• Nenhum resultado encontrado

Busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

1.2 METODOLOGIA: A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO

1.2.1 Busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem como objetivo ofertar um catálogo nacional de Teses e Dissertações produzidas pelos programas de Pós-Graduação de diversas áreas, das IES brasileiras, de acordo com o site, a BDTD segue “[...] os preceitos da Iniciativa de Arquivos Abertos (OAI), adotando assim, o modelo baseado em padrões de interoperabilidade.”14

Os documentos completos das pesquisas publicadas não estão disponíveis na BDTD, pois são publicados na íntegra somente pelas bibliotecas físicas e/ou digitais das IES de origem dos autores, as informações retiradas das Teses e Dissertações disponíveis para consulta na BDTD são: título, autor principal, outros autores, grau (referente a Tese ou Dissertação), idioma, publicado em (referente a IES do autor

14 http://bdtd.ibict.br/vufind/Contents/Home?section=how • Práticas Pedagógicas; • Formação de Professores; • Pedagogia.

PALAVRAS-CHAVE

• BDTD • ANPEd • CIDU

SETORES DE PUBLICAÇÃO

• 2010 A 2016

RECORTE TEMPORAL

ORGANIZAÇÃO DO CORPUS

• Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011)

ANÁLISE: REFLEXÃO CRÍTICA

1. Busca; 2. Pré-seleção;

3. Tabelas e quadros de organização;

4. Leitura dos títulos e resumos; 5. Seleção final.

principal), assuntos, link para download completo (que remete ao link da biblioteca digital da IES de origem) e o resumo do trabalho.

Na pré-seleção foram selecionadas pelo catálogo da BTDB quatro (4) dissertações: duas (2) publicadas em 2010, uma (1) publicada em 2013 e uma (1) publicada em 2016. E três (3) teses, todas publicadas em 2013, atendendo o critério de busca explicado anteriormente.

Após a leitura dos resumos de todos os trabalhos, para a seleção do corpus de análise deste Estado de Conhecimento foi selecionada apenas uma (1) dissertação publicada em 2010. Os outros estudos foram desconsiderados da análise, já que não contemplavam questões referentes à Prática Pedagógica em sala de aula na formação de professores, no curso de Pedagogia, também não destacavam nenhum estudo sobre a relação entre teórica e prática em sala de aula. Uma das pesquisas, por exemplo, centrava os estudos no uso das tecnologias em um curso de Pedagogia somente na modalidade de EAD, sem nenhuma relação com cursos presenciais ou semipresenciais. E, outra pesquisa abordava o ensino de Libras na formação inicial de professores.

Das três (3) teses desconsideradas da análise: uma focava o estudo no estágio curricular supervisionado, outra no ensino de Ciências na formação inicial de professores e a última na investigação da trajetória histórica do curso de Pedagogia, sem abordar questões referentes às práticas pedagógicas em sala de aula.

1.2.2 Busca na ANPEd

Posteriormente, foi iniciada uma seleção nos sites das reuniões nacionais da ANPEd. A coleta foi realizada no link de cada evento, entre 2010 e 2016. Essa primeira seleção, teve como objetivo selecionar o corpus a partir da leitura dos títulos dos trabalhos publicados nos GTs: GT04 – Didática e GT08 – Formação de Professores, por entender que estudos relacionados às práticas pedagógicas em cursos de Pedagogia poderiam envolver discussões referentes à essas temáticas desses dois grupos de trabalho, é importante ressaltar que foi levado em consideração na busca as palavras-chave definidas para esse Estado do Conhecimento.

Cabe destacar que as reuniões da ANPEd até 2013 foram realizadas anualmente, a partir dessa data as reuniões começaram a serem realizadas a cada dois anos, o que justifica o fato de não ter nenhum trabalho selecionado nos anos de 2014 e 2016. Segue o quadro de cada reunião selecionada, para a busca de corpus, com os links em que os trabalhos estão disponíveis na internet.

Figura 3 – Sites: Reuniões Nacionais da ANPEd

Fonte: Guidotti (2017).

A pré-seleção foi realizada a partir da leitura dos títulos dos trabalhos, e posteriormente para a seleção final foi realizada a leitura dos resumos – a fim de identificar estudos que tivessem relação com práticas pedagógicas nos cursos de Pedagogia. O próximo quadro detalha o número de trabalhos selecionados nas reuniões – 33ª, 34ª, 35ª, 36ª e 37ª, como também o número de trabalhos selecionados em cada um dos Grupos de Trabalhos (GTs) escolhidos para a coleta de dados.

Tabela 1 – Número de trabalhos selecionados por ano e GT: ANPEd

ANPEd

Nº de Trabalhos Trabalhos selecionados

2010 33ª Reunião GT 04 – Didática 0 1 GT 08 – Formação de Professores 1 2011 34ª Reunião GT 04 – Didática 0 0 GT 08 – Formação de Professores 0

• URL DOS TRABALHOS: <http://37reuniao.anped.org.br/trabalhos/>

37ª Reunião - 2015 http://37reuniao.anped.org.br/

• URL DOS TRABALHOS: <http://36reuniao.anped.org.br/trabalhos>

36ª Reunião - 2013 http://36reuniao.anped.org.br/

• URL DOS TRABALHOS: <http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos>

35ª Reunião - 2012 http://35reuniao.anped.org.br/

• URL DOS TRABALHOS:

<http://34reuniao.anped.org.br/index.php?option=com_content&view=cate gory&id=47&Itemid=59>

34ª Reunião - 2011 http://34reuniao.anped.org.br/

• URL DOS TRABALHOS:

<http://33reuniao.anped.org.br/internas/ver/trabalhos>

33ª Reunião - 2010

http://33reuniao.anped.org.br/internas/ ver/apresentacao

2012 35ª Reunião GT 04 – Didática 1 3 GT 08 – Formação de Professores 2 2013 36ª Reunião GT 04 – Didática 2 2 GT 08 – Formação de Professores 0 2015 37ª Reunião GT 04 – Didática 0 0 GT 08 – Formação de Professores 0 Fonte: Guidotti (2017).

1.2.3 Busca no Congresso Ibero-americano de Docência Universitária

O Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU) acontece periodicamente a cada dois anos, sendo que sua primeira edição foi realizada em 1999, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Os trabalhos selecionados para este estudo foram apresentados em forma de comunicação no evento.

Primeiro houve a necessidade de acessar o site do evento e os materiais para compreender a sistematização do congresso. O primeiro movimento com o objetivo de selecionar os trabalhos foi realizado a partir da definição dos temas de estudo de cada edição do congresso. Cabe destacar que nos anais do VI CIDU de 2010 e do VIII CIDU de 2014, as comunicações não estavam divididas por temas, então, nestes anais foram analisados primeiramente todos os títulos dos trabalhos e, posteriormente, a leitura flutuante dos resumos dos títulos pré-selecionados.

Em 2012 – VII CIDU 2012, o tema selecionado foi o de número 8: Modos de trabalhos pedagógicos no Ensino Superior. E no XI CIDU, de em 2016 – foi escolhido o tema: Renovación Pedagógica en Educación Superior, referente ao volume 1 dos anais deste evento, que teve: 4 volumes de anais publicados. Segue o quadro com os links em que os trabalhos estão disponíveis de cada reunião selecionada para este estudo.

Figura 4 – Sites: CIDU de 2010 a 2016

Fonte: Guidotti (2017).

Desta forma, uma pré-seleção foi realizada a partir da leitura dos títulos, e, posteriormente, a leitura do resumo do trabalho. Para determinar se os trabalhos contemplavam o objetivo deste Estado do Conhecimento, foi realizada a seleção final dos trabalhos. O próximo quadro detalha o número total de trabalhos selecionados, nas quatro edições analisadas do CIDU, sendo que um (1) trabalho de 2012 e um (1) de 2014 foram apresentados por autores de universidades da Argentina.

Tabela 2 – Número de trabalhos selecionados por ano: CIDU

Fonte: Guidotti (2017).