• Nenhum resultado encontrado

7 PERCEPÇÕES DA EPT E A RELAÇÃO COM O CADERNO DE DADOS –

7.4 CADERNO DE DADOS (MEMÓRIA INSTITUCIONAL)

Na quarta seção do questionário foram elaboradas seis perguntas referentes a análise e avaliação do Produto Educacional elaborado.

1ª Pergunta:

A primeira pergunta realizada aos participantes foi se eles tinham acessado o link onde havia sido disponibilizado o produto educacional e se haviam visualizado e lido o Caderno de Dados - Pronatec/Bolsa-Formação (2011-2017). Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir:

Gráfico 20 - Participantes que leram o Caderno de Dados

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

De acordo com os participantes, 89% declararam que Sim, acessaram, visualizaram o link e leram o Caderno de Dados elaborado. Outros 11% declararam Não, não acessaram, não visualizaram link e não leram o Caderno.

89% 11%

Caderno de Dados - Pronatec/Bolsa-Formação (2011-2017

Você visualizou/leu o Caderno de Dados?

Sim Não

2ª Pergunta:

A segunda pergunta questionou os participantes como eles avaliavam a organização do Produto Educacional: Caderno de Dados (Memória Institucional) Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, Iniciativa Bolsa- Formação 2011-2017 quanto à distribuição dos dados por Unidades da Federação, dados em tabelas, organização das seções, cores etc. A pergunta de múltipla escolha apresentava as seguintes opções:

 Ruim;  Médio;  Bom;

 Muito bom; e  Excelente.

Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir: Gráfico 21 - Avaliação quanto a organização do produto educacional

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Para 34% dos participantes, quanto a organização do produto educacional, o Caderno de Dados foi avaliado como excelente. 33% avaliaram como muito bom. E 33% dos participantes avaliaram o produto educacional como bom.

Essa pergunta foi aberta para inserção de comentários, porém, não como campo obrigatório. Foram apresentados os seguintes comentários:

34%

33% 33%

Quanto a organização do Produto Educacional: Caderno de Dados (Memória Institucional) Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, Iniciativa Bolsa-Formação

2011-2017 como você o avalia?

Excelente Muito bom Bom

Quadro 13 - Comentários para a pergunta: Avaliação quanto a organização do produto educacional

P1 “Não li as 300 páginas do caderno.”

P2 “Seria excelente se os dados fossem dispostos por rede ofertante.

Da forma apresentada só conseguimos observar a oferta geral, o que não permite análises comparativas entre as redes ou mesmo o estudo da oferta individualizada.

A ideia do material é excelente, no entanto não consigo visualizar a oferta da rede a qual trabalho.”

P3 “O caderno de dados está bem estruturado tanto na organização e disponibilização dos dados quanto da apresentação.”

P4 “O caderno de dados apresentado traduz em números a história do Programa e sua magnitude. Os autores foram muito felizes nessa produção, o material está muito bom.” P5 “Excelente! O Caderno de dados traz a memória dessa política em detalhes, está

visualmente muito bem organizado. Sem dúvida, tem um grande valor histórico!” P6 “Facilita a identificação de informações específicas da unidade federativa.”

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Os comentários apresentados pelos participantes permitem observar que o produto educacional atende ao objetivo de ser um instrumento de divulgação de dados referente a execução do programa Pronatec/Bolsa-Formação. Destaca-se as seguintes falas:

- “O caderno de dados está bem estruturado tanto na organização e disponibilização

dos dados quanto da apresentação.” (P3)

- “O caderno de dados apresentado traduz em números a história do Programa e sua

magnitude...” (P4)

- “Excelente! O Caderno de dados traz a memória dessa política em detalhes, está

visualmente muito bem organizado…” (P5)

A organização visual do Caderno de Dados foi bem avaliada pelos participantes. Ilustra-se na Figura 15 a frequência das palavras mais utilizadas pelos participantes nos comentários apresentados.

Figura 15 - Nuvem de palavras dos comentários quanto a avaliação da organização do produto educacional

Fonte: Elaborado no site Wordcloud (2019).

3ª Pergunta:

Na terceira pergunta foi questionado os participantes quanto a relevância do Caderno de Dados como material de consulta à formulação de políticas e programas em Educação Profissional e Tecnológica – EPT. A pergunta de múltipla escolha apresentava as seguintes opções:

 Irrelevante;

 Não muito relevante;  Um pouco relevante;  Muito relevante; e

 Extremamente relevante.

Gráfico 22 - Relevância do produto educacional como material de consulta à formulação de políticas ou programas em EPT

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Quanto a relevância do produto educacional como material de consulta para formulação de políticas e programas na EPT, 45% dos participantes declararam ser extremamente relevante. Para 44% o Caderno de Dados é Muito Relevante. Outros 11% declararam ser pouco relevante.

4ª Pergunta:

A quarta pergunta foi referente as principais contribuições que o Caderno de Dados pode oferecer. A pergunta de múltipla escolha com possibilidade de assinalar mais de uma resposta apresentava as seguintes opções:

 Contribuir para análise quanto as questões geográficas para implementar/monitorar/avaliar política pública ou programa;

 Contribuir para análise quanto a absorção da oferta pelas Redes ofertantes da política pública ou programa;

 Contribuir para análise quanto aos tipos de cursos, modalidades de oferta e de ensino dos cursos ofertados da política pública ou programa;  Contribuir para análise quanto ao perfil do público a ser atendido pela

política pública ou programa; e  Não há contribuição.

45% 44%

11%

Qual a relevância desse Caderno de Dados como material de consulta à formulação de políticas e programas em Educação

Profissional e Tecnológica - EPT?

Extremamente relevante Muito relevante Um pouco relevante

A primeira opção referente as contribuições do Caderno de Dados foi se ele contribui para análise quanto as questões geográficas para implementar/monitorar/avaliar a política pública ou programa. Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir:

Gráfico 23 - Contribuição do Caderno de Dados na análise quanto as questões geográficas para implementar/monitorar/avaliar a política pública ou programa

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Conforme apontado pelos participantes, 67% declararam que o Caderno de Dados contribui para análise quanto as questões geográficas para implementar/monitorar/avaliar política pública ou programa da EPT. 33% não assinalaram essa questão como uma contribuição do Caderno de Dados.

A segunda opção referente a contribuição do Caderno de Dados foi se ele contribui para análise quanto a absorção da oferta pelas Redes ofertantes da política pública ou programa. Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir:

67% 33%

Ao analisar o Caderno de Dados qual(is) a(s) principal(is) contribuição(ões) que ele pode oferecer?

[Contribuir para análise quanto as questões geográficas para implementar/monitorar/avaliar a política pública ou programa]

Contribui Não contribui

Gráfico 24 - Contribuição do Caderno de Dados na análise quanto a absorção da oferta pelas Redes ofertantes da política pública ou programa

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Para 67% dos participantes o Caderno de Dados contribui para análise quanto a absorção da oferta pelas Redes ofertantes da política pública ou programa. 33% não assinalaram essa questão como uma contribuição do Caderno de Dados.

A terceira opção referente a contribuição do Caderno de Dados foi se ele contribuir para análise quanto a absorção da oferta pelas Redes ofertantes da política pública ou programa. Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir:

67% 33%

Ao analisar o Caderno de Dados qual(is) a(s) principal(is) contribuição(ões) que ele pode oferecer?

[Contribuir para análise quanto a absorção da oferta pelas Redes ofertantes da política pública ou programa]

Contribui Não Contribui

Gráfico 25 - Contribuição do Caderno de Dados na análise quanto aos tipos de cursos, modalidades de oferta e de ensino dos cursos ofertados da política pública

ou programa

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Quanto a contribuir para análise quanto aos tipos de cursos, modalidades de oferta e de ensino dos cursos ofertados da política pública ou programa, 78% declararam que contribui. 22% não assinalaram essa questão como uma contribuição do Caderno de Dados.

Na quarta opção foi perguntado sobre a contribuição do Caderno de Dados na análise quanto ao perfil do público a ser atendido pela política pública ou programa. Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir:

78% 22%

Ao analisar o Caderno de Dados qual(is) a(s) principal(is) contribuição(ões) que ele pode oferecer?

[Contribuir para análise quanto aos tipos de cursos, modalidades de oferta e de ensino dos cursos ofertados da política pública ou

programa]

Contribui Não contribui

Gráfico 26 - Contribuição do Caderno de Dados na análise ao perfil do público a ser atendido pela política pública ou programa

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Com Relação a contribuição para análise quanto ao perfil do público a ser atendido pela política pública ou programa, 89% declararam que contribui. 11% não assinalaram essa questão como uma contribuição do Caderno de Dados.

Por fim, a quinta opção referente a contribuição do Caderno de Dados foi se não havia contribuição, o qual não houve nenhuma manifestação dos participantes.

5ª Pergunta:

Na quinta pergunta dessa seção sobre o Caderno de Dados, foi listado um conjunto de públicos o qual deveria ser destinado o produto educacional. A pergunta de múltipla escolha com possibilidade de assinalar mais de uma resposta apresentava as seguintes opções:

 Gestores de políticas públicas ou programas de Educação Profissional e Tecnológica – EPT;

 Órgãos que atuam na Educação Profissional e Tecnológica – EPT;  Órgãos avaliadores de políticas públicas (Inep, Ipea, Câmara dos

Deputados, Senado Federal, OCDE etc.);  Ministério da Educação;

 Redes ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica – EPT;  Pesquisadores;

89% 11%

Ao analisar o Caderno de Dados qual(is) a(s) principal(is) contribuição(ões) que ele pode oferecer?

[Contribuir para análise quanto ao perfil do público a ser atendido pela política pública ou programa]

Contribui Não contribui

 Professores; e  Estudantes.

Os participantes apresentaram as seguintes respostas conforme gráfico a seguir: Gráfico 27 - Público a qual se destina o Caderno de Dados

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

Para 100% dos participantes, as Redes ofertantes de EPT é o público a qual se destina o Caderno de Dados. 89% declararam que o público são Gestores de políticas públicas ou programas de EPT. Órgãos que atuam na EPT e o Ministério da Educação seria o público a ser destinado o produto educacional para 78% dos participantes. Enquanto para 67% o público seria Órgãos avaliadores de políticas públicas (Inep, Ipea, Câmara dos Deputados, Senado Federal, OCDE etc.) e Pesquisadores. Outros 44% assinalaram que Professores e Estudantes também são o público a ser destinado a publicação.

6ª Pergunta:

Por fim, a sexta pergunta referente a validação do produto educacional foi de resposta aberta, definida como obrigatória. Foi solicitado aos participantes que indicassem perspectiva futura para a atualização do produto educacional, Caderno de Dados, ou lançamento de outros volumes. Segue as respostas dos participantes:

Quadro 14 - Respostas para a pergunta: Perspectiva para atualização do produto educacional

P1 “Mapeamento das profissões do futuro em razão da mão de obra já capacitada e passível de aprimoramento e/ou prospecção da oferta para esse novo mercado.”

P2 “Não li as 300 páginas do caderno de dados.” P3 “Análise comparativa de dados por território.”

P4 “Atualização anual.

Colocar as informações separadas por rede ofertante. No início da informação referente ao Distrito Federal o texto dispõe a informação que "o DF está na 25ª posição do quantitativo de matrículas realizadas", acho interessante informar que a população do DF também é significativamente menor do que vários Estados. Da forma colocada aparenta que existe um ranqueamento e que o DF está em uma posição muito ruim considerando que a Federação é composta por 27 Estados.”

P5 “O Caderno de Dados pode agregar em novos volumes informações sobre a inserção dos beneficiários do Bolsa-Formação no mercado de trabalho e aderência da oferta à demanda do setor produtivo.”

P6 “Os dados estatísticos, desde que oriundos de fontes fiéis e que tenham recebido tratamento adequado, são essenciais à gestão estratégica em qualquer área. Na educação é fundamental que esses dados sejam explorados com profundidade e a ideia do caderno seja ampliada para outras áreas que não apenas a EPT.”

P7 “O Caderno de dados traz um conteúdo fundamental para avaliação de políticas, definição de novos Programas, além de ser rico para análise de gestores, pesquisadores e estudantes, em especial estudantes de mestrado e doutorado!”

P8 “Manter-se atualizado com a legislação vigente (legal e infralegal) de EPT. Interessante também uma versão digital com diagramação para consulta em smartphones/tablets.” P9 “Precisamos cada vez mais de instrumentos balizadores para a EPT, quanto mais pesquisa

e informações acerca do segmento melhor.”

Fonte: Elaborado pelo autor com base nas respostas do questionário (2019).

As respostas apresentadas pelos participantes permitem extrair possibilidade de nova estrutura e organização dos dados e lançamento de outros volumes tratando sobre egressos e inserção de beneficiários no mercado de trabalho. Além disso, apresentar análises de aderência da oferta à demanda do setor produtivo. Destaca-se as seguintes falas:

- “...Colocar as informações separadas por rede ofertante…” (P4)

- “O Caderno de Dados pode agregar em novos volumes informações sobre a inserção

dos beneficiários do Bolsa-Formação no mercado de trabalho…” (P5)

- “Manter-se atualizado com a legislação vigente (legal e infralegal) de EPT.

Interessante também uma versão digital com diagramação para consulta em smartphones/tablets.” (P8)

A importância de manter dados atualizados sobre a execução do programa é fundamental conforme análise dos participantes. Ilustra-se na Figura 16 a frequência das palavras mais utilizadas pelos participantes nas respostas.

Figura 16 - Nuvem de palavras das respostas sobre perspectivas para atualização do produto educacional

Fonte: Elaborado no site Wordcloud (2019).

Os conhecimentos gerados a partir de análises advindas do Caderno de Dados podem impulsionar discussões sobre a relação educação e trabalho, nos diversos ambientes envolvidos com a EPT, ao jogar luz sobre qual o tipo de educação profissional e tecnológica se deseja realizar no Brasil.