• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – Metodologia da Investigação

3.1. Caracterização da investigação

Tendo em conta a necessidade crescente de uma melhor formação científica das crianças e jovens numa sociedade cada vez mais marcada pelos progressos da Ciência e da Tecnologia, é desejável que se encontrem metodologias de ensino eficazes no processo de aprendizagem (Conselho Nacional da Educação, 2011). A aprendizagem autêntica, como referido no Capítulo 2, é uma abordagem que parte de situações reais, procurando a resolução de problemas num contexto específico, utilizando diferentes ferramentas, e em que o aluno é o sujeito principal no desenvolver de todo o processo de ensino-aprendizagem. A aquisição de novo conhecimento faz-se por interação com os conhecimentos que o aluno já possui (Lombardi, 2007). Não sendo um conceito novo, é um conceito atual face às necessidades individuais demonstradas pelos diferentes alunos, e face aos desenvolvimentos tecnológicos que permitem abordagens mais reais, diversificadas e amplas dos problemas em estudo (Tomlinson & Allan, 2006).

3.1.1. Objetivos da investigação

Neste trabalho investigativo, sobre atividades escolares autênticas de caracterização de grandezas ambientais, pretende-se:

69 Percecionar a importância da articulação dos sentidos e dos sensores na caracterização de variáveis ambientais;

Desenvolver estratégias que fomentem o interesse pela Ciência por parte dos alunos e que promovam a aprendizagem autêntica no ensino experimental das Ciências da Natureza;

Identificar boas práticas docentes no campo da aprendizagem autêntica;

Reconhecer práticas epistémicas que permitam o desenvolvimento de competências epistémicas nos alunos, a partir da realização de atividades autênticas, isto é, atividades que adaptem a contextos didáticos o trabalho desenvolvido pelos cientistas;

Analisar ambientes de aprendizagem onde se estimule a interação dos alunos com o meio ambiente, de forma a promover a sua caracterização com significação de conceitos abstratos;

Identificar dificuldades e desafios sentidos pelos professores na implementação de tarefas autênticas de Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Neste trabalho pretende-se, assim, desenvolver abordagens para a implementação de aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza, interligando grandezas ambientais e apostando no ensino experimental investigativo e numa lógica de resolução de problemas (ver Figura 6).

70

Figura 6 - Dimensões da aprendizagem autêntica no ensino das Ciências da Natureza

no 2.º CEB

A análise da Figura 6 permite-nos tomar consciência que a abordagem selecionada para a presente investigação tem múltiplas dimensões. Estas, uma vez interligadas, permitirão alcançar o objetivo central de todo o estudo: criar conhecimento que apoie, facilite e promova as aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico, interligando grandezas ambientais no processo de caracterização do meio. O trabalho experimental será a estratégia docente de excelência, utilizada no sentido de promover, com os alunos, atividades autênticas, inovadoras, baseadas na resolução de problemas e utilizadoras da tecnologia. Estas atividades terão em conta a importância da análise e compreensão das componentes ambientais no quotidiano dos alunos. Desta forma, será possível trabalhar conceitos muitas vezes abstratos, promovendo a sua significação e, assim, desenvolvendo o pensamento abstrato dos alunos (Reeves et al., 2002).

TECNOLOGIA A TRABALHO EXPERIMENTAL RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO QUOTIDIANO PENSAMENTO ABSTRATO INOVAÇÃO Aprendizagens autênticas no ensino das Ciências da Natureza AMBIENTE SENTIDOS A AMBIENTE A

71 3.1.2. Problema de investigação

Podemos definir do seguinte modo o problema central deste estudo: Tem sido constatada a necessidade de apoiar o desenvolvimento de atividades e aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no que se refere ao trabalho experimental e à interligação de grandezas ambientais no processo de caracterização do meio.

A partir do problema central enunciado, apresenta-se de seguida um conjunto de questões que se pretende analisar ao longo do trabalho de investigação:

QI1 - Que papéis pode desempenhar a utilização conjunta dos sentidos e dos sensores, nas atividades autênticas de caracterização do meio? QI2 - Que práticas epistémicas são desenvolvidas pelos alunos na realização de atividades autênticas e qual a mediação do professor nesse processo?

QI3 - As atividades autênticas propiciam a significação de conceitos abstratos pelas crianças?

QI4 - Que dificuldades/desafios sentem os professores na implementação de tarefas autênticas?

Importa aqui explicitar a relação entre tarefas e atividades autênticas: a implementação das tarefas autênticas, desenhadas pela investigadora e professoras participantes deste estudo pode dar origem a atividades autênticas, tendo em conta o trabalho realizado pelos alunos

3.1.3. Tipo de investigação

Na escolha do método de uma investigação deve ter-se em conta a natureza do estudo que se vai desenvolver, uma vez que a investigação tem como objetivo compreender os fenómenos do mundo, o que é influenciado pelo modo como o vemos (Jorge, 2005). Este trabalho de investigação, tendo como ponto de partida o problema de investigação e as questões de investigação já

72 mencionadas, é de natureza qualitativa, já que predomina um interesse mais centrado nos processos do que nos resultados e que os dados são de natureza descritiva (Bodgan & Biklen, 2013). O método qualitativo permite estudar a realidade sem a fragmentar e sem a descontextualizar e permite situar o objeto de estudo nas suas particularidades e não na obtenção de leis gerais (Almeida & Freire, 2000). A investigação qualitativa centra-se “naquilo que as coisas significam, ou seja no porquê dos acontecimentos e no que aconteceu” (Tuckman, 2001, p. 676), analisando os dados indutivamente, extraindo significados a partir dos dados recolhidos, sem procurar informação para testar hipóteses (Bodgan & Biklen, 2013), o que se verifica neste estudo.

A presente investigação consiste num estudo multi-casos (Cohen, Manion & Morrison, 2007), que reúne quatro estudos de caso. Um estudo de caso, segundo Ponte (2006), tem um carácter particular já que analisa uma situação específica que poderá ser única em vários aspetos. De acordo com este autor, ao analisar-se o que há de mais característico na situação em estudo, contribui-se para a compreensão global do fenómeno de interesse. Para Bogdan e Biklen (2013, p. 91) “o estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto, ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento específico”.

De referir ainda que, neste estudo, os quatro estudos de caso têm características de investigação-ação. As pesquisas deste tipo têm como principal objetivo melhorar as práticas dos participantes, o seu entendimento das mesmas e as situações dentro das quais se inserem (Tuckman, 2001), pretendendo-se “resolver problemas de carácter prático (…) a partir da consideração da situação real” (Carmo & Ferreira, 2008, p. 228). Na investigação-ação utilizam-se procedimentos sistemáticos, implementados por professores (ou outros profissionais), para obter informação e melhorar, quer a forma como um contexto funciona, quer o ensino e a aprendizagem (Creswell, 2008). Na investigação-ação é utilizado um processo cíclico ou em espiral, que alterna entre a ação e a reflexão crítica, e em que nos ciclos que se seguem, “são aperfeiçoados, de modo contínuo, os métodos, os dados e a interpretação feita à luz da experiência (conhecimento) obtida no ciclo anterior” (Coutinho et al., 2009, p. 360).Tendo isto em consideração, embora este estudo não cumpra

73 todo o ciclo da metodologia de investigação-ação, não podendo ser considerado, em toda a sua essência, um estudo de investigação-ação (por exemplo, as atividades conceptualizadas, implementadas, e avaliadas não foram introduzidas num novo ciclo de estudo, não se completando a espiral de ciclos, entre a teoria e a prática), apresenta várias das suas características principais, já que, nesta investigação é objetivo melhorar a prática educativa, através da análise do desempenho dos alunos nas atividades de caráter prático propostas, e da reflexão sobre as ações do professor no processo de ensino- aprendizagem.