• Nenhum resultado encontrado

Características das filhas de Oiá

No documento TRONO DA FÉ (páginas 44-50)

- Tempo: no aspecto positivo, são simpáticas, discretas, silenciosas, observadoras, amigas e conselheiras, emotivas, mas guardam suas emoções para si em vez de exteriorizá-las, são lutadoras e muito sinceras. Apreciam as coisas religiosas, o estudo, a música suave ou romântica, um pouco de isolamento, conversas construtivas, a companhia de pessoas discretas e de homens maduros, reservados e amorosos. São temporais, persistentes, tenazes e introspectivas. No aspecto negativo, são retraídas, ciumentas, possessivas, evasivas, fugidias, descrentes,

desconfiadas, não perdoam uma ofensa, mesmo que seja inconsciente, são glaciais nos seus envolvimentos emocionais. As filhas de Oiá não apreciam pessoas imaturas, improdutivas, muito falantes e grosseiras, roupas berrantes, discussões inconsequentes, intrigas, lugares muito agitados, muitas companhias e não gastam seu tempo à toa.

no aspecto positivo, são amorosos, alegres, compenetrados, emocionam-se facilmente, compadecem-se com o sofrimento alheio, acreditam em todos e são persistentes. Apreciam festas, reuniões calorosas, passeios, a boa mesa, roupas da moda e a companhia de pessoas alegres e leais, mulheres inteligentes e decididas. São solares e geniosos. No aspecto negativo, são ranzinzas, briguentos, frios, perigosos, agressivos e vaidosos. Os filhos de Oxalá não apreciam pessoas falsas, emotivas, exageradas, roupas conservadoras, conversas chulas, trabalhos pesados, recintos fechados, horários rígidos e comida picante.

Ervas de Oxalá: Boldo, manjerona, sálvia, tapete de Oxalá

Amaci: Água de fonte, rosas brancas e folhas de manjerona maceradas e curtidas por 24 horas Cor: Branco, Dourado

Chakra: Coronário

Oferenda: Velas brancas, frutas, côco verde, mel e flores.

Ponto de força: Os locais para oferendá-lo são aqueles que mais puros se mostram. Pode ser em bosques, campinas, praias limpas, jardins floridos, etc.

Saudação: Êpá Babá! Salve meu Pai Oxalá!

Ervas de Oiá: Eucalipto

Amaci: Água de chuva, folhas de eucalipto e pétalas de rosa amarela maceradas e curtidas por 7 dias Cor: Branco, Azul bem escuro

Chakra: Coronário

Oferenda: 1 vela branca e 1 vela azul bem escuro (quase preto), um côco partido em duas partes com um pouco de água de côco em uma das partes, colocar um pouco de licor de anis na parte do côco utilizada como cuia misturando com a água de côco, um maracujá maduro partido ao meio colocado ao lado do côco, rosas brancas.

Ponto de força: Deve ser oferendada em locais abertos, fora do templo, fora da casa. Ela não aceita ser firmada em locais fechados, apenas em espaços abertos. Em campos, jardins, quintais, etc.

Orientação: À nossa mãe Oiá Tempo, devemos pedir suas bênçãos, seu amparo divino, sua orientação e sua proteção cósmica e poderosíssima, que nos protege dos eguns que vivem soltos no tempo. Devemos estar com o coração puro e a mente voltada à Fé. Não devemos fazer pedidos negativos aos Orixás, cientes de que sofreremos muito mais do que desejamos aos nossos semelhantes. Oiá é implacável em sua atuação sobre os nossos desequilíbrios.

Saudação: Salve Mãe Divina da Fé! Salve Oiá! Salve Senhora do Tempo!

Oxalá e Ibeji

As falanges de Oxalá ocupam o grau mais alto da hierarquia espiritual. São os anjos, os santos, as entidades que trabalharam na Terra como missionários. São os administradores do mundo, os que organizam todas as falanges dos demais Orixás. Distribuidores da paz, da harmonia entre todos os seres, daí os demais lhe renderem respeito e chamá-lo de “pai”.

Seu domínio é tudo, abrangendo todo o céu, que lhe é consagrado.

Ibeji ou, como é conhecido em Umbanda, Cosme e Damião, é entidade que assume a forma infantil nas manifestações, protector das crianças, vibrando nas linhas de Ogum, Xangô e Oxalá, principalmente. Governa os nascimentos, os princípios, na Natureza ou nos fatos da vida. Possui a capacidade de tornar os ambientes alegres e felizes pela sua vibração característica, estimulando as diversões e prazeres com fins de aliviar as tensões surgidas com as atribulações, dono da energia mais sublime, canalizada dos planos mais elevados.

Apesar de faltarem-lhe iniciativa, os filhos de Oxalá são os melhores companheiros. Cuidadosos, responsáveis, calmos, francos.

Sabem dar bons conselhos, daí serem chamados para apresentarem seus pareceres. Não trocam de parceiros, sendo muito estáveis, mesmo que,

alguns, sejam galanteadores e idealistas. Não gostam de discussões, porém apreciam mais as conversas que os livros. Parece que tudo sabem, mesmo não tendo estudado, possuindo grande sensibilidade.

REINO – REGENTE – COR – ELEMENTO MAGÍSTICO

Assim, fica estabelecida a Correlação entre as "Vibrações Ancestrais" e a "Estrada dos Anjos e da Vida", podendo conhecer as Influências Místicas que agem.

Para facilitar o entendimento, um exemplo: Data de nascimento: 30 de novembro de 1980 Hora de nascimento: 10:40

Local de nascimento: Cidade do Rio de Janeiro

Uma pessoa nasceu no dia 30 de novembro, data compreendida entre 24 de novembro e 22 de dezembro, que é relativo ao Signo de Sagitário, que por sua vez, identifica a Vibração Original de XANGÔ.

Outras informações poderiam ser levantadas, tais como: Decanato, Fase da Lua, Estação Climática do Ano, Hora Planetária, etc. mas, aguardemos a oportunidade adequada para realizar a abordagem.

Então, esta pessoa "é" um Xangô.

E quais são as outras Entidades Atuantes? Quais as mais importantes? Para o segundo passo é necessário o "Levantamento do Céu" no exato momento do seu nascimento ou seja, como estavam configurados os "Entrecruzamentos Vibratórios", demonstrados pelas posições dos Astros Celestes em relação aos Signos, que podem ser obtidos através de uma "Carta Natal". Considerando que, a montagem desta carta exige algum conhecimento de Astrologia, recomenda-se obter junto a um Astrólogo ou através de programas específicos para tal fim.

Às 10:40 horas, do dia 30 de novembro, o "Mapa do Céu" visto a partir da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, tinha a seguinte configuração: O Sol está no signo de Sagitário; a Lua está no signo de Virgem; o Planeta Mercúrio está no signo de Escorpião; o Planeta Vênus está no signo de Escorpião; o Planeta Marte está no signo de

Capricórnio; o Planeta Júpiter está no signo de Libra; e, finalmente, o Planeta Saturno está no signo de Libra.

Consideramos ser de suma importância determinar qual o "Jogo" de Relacionamento de Forças e Vibrações que imperavam no momento em que alguém absorve seu primeiro "Hausto de Vida" – nascimento – o qual irá sempre, não determinar, mas sim influenciar aquilo que ele se dispuser a realizar nesta jornada terrestre: o Destino.

No momento do primeiro "Hausto de Vida" deste nosso exemplo, identificam-se como mais influentes as seguintes Correlações Vibracionais:

1. O Sol, em seu Signo Natal de Sagitário, representando a Vibração Original Esotérica de Orixalá potencializando a Vibração Original Esotérica de Xangô, intermediada pelo Caboclo Aymoré;

2. A Lua posicionada no Signo Zodiacal de Virgem, representando a Vibração Original Esotérica de Yemanjá influenciando a Vibração Original Esotérica de Yori, intermediada pela Cabocla Oxum;

3. O Planeta Mercúrio posicionado no Signo de Escorpião, representando a Vibração Original Esotérica de Yori influenciando a Vibração Original Esotérica de Ogum, intermediada pelo Senhor Yari;

4. O Planeta Vênus posicionado no Signo de Escorpião, representando a Vibração Original Esotérica de Oxossi influenciando a Vibração Original de Ogum, intermediada pelo Caboclo Araribóia;

5. O Planeta Marte posicionado no Signo de Capricórnio, representando a Vibração Original Esotérica de Ogum influenciando a Vibração Original Esotérica de Yorimá, inter mediada pelo Ogum de Malê;

6. O Planeta Júpiter posicionado no Signo de Libra, representando a Vibração Original Esotérica de Xa ngô influenciando a Vibração Original Esotérica de Oxossi, intermediada pelo Xangô Agodô;

7. O Planeta Saturno posicionado no Signo Zodiacal de Libra, representando a Vibração Original Esotérica de Yorimá influenciando a Vibração Original Esotérica de Oxossi, intermediada pelo Pai Joaquim.

Um detalhe importante, que não deve ser esquecido: o Signo Ascendente. Enquanto o Signo Solar é aquele pelo qual o Sol estava transitando no período do nascimento (Relativo à Vibração Original), o Asc endente é o signo que estava "subindo" na linha do horizonte neste mesmo instante. Como os Signos estão associados aos Astros

Celestes, aquele que está vinculado ao Signo Ascendente tem a sua importância bem definida. Se na Astrologia o Astro Celeste correspondente ao Signo Ascendente é tido como o "governante" do mapa, no Esoterismo de

Umbanda, podemos traduzi-lo como sendo aquele que representa a "Entidade de Frente". No nosso exemplo, o Signo Ascendente é Aquário, que é vinculado ao Planeta Saturno, logo, identificamos a Vibração de Yorimá. E ntão, no nosso exemplo, a "Entidade de Frente" desta pessoa é da Falange de Pai Joaquim.

E, para aqueles que ainda não souberam quais Falanges originam as Entidades que vibram no dia-a-dia da caridade ao próximo, podem estar certos de que elas são integrantes de quaisquer uma das Falanges que forem identificadas, determinadas pelo "Poder Volitivo das Vibrações Originais", registradas pelos Astros Celestes no momento exato do início da sua jornada.

OXALÁ

É o Orixá supremo, considerado o Pai de todos. Orixá do equilíbrio, da fraternidade, da união, Senhor da pureza. É um Orixá pacificador. A este Orixá pedimos proteção, força, harmonia e paz. Oxalá se apresenta de três formas diferentes segundo o Candomblé: Oxalá Menino: OXAGUIAN - sincretizado por Menino Jesus de Praga. Oxalá Velho: OXALUFAM - sincretizado por Jesus Cristo no Monte das Oliveiras.

No documento TRONO DA FÉ (páginas 44-50)