• Nenhum resultado encontrado

3. IMPRENSA PORTUGUESA, NOTÍCIA, IDEOLOGIA E IDENTIDADE

3.2 A notícia – um gênero textual jornalístico

3.2.1 Características da notícia online

Nojosa (2007) indica o Universo Online58 como sendo o primeiro jornal online em

tempo real em língua portuguesa, cujas informações eram oriundas de agências de notícias e outras oriundas da própria redação. Desde então, surgiram, nesse cenário, diversos sites especializados em notícias. Para esse autor, o jornal Último Segundo, publicado desde 2000, merece destaque por ter acesso grátis, apresentando inovações como anotícia instantânea. O autor reitera que o jornalismo online destaca-se do jornalismo impresso, por ser mais atraente, usar recursos gráficos, áudios, vídeos e elementos interativos.

Ainda Nojosa (2007) assinala que quando se fala em jornalismo online, pensa-se de imediato em notícias em tempo real que são atualizadas e chegam entre dez e quinze minutos de intervalo. Bianco (2004) acrescenta que o ambiente da internet trouxe consigo a mudança de concepção de noção de liberdade em relação aos textos que se escrevem. Além disso, salienta que quem os utiliza apropria-se desses textos como sendo seus. Segue, assim, os valores culturais da internet: o que está na rede não é de ninguém.

Canavilhas59 (2005, p. 2) ressalta, desse modo, a importância desse meio:

Tendo por base estas considerações iniciais, apresenta-se em seguida, sumariamente, alguns elementos exclusivos do jornalismo online.

58É uma empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de Internet. Em 2014, foi considerado pelo site

Alexa o quinto site mais visitado da Internet no Brasil.

59 Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornal.pdf > Acesso em 12 de novembro

de 2015.

Apesar do inquestionável interesse da difusão destes conteúdos à escala global, é um completo desperdício tentar reduzir o novo meio a um simples canal de distribuição dos conteúdos já existentes. Olhar para o actual jornalismo online é algo semelhante a imaginar a transmissão de um telejornal onde alguém lê simplesmente um jornal frente a uma câmara. (2005, p.2)

a) Interatividade

No webjornalismo, a interatividade encontra em Schultz (2006) o conceito mais adequado. Para o autor, o termo interatividade surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, oriundo do neologismo inglês interactivity, que na época designava, de modo genérico, todos os investigadores da área de informática, é dizer, por assim entender, uma nova qualidade interativa. Com a internet, emerge uma série de possiblidades de interação na área jornalística. A interatividade, dessa forma, é uma variável de resposta nos campos interpessoal e social por se caracterizar em dar respostas e conceder oportunidade aos usuários em dar feedback ao que se lê. Ferrari (2010) também assinala que a interatividade está intimamente ligada às ideias de comunicação de mão dupla60e ao feedback do usuário. Segundo Ferreira Anelo:

Partindo desse ponto de vista, no jornalismo online, os websites reportam diversos assuntos, desde notícias, editoriais, vídeos, classificados, em que o internauta navega e pode interagir de forma instantânea.

Ferrari (2010) classifica os recursos obtidos com essa interatividade em trivial (e.g.

hiperlinks, enquetes, testes, vídeos, galeria de fotos) e em não-trivial (e.g. salas de bate papo,

fóruns, comentários). As ilustrações a seguir (Fig. 10 e Fig.11) mostram algumas dessas características da interatividade.

60 Por comunicação “de mão dupla” entende-se que os sujeitos-leitores não queiram somente absorver as

informações, como também contribuir para a difusão dessa informação.

A interatividade mediada por computador introduziu várias mudanças na comunicação como um todo. Além da linguagem cheia de abreviações e palavras usadas no ambiente virtual, os links e hiperlinks por si causaram modificações ao possibilitar a escrita não linear, assim como o uso de recursos multimídia, tais como: vídeos, áudios, fotos e outros arquivos que puderam ser incorporados ao texto. A narrativa transmídia é outro elemento que também possibilitou ao usuário interagir com a narrativa em diferentes mídias. (2014, p. 11)

Ilustración 2 GALERIA DE FOTOS GALERIA DE VÍDEOS Comentários

Figura 11 - Espaço dedicado à interatividade com o leitor da edição online de A Bola Figura 10 - Galeria de fotos e de vídeos da edição online de A Bola

b) Hipertextualidade

No âmbito do jornalismo online, a hipertextualidade é uma especificidade para alcançar ao público-leitor. Sabe-se que a leitura desse tipo de jornal é realizada de maneira não-linear, em outras palavras, o leitor opta pelo que vai ler; o autor, por sua vez, edita os textos e coloca- os em blocos, possibilitando que o internauta tenha a liberdade para realizar a leitura, fazendo as sequências que achar conveniente no ato da leitura. É justamente aí que reside a função da intertextualidade: segmentar os textos e deixar o sujeito-leitor, por meio das ligações (os links) para as diversas matérias/notícias, conectar-se à sua disposição.

Paganella Pires (2008, p. 1) endossa a questão do hipertexto:

Dessa forma, é preciso que as notícias sejam colocadas de forma não-linear e, sim, em blocos, porque o leitor faz uma varredura, e quando tem interesse na leitura clica no link que lhe dá acesso a leitura detalhada da notícia que escolheu.

Para Canavilhas (2005), não faz sentido no webjornalismo utilizar a técnica da pirâmide invertida, mas, sim, um conjunto de pequenos textos hiperligados entre si, isto é, um texto introduz o principal da notícia e as demais informações, de forma detalhada, estarão disponíveis nas hiperligações, como já se mencionou.

Nielsen (2000) apontam que a maioria das pessoas que navegam na Internet não lê as notícias palavra por palavra, limitando-se a fazer uma leitura por varrimento visual à procura de palavras, expressões ou frases. A seguir, (Fig. 12) ilustra-se vários links na edição online do jornal O Jogo.

A noção de hipertexto está intimamente ligada, pelo menos para a maioria das pessoas, à digitalidade. Ao que tudo indica, para eles, o hipertexto é digital por natureza, sendo impensável fora do fluxo de bits que compõe o ciberespaço. O ciberespaço mesmo talvez possa ser considerado um grande hipertexto, em que cada nó constituinte, cada link.

Figura 12 - Hipertextos do jornal online O Jogo

c) Multimídia

Uma das principais características do webjornalismo é a de ser um recurso da multimídia em que se mesclam textos, sons, imagens, com o intuito de tornar o texto digital mais atrativo.

Possivelmente, é a característica que prende mais a atenção do sujeito-leitor. Evidente que lendo um texto, vendo imagens, ouvindo e vendo vídeos, torna o texto mais atraente. Características que o jornal impresso não tem. Canavilhas (2005) assinala que a cor da palavra, a imagem escolhida traz para a notícia a veracidade e a objetividade, maior do que a simples descrição do acontecimento. Para o autor, uma imagem vale mais do que mil palavras e por esse motivo, por exemplo, um vídeo ou uma foto na introdução de uma notícia enriquecerá o produto final.

Observamos também que as melhores publicações online, na atualidade, ultrapassam o conteúdo editado nas versões físicas, pois, além dos links, exclusivos da internet, os áudios, vídeos, animações e demais elementos multimídios são relevantes para esse tipo de comunicação. Assim, para finalizarmos esta seção, como aponta Vidigal Rocha (2011, pp.6-7):

Documentos relacionados