, na Itália. Em 1992, o jornal mudou o formato para o tamanho (40x28) e as edições de domingo passaram a ter 40 páginas. Em 1 marco de 1995, o Record passa a ser publicado diariamente, chegando a ter uma vendagem de 103. 518 exemplares para cada edição e uma média de 500 mil leitores, segundo Pinheiro (2011).

Segundo Pinheiro (2011), nos dias de hoje, Record continua com uma periodicidade diária sendo o segundo concorrente para A Bola.

Segundo Martins (2008), Record foi o segundo jornal português esportivo a ter sua versão online. Segundo o autor, Record aventurou-se na Internet em 20 de abril de 1999, em que logo no primeiro ano de existência alcançou aproximadamente dois milhões de page

views ao mês.

Ao longo dos anos, seu principal adversário A Bola implementou uma série de modificações em sua plataforma, o que levou Record também a empreender uma reestruturação em seu website no que se refere ao design, “tornando-o mais apelativo para o utilizador. Também a navegação pelos conteúdos informativos foi revista pelo que agora, o acesso à informação está facilitada” (MARTINS, 2008, p. 47).

Os assuntos abordados são basicamente os mesmos da versão impressa, mesmo que alguns artigos, principalmente os referentes ao Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa, Benfica, e Sporting Clube de Portugal, não estejam disponibilizados na íntegra gratuitamente. As notícias são atualizadas constantemente, havendo condição de verificar as edições anteriores. No que diz respeito à funcionalidade do sítio, destaca-se: (i) foto para cada notícia ou artigo, (ii) consulta aos arquivos de capa até quinze edições anteriores, (iii) possibilidade de acompanhar jogos ao vivo, por meio da plataforma, em que se pode ver os principais momentos dos jogos, como os gols, dribles etc, (iv) jogo virtual chamado “Liga Record”

online, o que possibilita aos usuários jogarem entre as edições.

Tal como vem acontecendo com A Bola, seu principal concorrente, Record vem crescendo gradativamente no que diz respeito ao número de páginas visitadas, bem como o número de visualizadores. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016 (cf. Tabela 5), este periódico permaneceu no segundo lugar.

Record Janeiro Fevereiro Março

Visitas 26. 059 610 22.161.577 20.439.495

Page Views 148. 064 669 132.437.272 133.831.170

Tabela 5 - Visitas e Page Views de Record nos meses de janeiro, fevereiro e março de 201654

Como acima referimos, em território português, os diários mais importantes são A

Bola, O Jogo e Record em razão de sua condição elevada de expansão e distribuição junto

ao público leitor consumidor. A Bola, além de ser o jornal mais lido na versão impressa e visualizado na versão online, é o mais difundido no estrangeiro por conta das comunidades estrangeiras no exterior. Como competidores do jornal A Bola, apontam-se o Record, sendo de modo equivalente uma referência no universo esportivo, assim como o diário O Jogo, que é orientado ao público da região norte do país, com destaque para a cidade do Porto, tendo como resultado a menor tiragem dos três jornais. Por forma a melhor comparar os dados obtidos relativamente a cada um dos jornais em questão, ilustramos abaixo (Tabela 6) o respetivo número de visitas e page views.

Jornais A Bola O Jogo Record

Visitas 33.374.393 10.568.538 20.439.495

Page Views 274.502.282 133.831.170 55.443.359

Tabela 6 - Visitas e Page Views de A Bola, O Jogo e Record no mês de março de 201655

Documentos relacionados